FANDOM

Catwoman Thief by craigcermak

link: Destreza

Base Cost 10

Factor Cost 9

Alcance Auto

Tipo Dados

Uso não qualificado: Concealment, Escape Artist, Locks and Safes, Pickpocketing, Stealth

Uso qualificado: Forgery, Security Systems

A perícia Thief (Ladrão) confere habilidades furtivas ao possuidor. Não apenas restrito a bater carteiras e arrombar fechaduras, a perícia também cobre outros talentos geralmente possuídos por criminosos.

ConcealmentEdit

Com a subperícia Concealment (Ocultamento), o personagem pode esconder itens em si ou em outros, e até disfarçar o objeto, e mover-se sem revelar qualquer peso extra ou volume. O GM deve julgar quais items podem ser razoavelmente escondidos; um homem baixo não pode esconder um lança-mísseis dentro do seu bolso, mas um homem exageradamente grande ou gordo poderia prende-lo nas costas.

Testes de Percepção feitos para detectar objetos sob Concealment tem a OV aumentada pelos APs desta perícia, menos o volume do objeto. Os APs de Concealment podem ser usados como OV/RV contra Pickpocketing (ver abaixo).

Se procura-se plantar objetos num outro personagem (bombas por exemplo) isto passa a ser uma Ação de Dados , com AV/EV  igual aos APs de Thief; e a OV/RV será Destreza/Inteligência do alvo. A OV/RV pode ser aumentada em colunas se deseja-se implantar o item em questão num local inacessível, como no bolso da jaqueta interna dum personagem usando sobretudo (No exemplo, a dificuldade aumentaria +3 colunas).

  • Se o número é tirado, e RAPs são conseguidos, o personagem implanta o item, passando despercebido.
  • Se o número é tirado, e RAPs NÃO são conseguidos, o personagem implanta o item, mas o alvo percebe. Ele deve passar pelo Teste de Percepção (com -2 colunas na OV/RV como bônus) a fim de descobrir em que parte de seu corpo ou vestimenta o item está.
  • Se o número NÃO é tirado, o personagem não implanta o item, e o alvo percebe que ele tentou implantá-lo. 

Escape ArtistEdit

Mister miracle

O Senhor Milagre tem os maiores APs de Escape Artist no Universo DC.

Escape Artist (Artista de fugas) desempenha a prática de escapar de restrições ou outras armadilhas. Escapistas escapam de algemas, camisas de força, gaiolas, caixões, caixas de aço, tambores, sacos, prédios em chamas, aquários e outros perigos, muitas vezes em combinação.

Joga-se os APs de Thief (Escape Artist) como AV/EV contra OV/RV baseada na tabela abaixo. RAPs conseguidos indicam que o personagem se liberta.

Tipo de Restrição OV/RV
Amarra apressada 2/2
Amarra apertada 4/4
Algemas 6/6
Acorrentado no muro 8/8
Trancado numa cela de cadeia 10/10
Fechado num cofre 15/15
Congelado, Laçado ou Colado APs respectivamente de Ice Production, Snare ou Glue do oponente

ForgeryEdit

Forgery (Falsificação) é o ato de copiar, reproduzir ou adulterar, sem autorização, documentos, produtos ou serviços, de forma a obter vantagem, geralmente econômica. Além do fato de driblar a boa-fé objetiva, a falsificação de produtos implica não pagamento de impostos para conquistar mercado consumidor a outro e protegida por direitos de marcas e patentes. Tal prática é conhecida como pirataria moderna.
Joker fake dollar

Dinheiro falso do Coringa.

Artigos e produtos constantemente falsificados incluem CDs, DVDs, bebidas caras, jóias, remédios, perfumes, roupas e acessórios de grife, artigos esportivos, obras de arte, entre outros. Além disso, no que diz respeito à falsificação, títulos de crédito, títulos da dívida pública, cheques e dinheiro (em moedas ou em cédulas) podem ser objeto do crime de falsificação. O papel-moeda moderno é produzido de forma a incluir elementos que dificultam a falsificação do dinheiro, como marcas d'água e faixas holográficas.

Em termos de jogo, os APs de Thief (Forgery) são usados como AV/EV contra OV/RV baseada na tabela abaixo. RAPs conseguidos servem como OV/RV contra Detective (Counterfeit Recognition) feitos para descobrir se o item produzido é falso (ou Testes de Percepção, com a habitual +2 colunas na OV/RV). Junto com o teste, outro teste anterior, de Riqueza, deve ser feito para conseguir os componentes necessários para a fabricação dos itens. A OV/RV deste teste é dada pelo GM, e nunca é muito alta. Utilizar a perícia com fins desonestos pode acarretar na perda de Hero Points ao final da aventura, para Personagens heróicos. Obviamente nem sempre a perícia é usada de má fé. Alguém poderia criar uma cópia do invento dum vilão e troca-la com o original quando ninguém estivesse olhando.

Item a ser falsificado OV/RV
CDs, DVDs 1/1
Assinaturas 4/4
Obras de arte APs de Artist de quem criou a obra
Bebidas, roupas 3/3
Inventos APs de Gadgetry daquele que construiu o Invento
Cartões de crédito 6/6
Jóias Varíavel, geralmente 5/5
Dinheiro (moedas) 6/6
Dinheiro (cédulas) 8/8

Locks and SafesEdit

Locks and Safes (Fechaduras e Cofres)

Cheetah I Rich h1

Cheetah (Priscilla Rich) roubando um cofre na calada da noite.

permite abrir fechaduras, a AV/EV é igual aos APs de Thief; a OV/RV seráos APs de Gadgetry do chaveiro que criou a fechadura. Leva-se cerca de 4 APs de tempo (1 minuto) para abrir uma fechadura e 5 (2 minutos) para abrir um cofre. Fazer a tentativa antes deste tempo aumenta a OV/RV pelos APs de tempo não utilizados (Superspeed pode ser usada para apressar a tarefa). RAPs indicam sucesso.

Tipo de Fechadura OV/RV (típica)
Fechadura caseira 2/2
Cofre simples 4/4
Cofre seguro 15/15 ou +!
Fechadura de tempo (cofres bancários) 10/10

PickpocketingEdit

Batman steal Green Lantern Power Ring

Batman furta o anel de Hal Jordan debaixo de seu nariz.

Pickpocketing (furto) permite roubar itens e valores de outros personagens sem o conhecimento de tal pessoa. A AV/EV é igual aos APs de Thief; a OV/RV será Destreza/Inteligência do alvo. A OV/RV pode ser aumentada em colunas se o item em questão está num local inacessível, como no bolso da jaqueta interna dum personagem usando sobretudo (No exemplo, a dificuldade aumentaria +3 colunas).

  • Se o número é tirado, e RAPs são conseguidos, o personagem rouba o item, passando despercebido.
  • Se o número é tirado, e RAPs NÃO são conseguidos, o personagem rouba o item, mas o alvo percebe.
  • Se o número NÃO é tirado, o personagem não rouba o item, e o alvo percebe que ele tentou roubá-lo. 

Utilizar a perícia com fins desonestos pode acarretar na perda de Hero Points ao final da aventura, para Personagens heróicos.

Security SystemsEdit

Security Systems (Sistemas de Segurança) permite ao personagem ultrapassar alarmes de segurança eletrônicos. A AV/EV é igual aos APs de Thief; a OV/RV será os APs de Gadgetry ou Thief (Security Systems) do criador do sistema, o que for mais alto. RAPs indicam sucesso. Leva-se cerca de 4 APs de tempo (1 minuto) para ultrapassar alarmes de segurança. Fazer a tentativa antes deste tempo aumenta a OV/RV pelos APs de tempo não utilizados.

Tipo de sistema OV/RV
Sistema de segurança doméstico 5/5
Sistema de segurança industrial 8/8
Sistema de segurança federal (Casa Branca e afins) 15/15

StealthEdit

Stealth (Furtividade) permite ao Personagem mover-se em silêncio e sem ser visto por outros. Os APs de Thief (Forgery) são usados como OV/RV feitos contra Testes de Percepção feitos para descobrir o personagem furtivo. Se RAPs são conseguidos, os oponentes notam a presença do personagem. Geralmente o uso mais comum da perícia é à noite ou em outras condições de díficil visualização. A OV/RV é diminuída por colunas de acordo com circunstâncias adicionais, tornando mais fácil notar o personagem.

circunstância Modificador na OV/RV
Alerta de Intruso ativado -1 coluna
Dia / Área iluminada -2 colunas
Sem coberturas existentes -3 colunas