FANDOM


X MEN

X-Men são personagens da Marvel Comics, não fazendo parte do Universo DC.

X-Men é uma equipe de super-heróis de histórias em quadrinhos publicada nos Estados Unidos pela Marvel Comics. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, estrearam em The X-Men #1, publicada em setembro de 1963, e era formado inicialmente pelo Professor X, fundador da equipe, Ciclope, Fera, Homem de Gelo, Anjo e Garota Marvel (Jean Grey).

Os X-Men são mutantes: humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade. Consequentemente, em suas histórias, vários homens comuns têm um intenso medo e/ou desconfiança dos mutantes (cientificamente chamados de Homo superior), que são vistos pelos cientistas em geral como o novo degrau da evolução humana. Logo, muitos os consideram uma ameaça à própria sociedade humana, fato intensificado por mutantes que usam seus poderes para fins criminosos.

Para combater estes "mutantes malignos" (tais como Magneto e sua Irmandade de Mutantes) e promover a coexistência pacífica entre as duas raças, o benevolente Professor Charles Xavier, (ou Professor X, o milionário que é, secretamente, um dos maiores telepatas da Terra), fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de "harmonia inter-racial". Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados, Charles deu, assim, início ao seu sonho.

As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias sendo, talvez, a revista em quadrinhos mais multicultural já publicada pela Marvel. Este aspecto foi introduzido quando o título, que havia sido cancelado, foi retomado nos anos 1970. Nesta década, o elenco (que contava apenas com mutantes americanos) foi diversificado, adicionando-se personagens da Alemanha (Noturno), Irlanda (Banshee), Canadá (Wolverine), União Soviética (Colossus), Quênia (Tempestade) e Japão (Solaris). Personagens representando várias outras etnias e cenários culturais foram subsequentemente adicionados. As histórias também retratavam temas relacionados ao status das minorias, incluindo assimilação, tolerância e crenças na existência de uma "raça superior".

Os X-Men se expandiram para o cinema e televisão, incluindo alguns dos mais bem-sucedidos desenhos animados exibidos no Brasil nas manhãs de sábado: X-Men: Animated Series, X-Men Evolution e Wolverine e os X-Men. O ano 2000 viu a estréia bem-sucedida de X-Men filme dirigido por Bryan Singer. Sua sequência X2: X-Men United foi lançada em 2003, novamente sob direção de Singer, e um terceiro filme, X-Men: The Last Stand, desta vez dirigido por Brett Ratner, foi lançado em 26 de maio de 2006. E finalmente, em 3 de Junho de 2011, a 20th Century Fox lançou X-Men: First Class (X-Men: Primeira Classe) onde conta como Charles Xavier (Professor X) e Erik Lehnsherr (Magneto) se conheceram e como se tornaram inimigos.

Em Outubro de 2011, a série se finalizou na edição #544 e em Novembro é relançada a partir de Uncanny X-Men #1.

Equipe original (1963)Edit

Personagem

(Codinome Original)

Nome real Integrante desde Notas
Professor X

(Professor X)

Professor Charles Francis Xavier X-Men vol. 1 #42 (1968),em flashback
  • Xavier fundou os X-Men, criou e foi diretor do Instituto Xavier para Estudos Avançados
  • Status atual: Na ativa em estórias de Uncanny X-Men.
  • Poderes: Além de ser o telepata mais poderoso do mundo, é capaz de realizar projeção astral, controle mental, criação de ilusões, manipulação de memória, rajadas psíquicas e de sentir a presença de outros mutantes.
Ciclope

(Cyclops)

Scott Summers
  • Summers foi o primeiro a ser recrutado pelo Professor Xavier, atuando desde então como líder de campo do grupo. Ele já foi o diretor do Instituto Xavier, membro fundador e líder do X-Factor original. Hoje lidera os X-Men e foi responsável pela última formação da equipe X-Force . É ex-marido de Madelyne Pryor, viúvo de Jean Grey e está num relacionamento com Emma Frost.
  • Status atual: Na ativa em estórias de Astonishing X-Men eUncanny X-Men.
  • Poderes: Projeta uma rajada de concussão através dos olhos, que na verdade são aberturas interdimensinais ligando nosso universo a outro.
Homem de Gelo

(Iceman)

Robert Louis "Bobby" Drake X-Men vol. 1 #46 (1968),em flashback
  • Drake foi o segundo recrutado e o membro mais jovem da equipe original. Foi também integrante dos Campeões , dos Defensores e do X-Factor .
  • Status atual: Na ativa em estórias de Wolverine and the X-Men, X-Men Legacy e Astonishing X-Men.
  • Poderes: Pode provocar temperaturas congelantes e manipular gelo, além de transformar seu corpo em gelo, o tornando quase indestrutível.
Anjo/Arcanjo

(Angel / Archangel)

Warren Kenneth Worthington III X-Men vol. 1 #56 (1969),em flashback
  • Warren foi o terceiro integrante recrutado e o único que já agia como super-herói antes de se juntar aos X-Men. Foi membro fundador dos Campeões, membro dos Defensores, do X-Factor e da X-Force. Foi morto por Psylocke, mas seu corpo foi reanimado com outra identidade. É estudante daJean Grey School for Higher Learning.
  • Status atual: Na ativa em estórias de Wolverine and the X-Men.
  • Poderes: Possui asas que o permitem voar; sentidos aguçados, como os de uma águia; seu sangue tem propriedades regenerativas; pode transformar sua pele em azul e suas asas em lâminas de aço tecnorgânico, além de garras metálicas; força e agilidade sobre-humanas.
Fera

(Beast)

Dr. Henry Philip "Hank" McCoy X-Men vol. 1 #53 (1969),em flashback
  • Hank é o cientista do grupo. Já foi membro dos Vingadores, dos Defensores e do X-Factor. Atualmente é membro dos Vingadores Secretos e agente da E.S.P.A.D.A. McCoy deixou os X-Men após a mudança para Utopia e ser torturado pelo Fera Negro. É vice-diretor da Jean Grey School for Higher Learning.
  • Status atual: Na ativa em estórias de Wolverine and the X-Men e Secret Avengers.
  • Poderes: Possui força, velocidade, resistência, agilidade, reflexos e inteligência sobre-humanos; capacidade de escrever com os pés e as mãos ao mesmo tempo; manipulação limitada de feromônios; aparência e fisiologia felina, com pelos azuis, visão noturna e garras; destreza acrobática.
Garota-Marvel / Fênix

(Marvel Girl / Phoenix)

Jean Grey-Summers X-Men vol. 1 #1 (1963)
  • Jean foi a quinta e última integrante a ser recrutada para a equipe original, apesar dela ter conhecido Xavier antes dos outros. Foi esposa de Scott Summers e morta por Xorn emNew X-Men, vol. 1 #150 (2004) e mais tarde foi ressucitada pela Força Fênix em X-Men: Phoenix – Endsong (2005) como a Fênix Branca .
  • Status atual: Encontra-se na Sala Incandescente com outras encarnações da Força Fênix.
  • Poderes: Telecinese e telepatia; projeção astral; como hospedeira da Força Fênix, era capaz de gerar enorme quantidade de energia e de se converter em energia pura; capacidade de manipulação de objetos em nível sub-atômico.

[editar]Novos IntegrantesEdit

[editar]Anos 60Edit

Personagem

(Codinome Original)

Nome real Integrante desde Notas
Mímico

(Mimic)

Calvin Montgomery Rankin X-Men vol. 1 #27 (1966)
  • Rankin forçou sua entrada nos X-Men após roubar seus poderes, usá-los contra a equipe e sequestrar Jean. No fim, acabou sem poderes e com a memória apagada pelo Professor X. Ex-membro X-Men Sombrios de Norman Osborn.
  • Status atual: Integra os X-Men liderados por Vampira emX-Men Legacy.
  • Poderes: Capacidade de assumir temporariamente os poderes e habilidades de outros mutantes; retém permanentemente os poderes dos cinco X-Men originais.
Morfo

(Changeling)

Kevin Sydney X-Men, vol. 1 #40 (1968)(como Professor X)
  • Sydney foi membro da equipe de vilões Fator Três antes de integrar secretamente os X-Men, sendo somente conhecido pelo Professor X e Jean Grey. Ele personificou Xavier em X-Men, vol. 1 #40 (1968) .
  • Status atual: Falecido. Foi o primeiro X-Men a morrer em X-Men, vol. 1 #42 (1968), enquanto personificava o Professor X.
  • Poderes: Capacidade de assumir qualquer outra forma humanóide; telepatia latente.
Polaris

(Polaris)

Lorna Dane X-Men, vol. 1 #60 (1969) como Lorna Dane
  • Polaris é filha de Magneto. Seu primeiro codinome foi Magnetrix, assumido em X-Men: The Hidden Years #3 (2000). Sua primeira aparição como Polaris foi em X-Men,vol. 1 #97 (1976). Perdeu os poderes na Dizimação, mas foram restaurados por Apocalipse. Ela é namorada do Destrutor e foi integrante do X-Factor, dos Acólitos, dos X-Men da Ilha Muir e dos Piratas Siderais.
  • Status atual: É membro da X-Factor Investigações.
  • Poderes: Gera campos magnéticos para manipular metal, iduzir o voo, criar campos de força e rajadas de energia.
Destrutor

(Havok)

Alexander Summers X-Men vol. 1 #65 (1970)
  • Alexander Summers é irmão de Ciclope e Vulcano, namorado de Polaris e ex-líder do X-Factor e dos Piratas Siderais.
  • Status atual: É membro da X-Factor Investigações.
  • Poderes: Capacidade de gerar rajadas de plasma e de absorver energia cósmica.

[editar]Anos 70Edit

Personagem

(Codinome Original)

Nome real Integrante desde Notas
Equipe Secreta do Professor X (2006 retcon)
Petra

(Petra)

não revelado X-Men: Deadly Genesis#4 (2006) (retcon)
  • Foi inserida na continuidade dos X-Men em 2006. Aluna de Moira Mactaggert, convidada pelo Professor X para integrar uma primeira equipe reunida para salvar os X-Men originais de Krakoa.
  • Status atual: Falecida. Morreu em ação em X-Men: Deadly Genesis #6 (2006) (flashback), após salvar a vida de Vulcano e Darwin.
  • Poderes: Petra é uma geomorfa: pode manipular a terra e mudar a composição de minerais brutos.
Reprise

(Sway)

Suzanne Chan
  • Foi inserida na continuidade dos X-Men em 2006. Aluna de Moira Mactaggert, convidada pelo Professor X para integrar uma primeira equipe reunida para salvar os X-Men originais de Krakoa.
  • Status atual: Falecida. Morreu em ação em X-Men: Deadly Genesis #6 (2006) (flashback).
  • Poderes: Manipulação do tempo; podia criar projeções retroativas para mostrar o passado.
Darwin

(Darwin)

Armando Muñoz
  • Foi inserido na continuidade dos X-Men em 2006. Aluno de Moira Mactaggert, convidado pelo Professor X para integrar uma primeira equipe reunida para salvar os X-Men originais de Krakoa. Ficou desaparecido até ser despertado da animação suspensa pela energia desencadeada no Dia-M. Foi o único membro desta formação dos X-Men a reintegrar o grupo.
  • Status atual: É integrante do X-Factor.
  • Poderes: Evolução reativa; ele se adapta a qualquer situação de perigo apresentada.
Vulcano

(Vulcan)

Gabriel Summers
  • Foi inserido na continuidade dos X-Men em 2006. Irmão mais novo de Ciclope e Destrutor. Aluno de Moira Mactaggert, convidado pelo Professor X para integrar uma primeira equipe reunida para salvar os X-Men originais deKrakoa. Ficou desaparecido até ser despertado da animação suspensa pela energia desencadeada no Dia-M. Atacou os X-Men antes de partir para o espaço e conquistar o Império Shi'ar, casando-se com Rapina e tornando-se imperador.
  • Status atual: Falecido. Morreu em War of Kings #6 (2009), quando enfrentou Raio Negro, dos Inumanos.
  • Poderes:Capacidade de manipular diferentes tipos de energia em grande escala, incluindo energia mutante; pode voar e sobreviver no vácuo do espaço.
Novos X-Men (1975)
Noturno

(Nightcrawler)

Kurt Wagner Giant-Size X-Men #1 (1975)
  • Filho da Mística. Ex-líder do Excalibur e padre católico.
  • Status atual: Falecido. Foi morto por Bastion em X-Force,vol. 3 #26 (2010).
  • Poderes: Teletransporte; visão noturna; excelente acrobata, ginasta e artista marcial; cauda preênsil, capacidade de se prender nas paredes; pode se fundir com as sombras; superagilidade .
Wolverine

(Wolverine)

James "Logan" Howlett
  • Mais conhecido como Logan. Ex-membro do Exército Canadense, Arma X, Tropa Alfa, Departamento H, Departamento K e dos Defensores. É integrante dos X-Men, dos Vingadores e líder do esquadrão secreto X-Force. É diretor da Jean Grey School for Higher Learning.
  • Status atual: Na ativa, em aventuras solo, nas estórias dos New Avengers, Uncanny X-Force, Astonishing X-Men e Wolverine and the X-Men.
  • Poderes: Fator de cura (regeneração celular); imunidade a todas as toxinas e patologias; sentidos aguçados; garras retráteis; esqueleto revestido por Adamantium, tornando-o virtualmente indestrutível.
Banshee

(Banshee)

Sean Cassidy
  • Ex-agente da Interpol, Fator Três (Factor Three), co-diretor da Instituto Xavier para Jovens Superdotados / Geração X e líder da Tropa X. Pai de Siryn.
  • Status atual: Falecido. Foi morto por Vulcano em X-Men: Deadly Genesis #2 (2006). Ressuscitado temporariamente por Eli Bard através do Vírus Tecnorgânico. Retornou novamente em Chaos War (2010).
  • Poderes: Grito sônico, voo, audição sobre-humana.
Tempestade

(Storm)

Ororo Iqadi T'Challa-Wakandas
  • Ex-líder dos X-Men. e dos Morlocks; casada com Pantera Negra; ex-membro do Quarteto Fantástico.
  • Status atual: Na ativa, em estórias X-Men, Avengers e Uncanny X-Men.
  • Poderes: Controle climático; voo através do controle de correntes de ar; excelente lutadora.
Solaris

(Sunfire)

Shiro Yoshida
  • Deixou a equipe em X-Men, vol. 1 #94 (1975) após a primeira missão, mas permaneceu sempre como aliado. Perdeu os poderes no Dia-M, mas os recuperou quando foi transformado pelo Apocalipse em seu Cavaleiro. Foi parcialmente libertado da influência do Apocalipse peloSenhor Sinistro.
  • Status atual: Membro dos Carrascos.
  • Poderes: Geração e controle de plasma nuclear; voo porpropulsão a jato; é imune a radiação; pode absorver qualquer tipo de radiação.
Colossus

(Colossus)

Piotr Nikolaievitch "Peter" Rasputin
  • Irmão de Magia, dos Novos Mutantes. Foi apaixonado porLince Negra. Ex-membro dos Acólitos e do Excalibur. Morreu infectado pelos Vírus Legado em Uncanny X-Men#390 (2001). Foi restaurado à vida por Ord.
  • Status atual: Na ativa em estórias dos Uncanny X-Men.
  • Poderes: Pode transformar seu corpo em aço orgânico, o que lhe confere força sobre-humana e invulnerabilidade. Pode sobreviver nesta forma sem oxigênio por um longo período de tempo.
Pássaro Trovejante

(Thunderbird)

John Proudstar
  • É irmão do Apache.
  • Status atual: Falecido. Morreu numa luta contra o Conde Nefária em X-Men, vol. 1 #95 (1975). Ressuscitado temporariamente por Eli Bard através do Vírus Tecnorgânico em X-Necrosha.
  • Poderes: Força, velocidade e resistência sobre-humanas.

[editar]Anos 80Edit

Personagem

(Codinome Original)

Nome real Integrante desde Notas
Ninfa / Ariel / Lince Negra

(Sprite / Ariel / Shadowcat)

Katherine Anne "Kitty" Pryde X-Men, vol. 1 #138 (1980) como Kitty Pryde
  • Primeira aparição como Ninfa em X-Men, vol. 1 #139 (1980); como Ariel em Marvel Graphic Novel #5 (1982); como Lince Negra em Kitty Pryde & Wolverine #5 (1985). Foi apaixonada por Colossus. Ex-membro do Excalibur. É diretora da Jean Grey School for Higher Learning.
  • Status atual: Na ativa, em Wolverine & the X-Men.
  • Poderes: Intangibilidade: pode atravessar qualquer objeto de matéria sólida; pode “caminhar pelo ar”.
Lockheed

(Lockheed)

Uncanny X-Men #168 (1983)
  • É um dragão extraterrestre exilado na Terra. Ex-membro doExcalibur. Parceiro de aventuras da Lince Negra e do Dentinho dos Inumanos.
  • Status atual: É agente da E.S.P.A.D.A. e parceiro de Dentinho e outros animais em Lockjaw and the Pet Avengers.
  • Poderes: Voo, empatia e emissão de fogo; capacidade de falar em vários idiomas; possui resistência a ataques telepáticos e conexão telepática com Lince Negra.
Vampira

(Rogue)

Anna Marie "Darkhölme" Uncanny X-Men #171 (1983)
  • Já foi líder de campo dos X-Men. Já reteve os poderes e memórias da Miss Marvel. Ex-membro da Irmandade de Mutantes. É filha adotiva de Mística e namorada do Gambit. É professora na escola Jean Grey School for Higher Learning.
  • Status atual: Na ativa, em X-Men: Legacy.
  • Poderes: Absorve poderes, memórias e personalidades através do toque. O contato prolongado pode causar uma absorção permanente e a morte da vítima.
Fênix II / Garota Marvel II

(Phoenix II / Marvel Girl II)

Rachel Anne Grey Uncanny X-Men #193 (1985)
  • Filha de Jean Grey e Ciclope de um futuro alternativo, que pode nunca vir a existir. Primeira aparição como Fênix emUncanny X-Men Annual #9 (1985) e como Garota-Marvel emUncanny X-Men #444 (2004). Foi integrante dos Piratas Siderais.É professora na escola Jean Grey School for Higher Learning.
  • Status atual: Na ativa, em X-Men: Legacy e Wolverine and the X-Men.
  • Poderes: telecinese, telepatia.
Magneto

(Magneto)

Erik Magnus Lehnsherr / Max "Magnus" Eisenhardt Uncanny X-Men #200 (1985)
  • Inimigo de longa data dos X-Men, mas já liderou a equipe e os Novos Mutantes; se tornou diretor do Instituto Xavier emUncanny X-Men #200 (1985). Perdeu os poderes no Dia-M, mas os recuperou através de experiências do Alto Evolucionário.
  • Status atual: Na ativa, em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Geração e controle de campos magnéticos que o permite manipular metal, voar, criar campos de força, controlar raios elétricos e radiação eletromagnética.
Psylocke

(Psylocke)

Elizabeth "Betsy" Braddock Uncanny X-Men #213 (1986)
  • Irmã gêmea do Capitão Britânia, Brian Braddock. Foi morta por Vargas em X-Treme X-Men #2 (2001). Retornou emUncanny X-Men #455 (2005). Originalmente caucasiana , mas seu corpo foi trocado pelo corpo de uma assassina asiática, que alterou e expandiu seus poderes. Durante um período esteve sob o domínio de Madelyne Pryor e atuou como membro da Irmandade de Mutantes. Ex-integrante dos Exilados e Excalibur.
  • Status atual: Na ativa, em X-Men e Uncanny X-Force.
  • Poderes:Telecinese, telepatia, materialização de adaga psíquica e espada telecinética, imunidade a ataques psíquicos e telepáticos; mestre em artes marciais.
Longshot

(Longshot)

Mephisto Vs. ... #3 (1987)
  • Guerreiro da realidade alternativa, o Mojoverso. Não é um mutante, mas um organismo geneticamente alterado. Deixou o grupo em Uncanny X-Men #248 (1989). Ex-namorado de Cristal. Ex-membro dos Exilados.
  • Status atual: É integrante do X-Factor.
  • Poderes:Controle subsconsciente da probabilidade; força e agilidade sobre-humanas; capacidade de cura avançada;psicometria.
Cristal

(Dazzler)

Alison Blaire Uncanny X-Men #214 (1987)
  • Famosa cantora mutante. Já foi integrante do Excalibur. Ex-namorada de Longshot.
  • Status atual: Na ativa, em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Converte energia sônica em várias formas de luz, incluindo rajadas laser, flashes ofuscantes e hologramas.
Forge

(Forge)

Uncanny X-Men #255 (1989)
  • Deixou os X-Men em Uncanny X-Men #290 (1992). Ex-líder do X-Factor.
  • Status atual: Aparentemente morreu em Astonishing X-Men vol. 3 #30 (2009).
  • Poderes: tecnopatia, é um inventor com capacidade de criação sobre-humana, consegue intuitivamente entender e construir qualquer coisa de natureza mecânica; habilidades misticas limitadas. Mão e perna esquerdos foram substituídos por próteses mecânicas avançadas.

[editar]Anos 90Edit

Personagem

(Codinome Original)

Nome real Integrante desde Notas
Gambit

(Gambit)

Remy Etienne LeBeau Uncanny X-Men Annual#14 (1990)
  • Ex-ladrão em Louisiana, New Orleans. Agiu como membro infiltrado nos Cavaleiros do Apocalypse e nos Carrascos. É namorado de Vampira. Usa cartas de baralho e um bastão como armas. Atualmente é professor na Escola Jean Grey para Ensino Superior.
  • Status atual: Na ativa em X-Men: Legacy e Astonishing X-Men
  • Poderes: Carrega objetos inanimados com energia cinética explosiva; possui agilidade e charme hipnótico.
Jubileu

(Jubilee)

Jubilation Lee Uncanny X-Men #258 (1990)
  • Fugiu de casa e foi morar num shopping center, onde descobriu seus poderes. Passou a integrar a equipe após salvar a vida de Wolverine. Ex-membro da Geração X eTropa X. Após perder os poderes na Dizimação M, integrou os Novos Guerreiros com o codinome Wondra com poderes dados por tecnologia. Foi transformada em vampiro por Xarus, filho de Drácula.
  • Status atual: Na ativa em X-Men.
  • Poderes: Anteriormente podia projetar e controlar "plamóides" explosivos. Como Wondra possuía força sobre-humana e capacidade de voo através de avançada tecnologia. Atualmente possui poderes e habilidades de um vampiro.
Bishop Lucas Bishop Uncanny X-Men #287 (1992)
  • Policial vindo de um futuro alternativo. Deixou os X-Men para integrar o Esquadrão Sentinela. Como Arcebispo, perseguiu Cable e Esperança Summers, através do continuum temporal, para matá-los.
  • Status atual: Última aparição nas estórias de Cable.
  • Poderes: Pode absorver a maioria das formas de energias (luz, calor, eletricidade, etc) e emiti-las como rajadas ou convertê-las em força bruta. Tem um braço biônico superforte com pinças retráteis e capacidade de viagem no tempo.
Revanche Kwannon X-Men, vol. 2 #21 (1993)
  • Ex-assassina que trocou de corpo com Psylocke.
  • Status atual: Morreu contaminada pelo Vírus Legado emX-Men, vol. 2 #32 (1994).
  • Poderes: Telepatia, adagas psiônicas, empatia.
Míssil

(Cannonball)

Samuel Zachary Guthrie X-Force, vol. 1 #44 (1995)
  • Primeira aventura como membro oficial da equipe emUncanny X-Men #323 (1995). Ex-membro e líder de campo dos Novos Mutantes. Atualmente é professor na Escola Jean Grey para Ensino Superior.
  • Status atual: Na ativa em Wolverine and the X-Men e X-Men: Legacy.
  • Poderes: Seu corpo expele energia termoquímica que cria um campo de força e pode ser direcionada para dar propulsão em voos e rajadas cinéticas.
Joseph Joseph Uncanny X-Men #338 (1996)
  • Clone de Magneto.
  • Status atual: Morreu salvando o mundo em X-Men, vol. 2 #87 (1999). Ressucitou em Magneto: Not a Hero #1.
  • Poderes: Pode gerar e controlar campos eletromagnéticos, manipulação de metais, voo, campos de força, rajadas elétricas e radiação eletromagnética.
Dra. Cecilia Reyes Cecilia Reyes X-Men, vol. 2 #70 (1997)
  • Cirurgiã que revelou ser mutante durante a saga Operação: Tolerância Zero e relutantemente aceitou integrar os X-Men. Foi aprisionada no campo de concentração Terra do Nuncaem Weapon X, vol. 2 #5 (2003). Foi considerada desaparecida durante um período e reapareceu em Uncanny X-Men #522 (2010).
  • Status atual: Na ativa em Astonishing X-Men.
  • Poderes: Quando atacada, gera um campo de força bioplasmático que também poder usado de força ofensiva.
Medula

(Marrow)

Sarah "Rushman"
  • Deixou o grupo quando perdeu o controle de sua mutação durante os seis meses de intervalo entre Uncanny X-Men#380 (2000) e X-Men, vol. 1 #100 (2000). Perdeu os poderes na Dizimação M.
  • Status atual: Última aparição lutando ao lado dos terroristas mutantes da Célula X.
  • Poderes: Controle do seu crescimento ósseo; fator de cura; força, resistência, vigor e agilidade super-humanas; notável combatente corpo a corpo; possui dois corações.
Larval

(Maggott)

Japheth
  • Mutante sul-africano que conheceu os X-Men enquanto procurava por Magneto.
  • Status atual: Morreu em Weapon X, vol. 2 #5 (2003); uma de suas larvas sobreviveu.
  • Poderes: O seu aparelho digestivo é, na verdade, uma dupla de larvas (Eany e Meany) capazes de digerir qualquer matéria sólida. As mesmas são capazes de entrar e sair do corpo de Japhet, mas no processo, elas devoram o próprio ventre do herói, que se regenera automaticamente. Alimentado, o mutante ganha mais força, resistência e uma tonalidade azulada de pele.

[editar]Anos 2000Edit

Personagem

(Codinome Original)

Nome real Integrante desde Notas
Pássaro Trovejante III

(Thunderbird)

Neal Shaara X-Men Unlimited, vol. 1 #27 (2000)
  • Primeira aventura como X-Men em X-Men, vol. 2 #100 (2000). Saiu da equipe em X-Treme X-Men #19.
  • Status atual: Última aparição em San Francisco.
  • Poderes: Pode gera rajadas de plasma, que também servem para impulsionar o voo.
Cable Nathan Christopher Charles Summers Uncanny X-Men #381 (2000)
  • Filho de Ciclope e Madelyne Pryor, que foi enviado quando bebê ao futuro de uma linha de tempo alternativa e retornou anos mais tarde como adulto. Ex-mentor dos Novos Mutantes e membro da X-Force original. ProtegeuEsperança Summers de Bishop viajando pelo continuum temporal. Morreu em X-Force, vol. 3 #28 (2010), após permitir que o virus tecnorgânico consumisse seu corpo para salvar os X-Men.
  • Status atual: Combateu os Vingadores em Avengers: X-Sanction; foi completamente curado do Vírus Tecnorgânico, mas ficou em estado catatônico ao fim da saga.
  • Poderes: Telecinese, telepatia, tecnopatia; braço esquerdo composto por material tecnorgânico, com avançados recursos tecnológicos.
Miragem

(Mirage)

Danielle Moonstar X-Men, vol. 2 #102 (2000)
  • Ex-intergrante da X-Force e membro fundadora dos Novos Mutantes. Perdeu os poderes na Dizimação (House of M #8 (2005)).
  • Status atual: Na ativa em New Mutants e Uncanny X-Men.
  • Poderes: Era capaz de provocar ilusões mentais, se comunicar com os animais e sentir a morte iminente.
Sábia

(Sage)

Tessa X-Men, vol. 2 #109 (2000) as Tessa
  • Atuava em segredo com o Professor X mesmo antes da formação dos X-Men. Ficou infiltrada como espiã no Clube do Inferno por muitos anos. Assumiu o codinome Sábia emX-Men, vol. 2 #109. Saiu da equipe em Uncanny X-Men#454. Ex-membro do Excalibur e dos Exilados.
  • Status atual: Última aparição em Exiles vol. 3 #6.
  • Poderes: Cérebro hiperdesenvolvido, capacidade de raciocínio superhumana; telepatia, consegue captar a presença de outros mutantes, mesmo com poderes latentes.
Emma Frost Emma Grace Frost New X-Men, vol. 1 #116 (2001)
  • Ex-diretora da Academia Massachusetts e do Instituto Xavier. Ex-Rainha Branca do Clube do Inferno e ex-membro dos X-Men Sombrios e da Cabala. Parceira romântica do Ciclope.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Telepatia; pode transformar seu corpo em diamante.
Xorn Kuan-Yin Xorn New X-Men Annual 2001
  • Sua exata natureza e identidade não é completamente conhecida. Foi considerado morto em New X-Men, vol. 1 #150 (2004), mas sua energia reapareceu como parte doColetivo em New Avengers #16 (2006).
  • Status atual: desconhecido.
  • Poderes: Possui uma estrela em sua cabeça, que dá a ele vários poderes, entre eles fator de cura e manipulação de ondas eletromagnéticas e gravidade.
Câmara

(Chamber)

Jonothon Evan "Jono" Starsmore Uncanny X-Men #398 (2001)
  • Ex-integrante da Geração X. Perdeu os poderes no Dia-M, como foi confirmado em Generation M #1 (2006); alguns poderes foram restaurados pelo Clã Akkaba, que revelou que ele é descendente de Apocalipse. Foi membro dosNovos Guerreiros de Donyell Taylor como Decibel usando equipamento tecnológico. Seu poderes originais foram restaurados durante a Era X e permaneceram com ele ao fim da saga. É membro da equipe da Jean Grey Escola de Ensino Superior.
  • Status atual: Na ativa em Wolverine and the X-Men.
  • Poderes: Poderes psiônicos; emissão de rajadas de energia; teçepatia pouco desenvolvida.
Stacy X Miranda Leevald Uncanny X-Men #400 (2001)
  • Ex-prostituta. Saiu dos X-Men em Uncanny X-Men #422 (2003). Perdeu os poderes no Dia-M. Uniu-se aos Novos Guerreiros como Ripcord e foi dada como morta em New Warriors, vol. 4 #16 (2008), mas reapareceu tempos depois.
  • Status atual: Última aparição em Vengeance.
  • Poderes: Usa tecnologia que garante capacidade de escalar altos obstaculos e realizar grandes saltos; tentáculos de metal retráteis e voo. Antes do Dia-M, possuía a pele como a de serpentes e controle de feromônios.
Salva-Vidas

(Lifeguard)

Heather Cameron X-Treme X-Men #10 (2002)
  • Irmã de Fluxo. Descendência Shi'ar. Namorada de Neal Shaara. Saiu da equipe em X-Treme X-Men #19 (2002). Manteve seus poderes após os Dia-M.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Poderes de adaptação instintiva; possui pele dourada, asas e garras.
Fluxo

(Slipstream)

Davis Cameron
  • Irmão da Salva-Vidas. Descendência Shi'ar. Era um mutante latente que teve seus poderes ativados por Sábia, para salvar sua irmã e Gambit. Saiu da equipe em X-Treme X-Men #18 (2002). Perdeu os poderes no Dia-M.
  • Status atual: desconhecido.
  • Poderes: Podia se teleportar utilizando uma prancha especial.
Estrela Polar

(Northstar)

Jean-Paul Beaubier Uncanny X-Men #414 (2002)
  • Primeiro integrante abertamente gay dos X-Men. Irmão gêmeo de Aurora e ex-membro da Tropa Alfa. Foi impedido pelo Ciclope de participar das missões em X-Men, vol. 2 #157 (2004). Foi morto por Wolverine com lavagem cerebralem Wolverine, vol. 3 #25 (2005). Ressucitado pelaH.I.D.R.A em Wolverine, vol. 3 #26 (2005). Sofreu lavagem cerebral pelos Filhos da Câmara, mas teve a mente restaurada pela equipe da Vampira. Voltou aos X-Men emUncanny X-Men #508 (2009).
  • Status atual: Na ativa em Astonishing X-Men e Uncanny X-Men.
  • Poderes: Velocidade super-humana, voo e projeção de flashes de luz cegantes.
Escalpo

(Husk)

Paige Elizabeth Guthrie Uncanny X-Men #423 (2003)

Integra a equipe de professores da Escola de Ensino Superior Jean Grey.


  • Status atual: Na ativa em Wolverine and the X-Men e X-Men: Legacy.
  • Poderes: Altera a composição física de seu corpo, trocando de pele.
Fanático

(Juggernaut)

Cain Marko Uncanny X-Men #425 (2003)
  • Meio-irmão do Professor X; teve uma longa carreira de vilão. Ele é um humano superpoderoso, não é mutante. Após deixar os X-Men, foi por um breve período, integrante doExcalibur.
  • Status atual: Última aparição em Fear Itself.
  • Poderes: Força e resistência sobre-humana, possui campo de força como proteção que dá a ele invulnerabilidade. É virtualmente imortal, não precisa comer nem respirar.
Xorn Shen Xorn X-Men, vol. 2 #162 (2004)
  • Irmão gêmeo do Magneto impostor, Kuan-Yin Xorn. Deixou os X-Men em X-Men, vol. 1 #164 (2005). Perdeu os poderes no Dia-M.
  • Status atual: desconhecido.
  • Poderes: Possuía um buraco negro em sua cabeça que dava a ele vários poderes, como manipulação de energias e telepatia.
Mística

(Mystique)

Não revelado (nome usado: Raven Darkhölme) X-Men, vol. 2 #181 (2006)
  • Ex-líder da Irmandade de Mutantes. Mãe adotiva deVampira e mãe biológica de Noturno. Agia como agente dupla, a mando dos Carrascos infiltrou-se na equipe, mas os também os traiu mais tarde.
  • Status atual: Participa das estórias do Wolverine.
  • Poderes: Transmorfa, sendo que em sua forma original possui pele azul e olhos amarelos; fator de cura menos desenvolvido; envelhecimento retardado.
Apache

(Warpath)

James Proudstar Uncanny X-Men #475 (2006)
  • Ex-membro dos Satânicos (como Pássaro Trovejante), daCorporação X e da X-Force. Irmão de John Proudstar, o primeiro Páasaro Trovejante.
  • Status atual: Na ativa em X-Men.
  • Poderes: Força, velocidade, agilidade, reflexos, resistência e percepção super-humanas.
Lady Mental

(Lady Mastermind)

Regan Wyngarde X-Men, vol. 2 #192 (2006)
Dentes-de-Sabre

(Sabretooth)

Victor Creed
  • Antigo inimigo dos X-Men e Wolverine. Ex-membro dosCarrascos, Irmandade de Mutantes e da Arma X. Procurou ajuda da equipe contra os Filhos da Câmara e juntou-se ao grupo.
  • Status atual: Morreu em Wolverine, vol. 3 #55 (2007); ressucitou em Wolverine and X-Men # 3.
  • Poderes: Força sobre-humana, sentidos aguçados, fator de cura, dentes e garras em feitos de lâminas de adamantium. Altamente resistente a detecção e controle telepáticos.
Sentinela Ômega

(Omega Sentinel)

Karima Shapandar
  • Ex-integrante do Excalibur de Genosha, dos X-Men e da Força Policial Indiana. Foi possuída por Malícia dosCarrascos e obrigada a trair o grupo.
  • Status atual: Encontra-se em coma em X-Men: Legacy.
  • Poderes: Como uma ciborgue, possui força, velocidade e resistência super-humanas; tem polos de descargas eletrostáticas em seus braços e armas e mecanismos que se retraem em seu corpo. Pode voar e controlar e se comunicar com máquinas.
Armadura

(Armor)

Hisako Ichiki Astonishing X-Men, vol. 3 #20 (2007)
  • Ex-estudante do Instituto Xavier.
  • Status atual: Na ativa em Wolverine and the X-Men.
  • Poderes: Capacidade de criar uma armadura psiônica ao redor de seu corpo que confere a ela superforça e resistência.
Hepzibah Impronunciável Uncanny X-Men #487 (2007)
  • Pertence a raça alienígena Mephitisoid e foi integrante dosPiratas Siderais e da X-Force. Veio para a Terra após a morte do Corsário, seu amante.
  • Status atual: Última aparição em S.W.O.R.D.
  • Poderes: Agilidade, velocidade, reflexos e sentidos aguçados; garras retráteis, controle de feromônios e visão noturna; graças a sua fisiologia alienigena, não mutante.
Fada

(Pixie)

Megan Gywnn X-Men Free Comic Book Day (2008)
  • Ex-integrante do Esquadrão em Treinamento dos X-Men e estudante do Instituto Xavier. Foi oficialmente para a equipe principal após ajudar a impedir a invasão dos N'Garai.
  • Status atual: Na ativa em Generation Hope e Uncanny X-Men.
  • Poderes: Voo, emite um pó alucinógeno, usa uma adaga mágica e possui habilidades mágicas limitadas, incluindo teleporte.
Karma Xi'an "Shan" Coy Manh Uncanny X-Men #501 (2008)
  • Ex-estudante do Instituto Xavier e líder de campo dos Novos Mutantes. Uniu-se aos X-Men após a mudança do grupo para São Francisco. Hoje é membro da equipe júnior da Escola de Ensino Superior Jean Grey.
  • Status atual: Na ativa em Wolverine and the X-Men.
  • Poderes: Controle mental.
Mancha Solar

(Sunspot)

Roberto "Bobby" Da Costa Secret Invasion: X-Men#1 (2008)
  • Membro fundador dos Novos Mutantes e ex-membro dosFallen Angels e da X-Force. Foi um Lorde Imperial do Clube do Inferno. Uniu-se aos X-Men como mentor dos mutantes em treinamento.
  • Status atual: Na ativa em New Mutants.
  • Poderes: Absorção de energia solar que lhe dá superforça, rajadas de energia e voo.
Aurora Jeanne-Marie Beaubier Secret Invasion: X-Men#2 (2008)
  • Irmã gêmea do Estrela Polar e também integrante da Tropa Alfa. Uniu-se a equipe durante a invasão Skrull.
  • Status atual: Na ativa na Tropa Alfa.
  • Poderes: Velocidade e resistência sobre-humana, voo e projeção de luz.
Magma Amara Juliana Olivians Aquilla Secret Invasion: X-Men#4 (2009)
  • É integrante dos Novos Mutantes liderados por Miragem. Ex-membro dos Satânicos.
  • Status atual: Na ativa em New Mutants.
  • Poderes: Capacidades geocinéticas permitem a ela gerar terremotos e vulcões; pode prejetar calor e chamas e transformar seu corpo em lava.
Doutor Nêmesis

(Doctor Nemesis)

James Nicola Bradley Uncanny X-Men #504 (2009)
  • Co-criador do Tocha Humana original e combatente do crime nos anos 40. Na Segunda Guerra, como Doutor Morte, ajudou a combater o Terceiro Reich. Uniu-se aos X-Men e ao Clube X para ajudar a reverter os efeitos do Dia-M.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Longevidade, avançado sistema imunológico, visão ampliada e intelecto desenvolvido.
Box Madison Jeffries Uncanny X-Men #505 (2009)
  • Ex-membro da Tropa Alfa, do Zodíaco e da Arma X. Uniu-se aos X-Men após ser resgatado pelo Clube X campo de concentração mutante no Canadá.
  • Status atual: Na ativa no Clube X em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Capacidade telecinética de reconfigurar a forma de metais, plásticos e vidro.
Magia

(Magik)

Illyana Nikolievna Rasputina New Mutants, vol. 3 #1 (2009)
  • Irmã de Colossus; ex-integrante dos Novos Mutantesoriginais. Morreu em Uncanny X-Men #303 (1993) contaminada pelo Vírus Legado; foi ressucitada pelo demônio Belasco, sem sua alma. Entrou para os X-Men quando mudaram para São Francisco.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Cria discos de teleporte entre dimensões, tendo como âncora o Limbo e entre o tempo e o espaço; Como Filha do Inferno, Illyana domina vários tipos de magia. Usa uma armadura e espada mágicas.
Namor Namor McKenzie Uncanny X-Men #513 (2009) (undercover)
  • Quando foi membro dos X-Men Sombrios de Norman Osborn e da Cabala, já era integrante dos X-Men; agia como agente infiltrado, até que saiu do grupo e foi morar emUtopia.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Men e Defenders.
  • Poderes: Fisiologia anfíbia, superforça, velocidade, agilidade, resistência e longevidade, além de poderes bioelétricos e controle telepático da fauna marinha.
Dominó

(Domino)

Neena Thurman Uncanny X-Men #514 (2009)
  • Ex-integrante da X-Force original, da Matilha e da Equipe de Ataque X-Force. Entrou para os X-Men durante a Guerra Civil.
  • Status atual: Na ativa em X-Men.
  • Poderes: Manipulação das probabilidades e sorte; grande arsenal de armas; perita em artes marciais.
Manto

(Cloak)

Tyrone Johnson Dark Avengers #8 (2009)
  • Ex-membro dos X-Men Sombrios de Norman Osborn. Entrou para os X-Men após convite de Emma Frost. Saiu da equipe em Cloak and Dagger, vol. 4 #1 (2010).
  • Status atual: Última aparição em Spider-Island: Cloak and Dagger.
  • Poderes: Teleporte, intangibilidade e ligação com a "Dimensão Negra".
Adaga

(Dagger)

Tandy Bowen
  • Ex-membro dos X-Men Sombrios de Norman Osborn. Entrou para os X-Men após convite de Emma Frost. Saiu da equipe em Cloak and Dagger, vol. 4 #1 (2010).
  • Status atual: Última aparição em Spider-Island: Cloak and Dagger.
  • Poderes: Capacidade de criar "adagas" de luz; expurga o vício das pessoas; cura acelerada.
Dinamite

(Boom-Boom)

Tabitha Smith
  • Ex-integrante dos Exterminadores, Fallen Angels, Novos Mutantes, X-Force e Nova Onda. Entrou para os X-Men quando mudaram para São Francisco.
  • Status atual: Na ativa em X-Men: Legacy.
  • Poderes: Cria "bolas" de energia psiônica que explodem e geram força concussiva.
Ariel Não revelado X-Men: Legacy #226 (2009)
  • Mutante que pertence a uma raça alienígena nativa deCoconut Grove. Ex-membro dos Fallen Angels e entrou para os X-Men quando mudaram para São Francisco.
  • Status atual: Foi dada como morta quando um míssil atingiu um veículo em que estava em X-Men: Legacy #235 (2010), mas teleportou-se antes.
  • Poderes: Teleporte de alcance interestelar, através de portas físicas localizadas na origem e no destino; também possui capacidade de persuasão.
Perigo

(Danger)

"Danger Room" Uncanny X-Men #515 (2009)
  • Era a Sala de Perigo dos X-Men; sofreu mutação e desenvolveu consciência após ser atualizada com tecnologia Shi'ar. Quando se libertou, atacou os X-Men e foi atéGenosha para matar o Professor X. Após ser derrotada foi reparada e passou a integrar a equipe.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Men.
  • Poderes: Capaz de criar projeções holográficas e controlar outras máquinas; força e resistência; voo, rajadas de energia e conhecimento detalhado de cada X-Men.

[editar]Anos 2010Edit

Personagem

(Codinome Original)

Nome real Integrante desde Notas
Cifra

(Cypher)

Douglas Aaron "Doug" Ramsey New Mutants, vol. 3 #9 (2010)
  • Ex-membro dos Novos Mutantes originais; foi morto peloAni-Mator em New Mutants, vol.1 #60 (1988) e depois ressucitado por Eli Bard e Selene usando o Vírus T-O. Após ser libertado com a ajuda de Warlock passou a integrar os X-Men como parte da equipe liderada por Míssil.
  • Status atual: Na ativa em New Mutants.
  • Poderes: Semi-telepatia e semi-clarividência; "omnilinguista" (intuitivamente traduz qualquer linguagem que tenha contato, incluindo escrita, fala, de computação e corporal).
Warlock Warlock
  • Mutante membro de uma Tecnarquia alienígena e dosNovos Mutantes. Foi integrante também do Excalibur. Morto por Cameron Hodge em New Mutants, vol. 1 #90 (1990) e mais tarde ressucitado pela Falange. Uniu-se aos X-Men durante o ataque de Selene a Utopia.
  • Status atual: Na ativa em New Mutants.
  • Poderes: Corpo tecnorgânico, pode alterar sua forma, infecção e assimilação de organismos vivos através de um vírus (habilidades que fazem parte de sua fisiologia alienígena). Sua mutação é a capacidade de sentir emoções.
Fantomex Charlie-Cluster 7 Uncanny X-Men #521 (2010)
  • Fantomex é produto do Programa Arma Plus e encontrou os X-Men quando enfrentavam Lobe e seu grupo. Ao transportar os X-Men de volta à Utopia, ele decide integrar o Esquadrão X-Force de Wolverine.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Force.
  • Poderes: Força, velocidade, resistência, agilidade e sentidos super-humanos; tem multiplos cérebros, sangue nano-ativo e sistema nervoso esterno e simbiótico, chamado E.V.A. (veja abaixo); exímio atirador, no combate corpo-a-corpo e acrobata.
E.V.A. Inaplicável
  • Sistema nervoso externo do Fantomex. Normalmente tem a forma de um disco voador, que pode ser alterada para outra qualqur.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Force.
  • Poderes: Voo; capacidade de mudar de forma e tamanho, pode levar vários passageiros e emite rajadas de energia; pode se mesclar com Fantomex.
X-23 Laura Kinney X-Men: Second Coming#1 (2010)
  • Clone feminino de Wolverine que esteve nos esquadrões de treinamento e X-Force. Ajudou os X-Men na localização e proteção de Esperança Summers contra Bastion.
  • Status atual: Na ativa em Avengers Academy.
  • Poderes: Capacidade de ratreamento, sentidos aguçados, fator de cura, imunidade à venenos, toxinas e fadiga. Tem garras de adamantium nas mãos e nos pés.
Esperança Summers

(Hope)

Hope Summers (sobrenome de nascimento é Spalding) X-Men: Legacy #237 (2010)
  • Primeira mutante nascida após os eventos da Dizimação; foi criada por Cable, no futuro. Retornou ao presente e ajudou os X-Men a derrotar Bastion. Returned to the present and joined the X-Men in the battle against Bastion's forces. Atualmente auxiliando no treinamento de cinco novos mutantes.
  • Status atual: Na ativa em Uncanny X-Men e Generation Hope.
  • Poderes: Mimetismo; consegue estabilizar o poder de mutantes sem controle; total extensão de seus poderes ainda é desconhecida.
Frenesi

(Frenzy)

Joanna Cargill X-Men: Legacy #250 (2011)
  • Ex-membro dos Acólitos de Magneto e Aliança do Mal. Sofreu lavagem cerebral de Jean Grey que a obrigou a integrar a equipe de X-Men que invadiu Genosha. Resolveu ser heroína após reter as memórias dos eventos da Era X. Faz parte da equipe da Escola de Ensino Superior Jean Grey.
  • Status atual: Na ativa em X-Men: Legacy.
  • Poderes: Superforça, resistência e vigor; pele resistente como aço e suporta temperaturas extremas.
Legião

(Legion)

David Haller
  • Filho do Professor X. Desencadeou a Era do Apocalipse. Passou por um trauma que dividiu sua mente em múltiplas personalidades. Morreu em X-Men: Omega., mas foi encontrado vivo nas estórias dos Novos Mutantes.
  • Status atual: Na ativa em X-Men: Legacy.
  • Poderes: Mente dividida em múltiplas personalidades que dá a ele vários poderes como telepatia, telecinese, pirocinese, viagem no tempo, projeção astral, adagas psíquicas, etc; cada poder é acessado por uma personalidade distinta.
X-Man Nate Grey New Mutants, vol. 3 #27 (2011)
  • Vindo da Era do Apocalipse, realidade da Terra-295. Foi libertado do Homem-Doce pelos Novos Mutantes, grupo que passou a fazer parte.
  • Status atual: Na ativa em New Mutants.
  • Poderes: Telepatia e telecinese.
Warbird Ava'Dara Naganandini Wolverine and the X-Men#1 (2011)
  • Guerreira Shi'ar e guarda-costas do Kid Gladiador.
  • Status atual: Na ativa em Wolverine and the X-Men eAstonishing X-Men.
  • Poderes: Força e vigor super-humanos. Mestre no combate corpo a corpo e no uso de espadas.Superhuman strength and stamina. Master of hand-to-hand


HistóricoEdit

Os X-Men foram fundados pelo telepata Charles Francis Xavier, o Professor X, para defender seu sonho de "convivência pacífica entre humanos e mutantes", ao mesmo tempo em que, secretamente, defendiam a humanidade dos "mutantes malignos". Assim, desde sua fundação, os X-Men vivem em uma constante batalha, "defendendo um mundo que os teme e odeia".

Xavier abriga os X-Men em sua mansão, sob a fachada de uma "Escola para Jovens Superdotados". Seu endereço é rua Graymalkin Lane, n° 1407, em Salem Center, no condado de Westchester, Nova York. Os primeiros alunos de Charles (os "X-Men Originais") foram: Garota Marvel (Jean Grey), Fera (Henry 'Hank' McCoy), Homem de Gelo (Robert 'Bobby' Drake), Ciclope (Scott Summers) e Anjo (Warren Worthington III).

Os primeiros números da revista também introduziram os arqui-inimigos da equipe: Magneto (Erik Magnus Leinsher) e sua Irmandade de Mutantes, composta por Mercúrio (Pietro Maximoff), Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff) - ambos irmãos de sangue e filhos adotivos de Magneto -, Mestre Mental e Groxo. Nesta fase também surgiram inimigos que ainda viriam dar muito trabalho aos "filhos do átomo" (ou nem tanto), como Fanático, Blob e Vanisher.

Em 1969, nos E.U.A., o escritor Roy Thomas e o desenhista Neal Adams rejuvenesceram a franquia e introduziram dois novos personagens, Destrutor (Alex Summers), irmão de Ciclope e Polaris (Lorna Dane). No entanto essas primeiras edições de X-Men não foram bem sucedidas em vendas e a Marvel parou de produzir novas histórias a partir do #66. Depois de um hiato, a série continuou com reimpressões do material antigo entre os #67 e 93.

Os anos 1970Edit

Em Giant-Size X-Men #1 (1975), o escritor Len Wein e o artista Dave Cockrum introduziram uma nova equipe que iria aparecer nas novas edições de The X-Men, a partir do #94. Mais do que simples adolescentes aprendendo a usar seus poderes, essa equipe consistia de adultos oriundos de várias nações e culturas, recrutados por Charles Xavier para salvar seus alunos originais de Krakoa, a ilha-viva.Os "Novos X-Men" eram liderados por Ciclope, da equipe original, mas contavam com os recém-criados Pássaro Trovejante/Thunderbird (John Proudstar), um índio Apache americano; Colossus (Piotr Nikolaievitch Rasputin), um jovem agricultor da antiga União Soviética; Noturno (Kurt Wagner) que escondia sua mutação como artista de circo na Alemanha, Solaris (Shiro Yashida), um arrogante japonês; Banshee (Sean Cassidy), um irlandês ex-agente da Interpol; Tempestade (Ororo Monroe), uma mutante do Quênia venerada como deusa; e, o herói que já havia aparecido nas histórias do Hulk, Wolverine (Logan/James Howlett), do Canadá, que se tornaria o personagem mutante mais famoso de todos os tempos. Jean Grey acabou tomando mais, após ser incorporada pela Fênix Negra, se tornando a personagem mais famosa do grupo. Os outros três X-Men originais (Fera, Anjo e Homem de Gelo) se afastaram da equipe, tendo apenas participações ocasionais.Após a saída de Wein e Cockrum, o desenhista John Byrne e o escritor Chris Claremont se tornaram os artistas regulares da série. Claremont se tornou o mais longevo contribuidor da série. Essa fase produziu histórias aclamadas pela críticas como as sagas de Protheus, da "Fênix Negra" (em que Jean Grey perde o controle e se sacrifica para salvar o universo), "Dias de Um Futuro Esquecido" (a primeira história a mostrar o conceito de realidades e futuros alternativos) e "Deus Ama, O Homem Mata" (a história que mostrou de modo mais contundente o problema do preconceito dos humanos em relação aos mutantes, servindo de base para o filme X2 de 2003).Novas personagens foram introduzidas nesta época, tais como: Emma Frost (a Rainha Branca do Clube do Inferno, uma organização de milionários que pretendia dominar o mundo), os Morlocks (mutantes deformados que viviam nos esgotos de Nova York), Rachel Summers (a filha de Ciclope e Jean Grey, vinda de um futuro alternativo), Mística (a maligna mutante capaz de assumir qualquer forma) e a Drª Moira McTaggert, a geneticista humana e antiga aliada de Xavier, diretora da Ilha Muir.

Os anos 1980Edit

Nos anos 1980, a crescente popularidade da revista The Uncanny X-Men e o crescimento das vendas nas lojas especializadas levaram à criação de diversas séries, apelidadas de "x-séries", com equipes derivadas dos próprios X-Men. As principais foram os "Novos Mutantes" (uma nova geração de mutantes, que estudavam no Instituto Xavier, numa proposta semelhante à dos X-Men Originais; "X-Factor" (formados pelos X-Men Originais, que se disfarçaram de "caça-mutantes" para poder abrigar e proteger sua própria raça) e Excalibur (os "X-Men da Inglaterra").

Esse crescimento de títulos relacionados aos X-Men levou ao crescimento dos crossovers, também chamados de "X-Overs", histórias que continuavam por várias séries, algumas vezes por meses, incluindo as sagas "Massacre de Mutantes", "A Queda dos Mutantes" e "Inferno".

Adições importantes para as equipes dos X-men foram: Lince Negra (Kitty Pride), uma jovem adolescente com a capacidade de se tornar intangível; Vampira, a ex-terrorista mutante, filha adotiva de Mística; Cristal, uma ex-cantora e pretensa pop-star; Psylocke, a telepata inglesa irmã do Capitão Britânia, do Excalibur; Longshot, vindo de uma dimensão alternativa, o Mojoverso; e Jubileu, uma jovem mutante que salvou a vida de Wolverine.

Uma decisão polêmica levou o Professor X para o espaço em 1986 para ficar ao lado de sua amada Lilandra, Majestrix do Império Shiar, um gigantesco império intergaláctico. Nessa fase, Magneto, aparentemente regenerado e arrependido de seus crimes, atuou como líder dos X-Men e dos Novos Mutantes. Este período também contou com a chegada da misteriosa Madelyne Pryor e com o retorno de Jean Grey (que foi a principal causa da formação do X-Factor, já que os X-Men originais não aceitaram estar sob o comando de seu mais antigo inimigo).

A saga de maior impacto foi A Queda dos Mutantes onde, para salvar a humanidade de um cataclismo espaço-temporal, os X-Men propuseram-se sacrificar suas vidas contra um inimigo cósmico aparentemente invencível, o Adversário. A coragem dos X-Men levou-os à vitória e, graças à ajuda de Roma, suas vidas foram poupadas. Transferindo-se para o deserto australiano, os heróis estabeleceram uma base na cidade-fantasma até então utilizada pelos Carniceiros de Mutantes. A partir deste momento, começaram a realizar suas missões com a vantagem do anonimato até que Psylocke previu um ataque dos Carniceiros de Mutantes e então indusiu seus companheiros a atravessar o portal do destino para salva-los. Foi nessa fase que Wolverine passou a dividir seu tempo entre a equipe e as aventuras solos na cidade fictícia de Madripoor, Psylocke tornou-se uma ninja assassina, Gambit entrou para a equipe entre outras consequências e mudanças.




Os anos 1990Edit

Em meio ao sucesso, conflitos internos dividiram as equipes criadoras das duas revistas. Claremont saiu depois das quatro primeiras edições de X-Men (e quinze anos trabalhando com os mutantes), devido a brigas com editores da Marvel e Jim Lee. Meses mais tarde, Liefeld e Lee deixaram a Marvel junto de vários outros artistas populares Marc Silvestri e Whilce Portacio entre eles), para fundar a Image Comics.

Porém, estes fatos não abalaram a popularidade dos personagens, fazendo com que surgissem diversos títulos relacionados aos mutantes, com diversas minisséries acontecendo concomitantemente. Marcos importantes desta época foram: "Programa de Extermínio" em 1990, "A Saga da Ilha Muir" em 1991, "A Canção do Carrasco" em 1992, "Atração Fatal" em 1993, "Aliança Falange" em 1994, "A Era do Apocalipse" em 1995, "Massacre" em 1996, e "Operação: Tolerância Zero" em 1997.

Alguns novos personagens foram introduzidos e se tornaram hits instantâneos, tais como Cable e Gambit (o charmoso cajun e ex-ladrão). Muitos personagens vieram e se foram rapidamente, tais como a Drª Cecília Reyes, Medula, Larval e Joseph.

Em 1991, a Marvel revisou toda sua linha de X-séries. Foi nesta época que a Marvel lançou também uma nova série dos X-Men, intitulada simplesmente "X-Men". A série original já havia sido renomeada para "Uncanny X-Men". A razão para esta mudança foi a divisão dos X-Men em dois times: as Equipes Azul e Dourada.

As novas X-Séries foram: a X-Force, escrita por Rob Liefeld e Fabian Nicieza. A equipe era liderada pelo misterioso guerreiro hiper-violento vindo do futuro, Cable, tendo como integrantes muitos dos antigos Novos Mutantes. As novas séries desta época também incluíram a Geração X (uma nova geração de estudantes mutantes adolescentes), e X-Man protagonizada pelo poderoso Nate Grey, um fugitivo da Era de Apocalipse.

A Marvel lançou séries-solo de muitos personagens, como Cable, Gambit, Bishop e Deadpool, este último um mercenário sarcástico, antagonista da X-Force. Em 1998, Excalibur e X-Factor foram encerradas, e essa última foi substituída por Mutant X estrelada por Destrutor numa realidade alternativa. Nenhuma delas sobreviveu à década, excetuando-se a agora reunida "Cable & Deadpool".



Os anos 2000Edit

Nos anos 2000 Chris Claremont retornou a Marvel. Ele foi retirado do comando de dois títulos no começo de 2001 e reposicionado numa nova série, X-Treme X-men, formada inicialmente por Tempestade, Fera, Vampira, Psylocke, Sábia, Bishop e Pássaro Trovejante III (Neal Shara). Posteriormente, após sofrer uma mutação secundária e assumir uma forma mais felina, Fera saiu da equipe.

No ano de 2001 o roteirista Grant Morrison e o desenhista Frank Quitely assumiram a revista X-Men. Seu título mudou para New X-Men e sua formação contava com Fera, Jean Grey, Professor X, Ciclope, Wolverine e Emma Frost (telepata e antiga Rainha Branca do Clube do Inferno). A nova equipe usava uniformes de couro negro, semelhantes aos do filme X-Men. A revista New X-Men concentrou-se em conceitos de ficção científica. No primeiro arco de histórias, E de Extinção a nação de Genosha foi dizimada por sentinelas e 16 milhões de mutantes morrem, numa trama orquestrada por Cassandra Nova (considerada por muitos a mais terrível oponente que os X-Men já tiveram) que, além disso, acabou com o anonimato dos X-Men, revelando a verdadeira identidade de Charles Xavier e da Mansão X. Uma das subtramas mais controversas escritas por Morrison envolvia Ciclope (casado com Jean Grey) tendo um caso telepático com Emma Frost, o que levou ao rompimento do casal. O personagem Xorn é introduzido no Universo Marvel nesse ínterim. Ele, aparentemente, cura Xavier de sua paralisia.

Paralelamente, o título Uncanny X-Men também foi reformulado, passando a contar com Anjo, Homem de Gelo e Noturno como personagens principais. Posteriormente, Câmara e Stacy X entram para a equipe.

Nesse período também, o título X-Force passou a se chamar X-Statix (sob o comando de Petter Milligan e Mike Allred) com uma abordagem completamente nova do universo mutante. Esta equipe de jovens mutantes tinha como objetivo fama, dinheiro e sucesso. Suas missões eram gravadas e transmitidas pela televisão, e eles possuíam linhas de produtos temáticos, estando constantemente na mídia.

No penúltimo arco de Morrison, Planeta X é revelado que Xorn é na verdade Magneto, que havia se infiltrado na Mansão X. Ele subjuga todos da equipe e lança um ataque à Nova York. Seus planos são desfeitos com a chegada de Jean Grey e Wolverine. No entanto, Magneto, já totalmente louco, mata Jean invertendo o seu fluxo sanguíneo. Logan, enfurecido, decepa sua cabeça. Morrison deixou a Marvel em 2004 e X-treme X-men foi cancelada. Tem início o Reload dos títulos X.

Claremont volta ao título Uncanny X-Men; a nova equipe é formado com os membros remanescentes de X-Treme: Tempestade, Bishop, Sábia, Míssil, Garota Marvel II (Rachel Summers) e Noturno. O novo título X-Men é composto por Destrutor, Polaris, Vampira, Gambit, Homem de Gelo e Fanático. O título New Mutants é cancelado e dá lugar ao título New X-Men: Academy X, uma novela em quadrinhos de adolescentes com foco na vidas dos novos mutantes estudantes do Instituto X.

Em seguida, Joss Whedon estréia na Marvel com o título Astonishing X-Men (no lugar de New X-Men de Grant Morrison), composto por Ciclope, Emma Frost - ambos agora diretores da Escola -, Fera, Wolverine e Lince Negra. No final do primeiro arco, Colossus, que todos pensavam estar morto (vítima do Vírus Legado), retorna ao grupo.

Claremont também passa a escrever a segunda encarnação do título Excalibur, agora com Xavier tentando salvar o que sobrou de Genosha. Nesse título é revelado que Magneto está vivo, e que não foi responsável pelos acontecimentos de Planeta X. Então, no título X-Men descobre-se que o responsável por toda a destruição em Nova York foi o irmão do verdadeiro Xorn, que possuía poderes magnéticos como Magnus (fatos revelados pelo próprio Xorn).

Os uniformes colantes (spandex) voltaram a ser usados, com a justificativas de que os X-Men precisavam parecer heróicos, e heróis usam colantes coloridos. Muitas das mudanças inplementadas por Morrison foram posterirmente alteradas, retornando ao status quo anterior. Posteriormente, Psylocke, que aparentemente havia morrido no título X-Treme X-Men volta à vida no título Uncanny X-Men e passa a integrar a equipe.

A segunda metade dessa década tem sido dominada pelas mudanças de realidade derivadas da supersaga Dinastia M, onde a Feiticeira Escarlate, abalada mentalente, alterou a realidade, transformando o mundo em uma "utopia mutante", com Magneto como líder mundial. A conclusão da saga alterou drasticamente a população mutante na Terra (no evento conhecido como Dizimação), retirando os poderes da grande maioria dos mutantes (incluindo alguns X-Men) e reduzindo o número de mutantes na Terra a apenas 198.

Atualmente, os X-Men restantes estão sob vigilância constante do governo, que mantém uma nova geração de Sentinelas constantemente na Mansão X, que foi transformada em um refúgio para os mutantes restantes no planeta.

Após a mudança na realidade feita pela Feiticeira Escarlate, nenhuma outra criança mutante nasceu em anos. Mas isso mudou na saga Complexo de Messias. O nascimento de uma criança mutante, com grande poder a ponto de dar curto no Cérebro. Três facções tentam buscar a criança em um vilarejo no Alasca. Os Carrascos, liderados pelo Sr. Sinistro, entram em batalha com os Purificadores e destroem toda a vila. Os X-men chegam tarde demais, só encontrando corpos de adultos e crianças e alguns dos combatentes. A criança sumiu e é uma incógnita sua localização. O X-Factor envia duas cópias de Madrox para duas realidades alternativas distintas para que se possa descobrir as mudanças que essa criança pode acarretar no Continuun Espaço. Layla Miller vai junto de uma cópia. Madrox descobre que as cópias que foram não voltaram mais. Os Novos Mutantes estão na mira do Predador X. Essa saga é a promessa de mudanças para o Universo X. Quando é mostrado quem está com a criança mutante, realmente dá para acreditar que se pode haver essa grande mudança: Cable, que todos acreditavam estar morto. No desenrolar da saga vemos a "ESPERANÇA" que essa criança dará aos últimos mutantes do planeta, cada um com um destino para a criança. Após uma batalha, travada na ilha muir, entre os X-men e os Carrascos, temos um desfecho trágico para algumas partes. Para salvar Vampira, que estava doente, Mística usa a criança como receptora da doença contraída por Vampira, sendo que foi necessário "matar o Sr. Sinistro" para o caminho ficar livre para seu plano, mas incrívelmente a criança sobrevive ao contato com a pele de Vampira que, após acordar, renega Mística por ter usado de uma criança para salvar sua vida. Na batalha dos X-Men, que agora conta com a ajuda dos Novos Mutantes, que foram transportados pela Fada do instituto Xavier junto com o Predador X para a ilha, e do X-Factor vemos o desenrolar onde alguns Carrascos tombam perante a fome do Predador X e não menos impressionante a traição de Bishop que estava trabalhando para matar a criança que, segundo ele, pode ser a causadora de seu futuro apocalípitico. Bishop luta contra Cable e o Predador X multila seu braço dando a chance de Cable escapar com a criança. Após dado o aval da fuga por Ciclope, Cable foge sem destino certo, mas junto com sua fuga um desesperado Bishop atira contra a criança atingindo não ela, mas sim seu mentor, Charles Xavier. Um desfecho que terá consequências nas novas formações e na forma de atuar dos X-Men. A edição 500 da revista promete reformular tudo no mundo mutante. Atualmente os X-Men estão em San Francisco atuando junto a polícia local.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.