FANDOM

Se deseja o artigo para uma história alternativa que contava a vida dos personagens da Era de Ouro dos Quadrinhos após a Segunda Guerra Mundial veja Era de Ouro (minissérie). 

A Era de Ouro dos Quadrinhos foi um período compreendido entre 1938 (criação de Superman) até 1955. 
Golden age

Personagens ativos durante a Era de Ouro.

NOTAS DE GÊNERO (veja Gênero)

Killing Combat: Variável (veja abaixo)

Hero Point Costs:

Dice Action 1

Last Ditch 1

Desperation 15

Pushing: Ilimitado

Expenditure: Dobro

Recovery: 10 APs

Notes: G

  • É geralmente considerado um período de inocência, de ideais puros e patrióticos, onde os inimigos estão bem definidos. Killing Combat praticamente nunca é visto; As exceções se dão justamente no fim dos anos 30, quando muitos personagens estavam em ínicio de carreira, e utilizavam métodos cruéis de combate ao crime, incluindo armas de fogo e outras técnicas letais. Se confrontado com uma situação onde Killing Combat é inevitável, o herói não ganha Hero Points, mas também não os perde. O GM deve dar a última palavra em como isso afetará a pontuação do personagem.
  • Foi nesta época que surgiram praticamente todos os clichês de heróis e vilões (Identidades Secretas, cientistas loucos, etc.). A Motivação Seeking Justice é muito rara, sendo possuída apenas por meia dúzia de personagens.
  • Praticamente em todas as histórias havia um momento em que o personagem é rendido e amarrado, sendo deixado para trás por vilões desalmados em frente a uma armadilha mortal. Considere que vilões tem um bonus de -1 coluna extra nos ataques de Surprise sucessivos (em adição ao bonus natural de Surprise).
  • Poderes e Atributos sobrehumanos terão um acréscimo de +1 coluna em Factor Cost a menos que comprados com alguma limitação (Perícias inafetadas). Isto reflete a diferença de poder entre os heróis modernos e os daquela época.
  • Gadgets e Artefatos devem ser comprados com 1 coluna extra em Factor Cost de todas as habilidades. (A alteração para poderes de personagens comentada acima não se aplica a Gadgets.)
  • Desde que os heróis personificam fortes ideais e símbolos da batalha entre os Estados Unidos e o Eixo, TODOS os personagens uniformizados heróicos tem a vantagem Local Hero gratuita. Um personagem que compre Popularity, no caso, ganha um bonus extra ao fazer Interação de Personagens com multidões: Ele tem -2 colunas de redução na penalidade ao fazer Multi-Attack usando Charisma ou seus atributos sociais ao invés da -1 coluna.  (Esta regra claramente não se aplica a personagens soldados, como Sargento Rock).
  • No período entre a declaração de guerra entre o Japão e os Estados Unidos (Pearl Harbor, 1941) até o final da Segunda Guerra (1945), todos os heróis uniformizados tem gratuitamente uma Connection (baixa) com o All-Star Squadron, todavia, são sujeitos a todas as leis do grupo. Para evitar ser parte do Esquadrão, o personagem deve comprar a vantagem Independence.
  • Racionamentos

    Itens racionados na Segunda Guerra.

    Na Segunda Guerra Mundial, gasolina, alguns itens alimentícios (café, chá, manteiga, carne, queijo) e outros itens eram estritamente racionados pelo governo americano. Muitas pessoas só podiam comprar limitadas quantidades destes itens. O personagem com a vantagem Unlimited Resources (Recursos Ilimitados) pode comprar estes itens a vontade. Personagens sem esta vantagem devem fazer os testes de Riqueza para comprar um item racionado com +1 coluna de dificuldade na OV/RV. Para este fim, todas as partes envolvidas na construção dum Gadget são consideradas itens racionados. Personagens sem esta vantagem também não podem andar de carro a vontade devido ao racionamento de gasolina, tendo que confiar em outros métodos alternativos e não tão confiáveis de transporte.
  • Muitos heróis possuem Sidekicks.
  • 1 dólar americano na época tinha o mesmo poder aquisitivo de 10 dólares hoje. Divida por 10 todos os parametros apresentados na Tabela de Riqueza para aventuras nesta era.
    Starman tv

    Ted Knight, Starman I, neste ponto de 1939 admite que a TV levará décadas antes de ser totalmente disponível às massas.

  • Para construir um Gadget indisponível durante esta era (ou experimental, como a bomba atômica), o personagem necessita possuir a vantagem Genius. Muita da tecnologia disponível hoje não existia na época. TVs eram objetos de luxo, pertencentes só aos mais ricos, as imagens eram em preto e branco, haviam poucas emissoras, e os primeiros modelos tinham que ser assistidos em pé, pois a transmissão de imagens era no teto do aparelho.

A maioria das pessoas ouviam rádio (que na época também transmitia rádio-novelas e rádio-seriados). As principais fontes de informação eram o jornal impresso e os newsreel (tipo de noticiário veiculado nos cinemas antes dum filme. O herói Johnny Quick foi um repórter deste tipo de mídia.) Computadores eletrônicos já existiam, mas eram indisponíveis ao público, ocupavam salas inteiras e estavam limitados a tarefas muito simples, que envolviam cálculos. O poder computacional deles seria equivalente hoje a uma calculadora de bolso. Internet não existia.

  • Embora muitas das aventuras desta era já mostrassem personagens realizando viagens interplanetárias, elas eram desconhecidas pela tecnologia vigente na época.
  • O preconceito era reinante naqueles tempos. Mulheres ainda lutavam por seus direitos; como consequencia, existiam relativamente poucas heroínas na Era de Ouro. Negros não podiam frequentar estabelecimentos de brancos, como escolas, clubes, certos vagões de trem, etc, uma situação parecida ao apartheid na África do Sul. As pessoas negras nesta era tem a desvantagem Mistrust quando interagindo com brancos. Devido ao ataque japonês a Pearl Harbor, japoneses têm durante o desenrolar da Guerra seus direitos limitados; muitos foram compulsoriamente parar em campos de internamento dentro do solo americano (a heroína Tsunami certa vez pediu para ser presa num destes campos depois que soube do encarceramento de sua família). Homossexualismo era considerado crime em alguns países. Embora as idéias de Nietsch fossem bem difundidas na Rússia, ateísmo como o conhecemos praticamente não existia.

Template oficialEdit

Golden age
Era de Ouro
Dchlogo