Fandom

DC Heroes RPG Wiki

Regras da casa

1,568pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share

Tenho que confessar que trapaceei um pouco. Os mais viciados em DC Heroes devem notar que há uma divergencia de regras neste site para as do livro. Enquanto continuei com a base da coisa toda (mantendo o esquema de atributos, poderes, perícias, vantagens, etc.) eu também me senti livre para alterar regras no sistema que me eram incomodativas. Muitas regras do Blood of Heroes foram incluídas, e também regras pessoais. Vejam as alterações:

Alterações em atributos:Edit

Alterações em poderes:Edit

  • Para começo, vários Base Cost e Factor Cost alterados. Muitos atributos de ligação (Link) foram alterados.
  • Muitos poderes agora precisam duma perícia ou atributo para a AV; Se o jogador deseja que os APs de poder funcionem como AV, ele deve comprar o bonus Targeting.
  • Bonus e limitações básicas dos poderes alterados (Ex: Personality Transfer agora deixa o corpo para trás em sua descrição básica; o efeito anterior de sumir o corpo é um bonus agora).
  • vários poderes Mentais foram alterados para poderes físicos, em especial supersentidos ligados exclusivamente a partes do corpo, como Analytical Smell/Tracking Scent e Telescopic Vision . Raciocine: Se um personagem com Personality Transfer habita o corpo de outro, ele só poderá usar poderes e atributos físicos. Como ele poderia usar Telescopic Vision se este fosse um poder mental?
  • Extra Limb tem regras diferentes e dá a opção de cabeças ao invés de braços.
  • Gravity Decrease confere ajustes na OV, e não permite realmente voar (o personagem deve ter outras formas de propulsão).
  • Mental Illusion se torna um bonus ou limitação para Illusion. Illusion já tem um alto Base Cost e Factor Cost. Não há necessidade de comprar poderes separados.
  • Poison Touch : Há agora a possibilidade de envenenar objetos, e um teste para expelir o veneno.
  • Power Drain: na descrição original você só poderia fazer uma jogada e não poderia fazer outra até a duração acabar. Além do que a mecanica original do poder poderia ser boa para outros RPGs que tem a matemática de níveis normal, e não em DC Heroes RPG, cujo sistema de APs é baseado numa progressão geométrica de 2.
  • Recall: a maneira como o poder se comporta e seu custo foram alterados. Originalmente o poder só permitia relembrar fatos, sem nenhum implemento nas perícias. O poder Recall antes tinha um uso muito estranho. Para se lembrar de informações específicas, voce jogava os APs do poder como AV/EV e sua INT como OV/RV. Isso não faz sentido, segundo essa regra quanto mais inteligente um personagem for, mais difícil é pra ele usar Recall. Recall representa memória fotográfica, por que inteligência dificultaria seu uso? O Superman tem Recall 20 e INT 11, e um personagem com INT 5 e Recall 12 teria o uso do Recall tão bom quando o do Superman no que tange a rolagem de dados.
  • Self-Link: Melhor descrição e aplicações de cada poder deste tipo.
  • Spiritual Drain agora têm Alcance Normal em sua descrição básica.
  • Superspeed : Na descrição original, o personagem substitui sua velocidade correndo, dano corpo-a-corpo e destreza pelo poder. Isto não faz o menor sentido para personagens como Superman, que possuem Superspeed menor que seus atributos. A única vantagem seria para Superman poupar tempo ao executar tarefas automáticas. Se nas regras um ser humano comum corre ao máximo 4 APs por fase, um personagem com 1 AP de Superspeed correria mais lento que ele! Nas regras desta wikia, soma-se os APs a velocidade de corrida, destreza ou dano corpo-a-corpo.
  • Systemic Antidote : o corpo do usuário luta contra infecção mais rapidamente: por cada AP de poder, 1 ponto é adicionado ao número nos dados ao fazer a jogada de recuperação 
  • Novas aplicações para Telekinesis , que está um poder bem mais completo agora.
  • O poder Transfer está de volta, que permite partilhar poderes com outros. O bonus "Usable on others " é expandido ao invés: personagens que afetem outros com um poder com este bonus não tem redução de seus próprios APs, e podem usar seus efeitos em tantos personagens quanto puderem. Deste modo, é possível partilhar com Transfer poderes com bonus "Usable on others " para outros personagens, e estes usarem tais poderes para afetar terceiros. No entanto, poderes com bonus Usable on others sempre deixam algum tipo de limitação: Invisibility , Shape Change, Growth e Shrinking , por exemplo, não permitiriam a personagens afetados a recuperar visibilidade ou sua forma normal até o efeito passar.
  • Weather Control têm uma descrição detalhada (que pode incrementar a narrativa duma Campanha onde ações climáticas são presentes) e regras adicionais
  • Force Shield , Mental Shield , e Magic Shield se tornam limitações respectivamente para Force Field, Mind Field e Magic Field. A meu ver, estas são apenas formas de um mesmo poder. Raciocinemos. Alguém já viu um personagem que consegue projetar simultaneamente Force Shield e Force Field? Nas fichas do livro, Gladiador Dourado consegue, mas vocês já viram ele usando os dois ao mesmo tempo? Além do que, pelas regras do livro, pode-se aumentar a RV contra ataques se você tem vários poderes diferentes de proteção. Em outras palavras, se você tem simultaneamente Density Increase, Skin Armor e Force Field, pode somar os APs de todos na RV contra ataques físicos. Um Force Field e Shield agindo juntos desequilibra o jogo.
  • As funções de Super Hearing e Directional Hearing foram misturados a Extended Hearing.
  • Novos Poderes (Veja Regras Opcionais#Novos Poderes)

Alterações em perícias:Edit

  • A perícia Spy está de volta. Porque abandonaram perícia tão excelente?
  • Novas subperícias (Dyagnosis em Medicine)
  • Subperícias de certas Perícias migraram para outras (Como ECM e Brainwashing que eram originalmente subperícias de Military Science e Medicine passam a ser subperícias de Spy).
  • A subperícia Mentor de Occultist foi eliminada e em seu lugar surgiu a perícia Training, que pode ser usada para ensinar quaisquer perícias.

Alterações em vantagens e desvantagens:Edit

Motivações:Edit

Novas motivações íncluidas, baseadas em fichas obscuras distribuídas através dos suplementos DC Heroes.

Alterações em regras Edit

  • Regras para criação de Gadgets foram modificadas (Nas regras originais, a OV/RV para a construção de Gadgets era a mais alta habilidade em APs, acrescida de +1 por cada habilidade adicional).
  • Regras para rituais foram modificadas (Nas regras originais, a OV/RV para um ritual era a habilidade imitada em APs)
  • Novas Manobras de Interação: Bribe e Taunt.