FANDOM


Surprise (Surpresa) é um ataque que não é percebido pelo personagem antes que ocorra (uma bomba escondida, um tiro dum sniper, uma emboscada, um súbito ataque em seu QG, etc). Antes que uma Surprise ocorra, o GM deve dar às vítimas uma chance de perceber o ataque. Eles fazem um Teste de Percepção contra OV/RV INT/Vontade do atacante. A subperícia de Military Science Danger Recognition pode ser usada como AV/EV. A OV/RV não é revelada pelo GM, nem ele necessita dizer porque os personagens estão rolando os dados. Também, os personagens potencialmente Surpreendidos podem ter Poderes, vantagens e desvantagens que fazem a Surprise mais fácil ou difícil de ser detectada. Por exemplo, um Sonar ou Radar Sense poderia detectar intrusos na área, e Danger Sense poderia detectar o perigo de acordo com sua gravidade. Um personagem com Physical Restrictions específicas a sentidos (cegueira, surdez, etc) poderia ser mais fácil de cair numa Surprise.

Se as vítimas são incapazes de antever a Surprise (ou seja, não receberam RAPs positivos com Teste de Percepção ou outras situações) eles perdem automaticamente a Iniciativa e consequentemente a Ação de dados para a primeira fase, e recebem -2 colunas em suas próprias OV contra ataques na primeira fase.

Blindside Edit

Blindside (Ponto cego) é um tipo de Surprise que ocorre durante um combate quando um personagem é acertado de trás ou dum ponto em que ele não pode ver.

Se o personagem sofre Blindside, ele recebe -1 coluna em sua própria OV contra quaisquer ataques daquele atacante até que ele localize a fonte dos ataques (por fazer um Teste de Percepção).  O defensor não pode ser consciente da precisa localização do ataque ou atacante para a penalidade de Blindside ser aplicada. Fica a cargo do GM especificar se um ataque é Blindside ou não.


Poderes sensoriais como Full Vision ou talvez um rápido vislumbre na direção certa na hora certa poderia fazer um personagem consciente da posição dum atacante. Se o ataque vem dum ponto além da visão ou do Alcance do poder sensorial, o personagem sofre Blindside.