FANDOM



link Vontade

Base Cost 50

Factor Cost 5

Alcance Normal

Tipo Dados

Substance Manipulation (Manipulação de Substancia) permite modular um certo tipo de substância ao bel-prazer do usuário, e pode-se criar um objeto feito daquela substância. A substância deve ser escolhida na compra do poder. Isto pode ser metal, madeira, rocha, vidro, cristal, gelo, plástico, etc. O Alcance do poder é Normal.

Primariamente, deve-se ter uma concentração suficiente da substancia a ser manipulada.

Para simplesmente modular a substância, joga-se os APs de poder como AV/EV e os APs de Corpo da substancia como OV/RV. Se procura-se dar forma artística, a AV será os APs de Artist (sculptor) do personagem e a OV será 4.

Para criar-se objetos, joga-se AV APs de Accuracy, ou Scientist, ou Gadgetry e EV APs de Substance Manipulation. A OV será a complexidade da nova forma (use a tabela para OV) e a RV será o CORPO da matéria que procura-se modular. A OV pode ser afetada de acordo com as vantagens Scholar ou Expertise possuídas pelo usuário.

RAPs conseguidos podem ser divididos como desejado entre as habilidades do objeto, se houver. Note que objetos criados nunca podem ter complexidade muito alta, pois inventos muito complexos são feitos de várias substâncias em exatas proporções. Pelo mesmo motivo, deve-se respeitar as propriedades específicas de cada matéria. O GM sempre tem a palavra final em como este poder irá se comportar.


OV COMPLEXIDADE
0 material bruto (muro)
1 clava , bastão
2 faca básica, cadeira, mesa, canoa
4 lança, espada, arco simples, bateria, fogo de artifício
6 mosquete, arco composto, TNT, telégrafo

Note que a OV é mais alta que as da tabela de Gadgetry, pois Substance Manipulation é instantaneo.

Ex: Vamos supor que um personagem com Scientist 8 e Substance Manipulation (metal) 6 tenta criar uma espada (CORPO 6) a partir dum lingote de aço (CORPO 6). Uma espada tem uma complexidade 4.

O CORPO do lingote será usado como RV. Joga-se então AV 8/ EV 6 contra OV 4/ RV 6. RAPs conseguidos podem ser incorporados a EV da espada.

De modo similar, um personagem que pudesse manipular madeira poderia criar uma canoa (CORPO 7) a partir de uma pilha de lenha (CORPO 7). O CORPO da lenha será usada como RV. A complexidade da canoa é de 2. A OV/RV então é 2/7. RAPs conseguidos podem ser implantados na FORÇA da canoa. O personagem deve usar outros meios mecânicos a fim de dar impulsão ao bote (motor de popa, velas, remos, etc.)

A forma deve permanecer durante um tempo máximo igual aos APs de poder, um ponto no qual retorna a forma de origem. O personagem pode modular a substancia de novo ao fim deste tempo, ou mesmo antes dele, para dar-lhe uma nova forma, efetivamente mudando a utilidade do objeto. Por exemplo, um personagem poderia entrar num combate com uma grande espada feita com metal manipulado, e no meio da batalha alterá-la para um escudo, couraça, ou capacete. Objetos destruídos não podem ser remodulados.

O poder pode ser comprado com os seguintes bonus e limitações:

Substância adicional: (+1 FC cada)

Permanente (+2 FC)

Substância rara ou muito específica: madeira de jacarandá, cobre, poliestireno, quartzo, ouro, teia, basalto, pérola (-1 FC)

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.