FANDOM

link INFL

base cost 35

Factor Cost 5

Alcance auto

tipo Automático/Dados

Speak with Deads (Falar com os mortos) permite contactar as almas dos que já faleceram. As almas mantem uma extensa comunidade etérea e podem comunicar-se uns com os outros e manter vasta rede de informações, como uma espécie de ´´internet fantasma´´. Entre as aplicações possíveis há:

1) Pedir as almas para responder perguntas simples.

2) Pedir as almas para que rastreiem um objeto ou ser vivo localizado em qualquer parte do planeta. A AV é igual a INT ou Accuracy e EV é igual aos APs de poder, enquanto a OV é quão bem conhecido é o item ou pessoa rastreado pelo personagem (ver tabela), e a RV é a distancia entre o usuário e o personagem (A RV não pode ser revelada pelo GM). RAPs são subtraídos da distancia entre o personagem e o alvo para determinar quão longo a procura dura em APs de tempo. O personagem não necessita permanecer inativo quando a pesquisa está em progresso; o Além deve contactá-lo quando achar o alvo. RAPs também podem ser adicionados a perícia Military Science (Tracking), se o personagem tiver.

Familiaridade OV
Usuário viveu com a pessoa ou teve o item por anos 1
Esteve com a pessoa ou o item várias vezes 2
Esteve com a pessoa ou o item uma vez 3
Pessoa ou item estudado (nunca vistos) 4
Viu a foto da pessoa ou do item 6
Às cegas 8

Exemplo: Um personagem procura saber onde está Lois Lane. O personagem tem INT 10 e Speak with Deads 25. Ele esteve com Lois uma vez, então a OV é 3. A distancia atual entre Lane e o personagem é de 4000 milhas (22 APs), então a RV é de 22 (esta distancia não deve ser revelada pelo GM). O personagem rola 11 nos dados, obtendo 10 RAPs. Levará 12 APs de tempo (4 horas) para o Além achar Lane (22-10=12).

Uma vez que o alvo é achado, o Além não irá constantemente monitorá-lo; no caso, Lane poderia locomover-se ou ser levada para outro local, antes do personagem chegar ao local indicado pelo Além, e ele precisaria fazer outra jogada para relocaliza-la, embora que desta vez seja mais fácil, uma vez que a distancia é menor.

3) Falar com um falecido conhecido pelo personagem. Joga-se APs de poder contra OV/RV INFL/Espírito do falecido. A OV/RV é afetada em quão bem o personagem conhece o falecido e quão boa é a relação entre ambos. RAPs representam o tempo em que a alma pode ser interrogada. Se possui-se algo que pertenceu a vítima ou um pedaço de seu cádaver, a OV é diminuída em -2 colunas.

4) Ouvir as vozes das almas errantes próximas, mesmo quando não se está procurando conversa.

5) O personagem pode incorporar temporariamente um espírito. Jogue APs de poder contra OV/RV INFL/Espírito do falecido. A OV/RV é afetada em quão bem o personagem conhece o falecido e quão boa é a relação entre ambos. Se possui-se algo que pertenceu a vítima ou um pedaço de seu cádaver, a OV é diminuída em -2 colunas. RAPs representam o tempo em que a alma é incorporada no personagem. Quando incorporando, o personagem pode usar todas as Perícias Mentais e Sócio/Místicas do falecido, bem como eventuais poderes mentais ou místicos que ele tenha possuído em vida.