Fandom

DC Heroes RPG Wiki

Shrinking

1,549pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share
link FORÇA
Atom

O Átomo (Ray Palmer) usando o poder Shrinking para ficar do tamanho dum inseto.

Base Cost 20

Factor Cost 5

Alcance Auto

tipo Automático

Permite ao personagem encolher de tamanho, mantendo a mesma FORÇA e peso que tinha em tamanho normal.

APs em uso Comparativo de tamanho

redução em tamanho

2 bebê 1/2
3 cão 1/4
5 gato 1/8
6 pequeno pássaro 1/16
8 rato 1/32
11 inseto (barata)
13 pequeno inseto (percevejo)
17 células humanas
20 bactérias
25 vírus
30-31 moléculas
32 átomos
37 elétrons
45 mésons, fótons, grávitons

Cada 1 AP de Shrinking engajado:Edit

1) diminui o movimento em 1 AP (isto não afeta poderes de transportação como Warp e Teleportation, mas poderes físicos de movimento como Flight e Running sim). Se o personagem está com a limitação "Sempre Ligado", levaria uma tarde inteira tentando atravessar o jardim, dependendo do tamanho...

2) Diminui a OV contra ataques físicos de adversários em tamanho normal atacados pelo personagem em 1 AP (ao mínimo de zero).

Cada 2 APs de Shrinking engajados:Edit

1)aumentam a OV contra ataques físicos em +1 AP,

2)garantem 1 AP de Microscopic Vision (cumulativa se o personagem já possui tal poder). Em contrapartida, a distância em que o personagem pode ver ao longe díminui na mesma proporção, e sua Telescopic Vision (se houver) é diminuida 1 AP nesta proporção.
Doll man

Pequeno Polegar e Doll Girl podiam encolher seu tamanho a 6 polegadas, mas não podiam atingir tamanhos intermediários, somente totais APs de Shrinking ou nenhum.

3) O personagem tem o alcance de sua voz díminuida por 1 AP. Normalmente, um sussurro pode ser ouvido a 0 APs, conversação normal a 3 APs e gritos estridentes a 7 APs. Personagens com tamanhos equivalentes a Shrinking 14 ou + não poderiam ser ouvidos por personagens sem Extended Hearing. (Joe! Aqui embaixo! EEEIII!!!!!!! EEEEEEIIIIIII!!!!!!!!!!) Em contrapartida, sons de coisas pequenas podem ser melhor ouvidos. Considere que por cada 2 APs de Shrinking engajados, o personagem ganha 1 AP de Extended Hearing (cumulativo se o personagem já tem o poder).

4) Aumentam a dificuldade de ver o personagem. Por si só, personagens normais devem fazer um teste contra OV/RV igual aos APs de Shrinking divididos por 2 para tentar perceber o personagem encolhido. Cada 2 APs de poder sendo usados dão +1 AP a Thief (Stealth somente) e Camouflage (auto).

5)Personagens encolhidos recebem um grande bonus ao usar a manobra Block, se eles estão dentro duma casa mobiliada ou outro terreno parecido. Meras cadeiras ou sofás, além de ajudar a ocultar a presença do personagem, aumentam o bonus por Block na Tabela de modificação por tamanho do objeto. Considere que cada 2 APs de Shrinking aumentam o bonus por +1 coluna, até o máximo de +6.

FATOS SOBRE PERSONAGENS ENCOLHIDOSEdit

  • O personagem tem +1 coluna de penalidade na OV/RV de Intimidação quando num tamanho menor que o oponente.
  • Dependendo do tamanho, insetos podem vir a ser intimidantes para o personagem. Considere que eles tem Strange Appearance.
  • Personagens encolhidos requerem menos comida, água e ar para sobreviver, embora que não com menos REGULARIDADE. Supondo que um personagem sente sede dentro de 4 em 4 horas, encolher não afetaria este intervalo, mas uma única gota poderia saciar sua sede.
  • Se sua campanha é realista, personagens muito pequenos poderiam ter problemas quando em tamanhos subatômicos. Personagens deste tamanho não poderiam respirar, uma vez que os átomos de oxigênio seriam grandes demais para passar por sua narinas. Eles também não poderiam ver, considerando que os fótons não poderiam atravessar suas retinas. O que se poderia considerar é que o personagem poderia encolher suficientes átomos de oxigenio e partículas de fóton para que pudesse permanescer algum tempo neste tamanho.

ESTRATÉGIASEdit

  • Se o personagem tem Density Increase, isto pode a vir ser crucial. O personagem poderia manter o mesmo peso que tem quando grande, ou mais. Quando escalando uma pessoa, poder-se-ia aumentar a densidade para que o peso excessivo do personagem, concentrado num único ponto, viesse a fazer a pessoa escalada perder o equilíbrio. Para fazer isso, é necessário estar escalando uma pessoa (Grappling Attack inicial necessário, com os bônus pelo tamanho aplicáveis). A seguir se faz um ataque com AV/EV igual aos APs de peso do personagem menos APs de Shrinking usados mais APs de Density Increase usados. A OV/RV é FORÇA/CORPO do indíviduo. RAPs representam que ela desequilibra e cai, com RAPs sendo dano.
  • Com 7 APs ou + de Shrinking utilizados, o personagem pode tentar um Surprise.
  • Com 8 APs ou + de Shrinking utilizados, o personagem torna-se invísivel a Radar Sense.
  • Com 13 APs ou +, ele torna-se invísivel a olho nu, podendo ser visto somente por personagens com suficiente Microscopic Vision ou outros personagens encolhidos com no máximo 13 APs de diferença. Isto permite que o personagem possa entrar dentro dum inimigo mediante seus oríficios naturais e crescer dentro das veias dele. Isto causa um dano com AV/EV igual aos APs de Shrinking contra OV/RV APs de CORPO. O personagem também corre o risco de ferir-se desta maneira, com AV/EV igual aos APs de CORPO do oponente contra OV/RV FORÇA/CORPO. Se consegue-se chegar ao cérebro, a manobra é considerada Devastating Attack.
  • Com 20 APs ou mais, você pode entrar no corpo dum inimigo mediante seus poros. Note que neste tamanho, o sistema imunológico do adversário ataca o personagem.
  • Com 28 APs ou +, o personagem torna-se capaz de criar uma reação em cadeia por romper os elos de átomos. O personagem usa sua FORÇA ou poderes de ataque físico como AV/EV contra uma OV/RV de 8/8. RAPs conseguidos geram o efeito de 18 APs de Bomb (Veja Bomb). O personagem é suscetível ao dano desta explosão. O GM poderia ajustar esse APs de Bomb conforme o tipo de átomo.
  • Um personagem com 38 APs de Shrinking poderia facilmente passar pelos elos atômicos da matéria.
  • Um personagem com 75 APs poderia mexer com as cordas - teorizadas como objetos unidimensionais que participam da formação do universo. O que acontece fica a cargo do GM.


bonus possíveis:Edit

  • Pode encolher outros em um alcance iguais aos APs de poder (+5 FC) Para isso, jogue os APs de poder como AV/EV contra Destreza/Corpo do alvo como OV/RV (se o poder tem Mystic Link, a OV/RV é INFL/SPIRIT ao invés). Alvos tem APs de Shrinking
    Supershrinking

    Brainiac, no Pré-Crise, tinha uma arma que encolhia pessoas e objetos.

    ativos iguais aos RAPs ganhos; se a jogada inicial não surtiu RAPs suficientes, uma nova tentativa pode ser feita e somar os RAPs, mas os RAPs totais nunca são maiores que os APs de Shrinking do usuário. Alvos permanecem encolhidos por um período de tempo igual aos RAPs ganhos e não podem retornar ao verdadeiro tamanho nesse tempo. O alvo ainda conserva sua FORÇA, poderes ofensivos e peso há menos que o poder seja comprado com o bonus adicional: pode escolher quais alvos de Shrinking terão sua FORÇA, poderes ofensivos e peso dimínuidos (+3 FC, total +8) .

limitações possíveis:Edit

  • O personagem encolhe ou anula 1 AP por fase (-1 FC)
  • Invaríavel : O personagem não pode variar para tamanhos intermediários (-1 FC)
  • Shrinking diminui a FORÇA, poderes ofensivos e peso do personagem pelos APs de poder (-3 FC)

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.