FANDOM

Em memória de Alex Toth.

Superamigos (Superfriends) foi um desenho animado de grande sucesso, produzido de 1973 a 1985 pela Hannah-Barbera, baseado na Liga da Justiça da DC Comics.

Super-friends super

Mote Edit

Na formação original de Superamigos, os mais poderosos super-heróis do universo (Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman e Robin) unem suas forças, com a ajuda dos adolescentes Wendy, Marvin e o Supercão para lutar pela justiça, combater o mal e servir a toda a humanidade.

A base de operações destes cinco super-heróis e seus “trainees” é chamada de Sala de Justiça (Hall of Justice), onde recebem alertas e informações do Coronel Wilcox.

A partir da segunda temporada, Wendy, Marvin e Marvel são substituídos pelos Super-Gêmeos os adolescentes alienígenas Zan e Jayna e seu macaco Gleek.

Nas temporadas seguintes, outros super-heróis juntam-se ao grupo, como o Chefe Apache, Flash, Vulcão Negro, Samurai, Lanterna Verde, entre outros.

Regras especiais para Superamigos Edit

  • Na vasta parte, os personagens citados poderiam ser os mesmos da Terra 1, apenas substitua a Connection (Liga da Justiça) por Superamigos. Interessantemente, nos quadrinhos baseados em Superamigos, muitos eventos acontecendo nas revistas da continuidade normal serviam como desculpa para ausencia dum determinado personagem no time.
  • Os Superamigos NUNCA entram em Killing Combat e evitam combate desnecessário, preferindo prender, desnortear, transformar, neutralizar, paralisar ou banir um adversário.
  • Os Superamigos utilizam seus poderes de modo cientificamente criativo. O GM pode oferecer Hero Points extra no final da aventura para cada aplicação interessante e nunca usada antes (Quem não lembra da vez que Superman jogou iodeto de prata nas nuvens para causar chuva, ou da vez que Mulher-Maravilha usou o laço mágico como um pára-raio?).
  • Cada um dos membros dos Super Amigos possuem Popularity; isso se estende até a outros planetas (eles tinham missões no espaço como rotina).
  • Superman é afetado por kryptonita em praticamente todos os episódios, então o GM pode alterar a qualidade da Loss e Fatal Vulnerability de raro para comum. Por exemplo, no episódio "O desafio dos deuses" a deusa Hera evoca um centauro com ferraduras de kryptonita.
  • Ligações de Superman com Krypto, o supercão e Legião dos Superheróis nunca são mencionadas, porém, seu passado como Superboy, Kandor, a Zona Fantasma, a Fortaleza da Solidão e os Super-Robôs são considerados.
  • Mulher-Maravilha sofre estranhas flutuações de Força nos episódios (considere que sua Força é 5 +1 d10, jogado antes de cada campanha). No episódio "Superamigos, descansem em paz" ela manifestou o poder de teleportar-se para a Ilha-Paraíso.
  • Batman se comporta como sua versão Era de Prata, e sua motivação poderia ser Upholding the Good.
  • Embora Aquaman tenha um vasto background (sua ligação com Atlantis, Mera, Aqualad como sidekick) isto nunca é referido no show; seus atributos sobre-humanos também não, então o GM pode considerar que ele tem Força 5 e Corpo 6.
  • Embora The Flash tenha Kid Flash como sidekick nos quadrinhos desta época o pequeno velocista nunca fez aparição no show.
  • Ligação de Gavião Negro e Thanagar nunca é mencionada.
  • Ligação de Cyborg com os Novos Titãs nunca é mencionada.
  • Ligações da Tropa dos Lanternas Verdes ou Guardiões do Universo com Hal Jordan nunca são mencionadas, mas é mostrado que ele herdou o anel de Abin Sur. Do mesmo modo, não há uma explicação dentro do show para o anel de Sinestro.
  • Na realidade de Superamigos, não existem a grande diversidade de Terras Paralelas, embora universos alternativos ainda existam (Solomon Grundy, originalmente da Terra 2, aparentemente nasceu no mesmo universo que outros personagens). Exceções são feitas em ao menos 2 episódios: 1) Quando Superman encontra os SuperInimigos, um análogo para o Sindicato do Crime da América em outra dimensão, onde todos os membros são as contrapartes malignas dos Superamigos, com mesmos nomes, mas com pequenas alterações na aparência e vestuário (Robin com bigode, Superman com roupa escura, Aquaman com tapa-olho); 2) na vez que Superman e Batman enfrentam os Zoons, espécies de vilões zooantropomórficos vindos de outra dimensão.
  • Darkseid possui Séria Irrational Attraction pela Mulher-Maravilha, tendo-a chantageado a casar consigo em ao menos dois episódios. O único poder de Darkseid parece ser Energy Blast. Seus portais são abertos com dispositivos, não com o próprio poder.
  • Brainiac começa em sua versão com diodos na cabeça, passando a sua fase de robô esqueleto em suas últimas aparições no show; o modo como ele é alterado é muito mais simples que nos quadrinhos: ele recebeu upgrades em sua estrutura. Embora ele nunca use seu raio miniaturizador, é mencionado em um episódio que ele miniaturizou a cidade de Kandor.

Personagens Edit

Nem todos os personagens de Superamigos faziam parte do elenco da DC Comics. Os Super Gêmeos, Gleek, Chefe Apache, Samurai, El Dorado, Vulcão Negro, Wendy, Marvin e Supercão foram criados pela Hanna-Barbera especialmente para a série.

Superfriends

Originais da DC Comics Edit

Titulares

Esporádicos

SuperFriendsExtendedCast

Criados para a sérieEdit

Além de personagens tradicionais da DC Comics, outros foram criados para a série com o intuito de dar diversidade étnica ao grupo.

  • Vulcão Negro: Seus poderes são baseados em eletricidade. Ele pode emitir raios, voar, mover-se na velocidade da luz e até mesmo viajar no tempo.

  • Super-Gêmeos: São um casal de irmãos gêmeos do planeta Exxor. Jayna pode transformar-se em qualquer animal (terrestre, alienígena, extinto ou mitológico), enquanto Zan pode transformar-se em água na forma sólida, líquida ou gasosa. Na forma sólida, pode também assumir a forma de objetos de gelo, como asadeltas, ou britadeiras, ou etc. Na forma líquida, pode combinar-se com água pré-existente, aumentando sua massa e volume. Os gemeos só podem usar seus poderes se suas mãos estiverem em contato. Mais tarde Zan e Jayna fizeram aparição nas revistas DC e passaram a ser considerados parte do Universo DC principal.

  • Gleek: Ele é um macaco azul dos Super-Gêmeos. Parte do tempo atrapalha, parte do tempo salva o dia.

  • Chefe Apache: É um índio americano da tribo dos Apaches que pode ficar gigantesco. Ele ganhou este poder de um xamã de sua tribo em troca de salvar algumas pessoas que estavam em perigo.

  • Samurai: Tem o poder de virar um tornado e pode tornar-se invisível. Era muito inteligente; conseguia ganhar de Superman no xadrez.

  • Wendy e Marvin : Não têm poder algum, mas são bons de briga. Só apareceram na primeira temporada. Acompanhados do Supercão.

  • El Dorado : Um mexicano descendente de astecas que pode ler mentes, ficar invisível, teleportar-se e criar ilusões.

VilõesEdit

Enquanto vários dos vilões principais se juntaram à Legião do Mal, houveram vários outros agindo em conjunto ou solo. Membros da Legião que tiveram um embate solo contra os Superamigos também são listados aqui. Para o resto deles, veja Legião do Mal.

Originais da DC Comics:Edit

  • Manta Negra (referido na aparição solo apenas como "Manta")

Criados para a sérieEdit

  • Pirata da Força
  • Dr. Baffles
  • G.E.E.C.
  • Dr. Thinkquick
  • Dr. Pelagian
  • Dr. Simian Shamon
  • Kolbar
  • Dr. Rebos
  • Noah Tall
  • Rei Plasto
  • Hank e Ben
  • Raven
  • Dr. Hiram Gulliver
  • Dr. LaBond
  • Holo e Zara
  • Dr. Cranum
  • Earthors
  • Quarteto Secreto
  • Dictor e as Criaturas do Tempo
  • Hydronoids
  • Mongor
  • Dr. Pavor
  • Dr. Droid
  • Tyrannic
  • Enforcer
  • Barko
  • Ameaça Invisível
  • Insecta
  • Colecionador
  • Medula
  • Professora Amy Zhan
  • Homens-Leão
  • Dra. Xra e seus homens-fera
  • Sculpin
  • Professor Korloff e a Múmia de Nazca
  • Monstro do brejo
  • Professor Fearo
  • Capitão Tubarão
  • Ferocios (habitantes de Venus)
  • Monolito do Mal
  • Ser do Mal (Pantano do morto-vivo)
  • Dr. Natas
  • Rokan
  • Darkon
  • Sinbad e os Piratas Espaciais
  • Dracula
  • Hul, Logar e Rom-Lok (3 vilões da Zona Fantasma)
  • Monstro de antimatéria
  • Torhana
  • Criaturas cérebro
  • Zarnum (Circo espacial)
  • Capricorn Kid (cowboy espacial)
  • Kareem Azaar e o gênio do mal
  • Orville Gump (assistente de Lex Luthor)
  • Demônios do sol
  • Rebeldes do planeta Camelon
  • Mal Havok
  • Superinimigos
  • Capitão Nimoy
  • Dr. Frankenstein
  • Pés-grandes
  • Monstro de gelo
  • Criatura de energia estelar
  • Os Anjos da estrada
  • Yuna, a terrível
  • Bandidos espaciais do Rock and Roll
  • Dr. Wells
  • Barba Negra
  • Marcianos
  • Holmes
  • Monstro de óleo
  • Vampiresa, a Vampira Vodu
  • Macacos Exxorianos
  • Cupins de Venus
  • Ocina, rainha de Atlantis
  • Romac
  • Pack e Stardust, os bandoleiros de Orion
  • Gênio Espacial
  • Scorpio
  • Diamante Jack
  • Múmia Alienígena
  • Zy-Kree (um análogo a General Zod)
  • Monstro poluído
  • Solderath e os Homens-Lava
  • Guerreiro feudal japonês (O amuleto do guerreiro)
  • Ciclope de Ferro
  • John Paleta
  • Colossus (vilão de Superamigos)
  • Keelhaul Kelly, o pirata fantasma do Mar Scaraghosta
  • Os Zoons
  • Bulgor, a besta humana
  • Bonecos espaciais
  • O navio Titanic (sério!)
  • Technos
  • Clones de Aquaman e El-Dorado (criados por Brainiac)
  • Sono
  • Gosma Malusiana
  • Corredores espaciais
  • Dr. Dan Corwin (Ilha dos Dinossóides)
  • Dollmaker
  • Remlar

TemporadasEdit

Superamigos fez muito sucesso e teve 8 temporadas.

  • Super Friends (1973)
  • All-New Super Friends Hour (1977)
  • Challenge of the Super Friends (1978-1979) --- Nesta temporada os Superamigos se defrontavam com seus vilões clássicos, a Legião do Mal.
  • World's Greatest Super Friends (1979)
  • The Super Friends Hour Shorts (1980-82)
  • The Lost Super Friends Episodes (1983)
  • Super Friends: The Legendary Super Powers Show (1984-1985-1986) --- Estreiam Darkseid e Nuclear (Firestorm no original, chamado de Tempestade na dublagem brasileira)