FANDOM

As complicadas idéias encontradas aqui são a fundação matemática na qual jaz o sistema de APs, mas não são necessárias para entender o jogo. Uma Unidade de Efeito, a qual é 0 APs, é o valor base para medidas na Tabela de Efeito. As seguintes medidas são os maiores valores de uma Unidade de Efeito (0 APs) em seus equivalentes no mundo real.

Medida Quantidade Métrico
peso 50 libras 25 kg
distância 10 pés 3 metros
volume 1 pé cúbico 25 litros
tempo 4 segundos -
dinheiro US$ 25 -

A Tabela de Efeito Edit

A tabela de efeito a seguir é usada para traduzir APs para Unidades de Efeito de medida no mundo real. Frequentemente. isto não é necessário, desde que as Tabelas de Ação e Resultado são configuradas para usar APs, que por sua vez produz um resultado em APs (os RAPs). Algumas vezes, porém, pode ser necessário "traduzir" as medições do mundo real em APs (Quantos APs pesa o Planeta Diário?) ou transformar APs em unidades do mundo real (qual a distância de 6 APs?).

Unidades Edit

O número de Unidades de efeito e seu equivalente em APs é chamado de Multiplicador de Unidades de Efeito. O número de APs que equivalem ao Multiplicador de Unidades de Efeito são achados na tabela. Por exemplo, 0 APs é igual a 1 Unidade de Efeito, 5 APs é igual a 30 Unidades de Efeito. e assim por diante. Se a medida em questão é peso. em seguida, 5 APs é de 1500 libras (50 libras vezes 30 Multiplicadores de Unidades de Efeito é igual a 1500). Se fosse tempo, 5 APs é igual a 120 segundos ou 2 minutos (4 segundos vezes 30 Multiplicadores de Unidades de Efeito é igual a 120 segundos) e assim por diante. O máximo de Unidades de efeito de um Multiplicador de Unidades de Efeito é o dobro da anterior; o mínimo é igual ao máximo anterior +1. Por exemplo. o Multiplicador de Unidades de Efeito 30 abrange toda a gama de unidades de efeito de 16 a 30.

Unidades
APs
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Multiplicador de Unidades de Efeito
1 2 4 8 15 30 60 125 250 500

MúltiplosEdit

A primeira coluna só vai de 0 a 9 APs. Então como podemos descobrir quanto pesam 24 APs? Primeiro, tome somente a casa das unidades nestes APs (4) que equivalem a 15 Multiplicadores de Unidades de Efeito. Na segunda tabela (Múltiplos), procure a casa das dezenas nestes APs (neste caso 20). O Multiplicador de Unidades de Efeito é 1 milhão. 15 x 1000000 = 15000000, 15 milhões. Então 24 APs são 15 milhões de Unidades de Efeito, que multiplicadas pelo peso base de 0 APs (25 kg), resultam em 375 milhões de kg, ou 375 mil toneladas. Nesta gama, 24 APs poderia ser qualquer peso superior a 187 mil e quinhentas toneladas até as 375 mil toneladas.

Múltiplos
APs Multiplicador de Unidades de Efeito 
10 mil
20 1 milhão
30 1 bilhão
40 1 trilhão
50 1 quadrilhão
60 1 quinquilhão
70 1 sextilhão
80 1 septilhão
90 1 octilhão
100 1 decalhão

Exceções Edit

Para toda regra, há a exceção. Poderes que em suas descrições aumentam APs duma habilidade podem ser somados normalmente; não se usará as tabelas acima. Estes poderes incluem (mas não limitados a): Skin Armor, Cold Immunity, Flame Immunity, poderes que somam seus APs a RV proporcionada por Corpo contra ataques físicos de natureza específica; Dispersal e Density Increase, que ampliam a RV física mas com alguns efeitos colaterais; Growth, que aumenta APs de Força e Corpo; Power Reserve, que pode somar seus APs a várias habilidades pré-estabelecidas.