FANDOM


Worldscollidemm0s

Quando Mundos Colidem (Worlds Collide, no original) foi um crossover inter-editoras publicado pela DC Comics e Milestone Media, em 1994. Escrita por Dwayne McDuffie, Ivan Velez, Jr. e Robert Washington, com arte de John Paul Leon, Chris Batista, Tom Grummett, Mark D. Bright, Denys Cowan e Chrisscross e finalização de Rober Quijano, Bobby Rae, Art Nichols, Romeo Tanghal e Prentice Rollins.

Panorama geralEdit

A história apresentava um encontro entre heróis de Metrópolis, oriundos do Universo DC, e heróis de Dakota, vindos do Dakotaverso (Universo Milestone). Diferente de tradicionais crossovers inter-editoras, pretendia-se que este fosse parte da continuidade regular dos personagens envolvidos, tomando lugar nas séries mensais dos mesmos.

Enquanto o crossover não teve consequências duradouras no Universo DC (o evento Zero Hora o desconsiderou, como se nunca tivesse acontecido), o mesmo era recordado pelos heróis do Dakotaverso.

A TramaEdit

Em um outro universo, em uma outra dimensão, existe uma Terra muito semelhante à nossa, onde se ergue uma gigantesca metrópole chamada Dakota. A cidade enfrentava o incontornável problema das gangues e das sangrentas guerras travadas entre elas.

Para erradicar de vez esse problema, as autoridades detonaram uma bomba no bairro Paris Island, que exterminou quase toda a população. Contudo, houve um efeito colateral nos sobreviventes, que ganharam Superpoderes.

Fred Bentson, carteiro, vivia em dois mundos. Ele entregava cartas em Metrópolis, ia dormir, e acordava entregando cartas em Dakota. Quando ele foi a um laboratório que estudava os distúrbios do sono, os cientistas descobriram que ele era a ligação para outro universo, e tentaram tirar proveito dos seus poderes.

Eventualmente, Bentson perdeu o controle sobre seus poderes e se transformou em Portal, uma entidade cósmica capaz de manipular e reconfigurar matéria numa escala subatômica. Os heróis dos dois universos tiveram de se unir para detê-lo e selar a perigosa passagem entre os dois mundos.

Rift 01

Portal foi o antagonista de Quando Mundos Colidem.

Personagens envolvidosEdit

ChecklistEdit

  • Parte 1 - Superman: The Man of Steel #35
  • Parte 2 - Hardware #17
  • Parte 3 - Superboy #6
  • Parte 4 - Icon #15
  • Parte 5 - Steel #6
  • Parte 6 - Blood Syndicate #16
  • Parte 7 - Worlds Collide #1
  • Parte 8 - Superboy #7
  • Parte 9 - Hardware #18
  • Parte 10 - Superman: The Man of Steel #36
  • Parte 11 - Icon #16
  • Parte 12 - Steel #7
  • Parte 13 - Blood Syndicate #17
  • Parte 14 - Static #14

Continuidade RevisadaEdit

Em 2008, a continuidade dos personagens Milestone foi modificada. Dakota City e os personagens do Dakotaverso foram inseridos dentro do Universo DC padrão. Super Choque encontrou os Titãs do Terror, o que o levou a ingressar no grupo de suas heróicas contrapartes, os Novos Titãs. O Gabinete das Sombras, juntamente com Hardware, Ícone e Rocket, chocou-se contra a Liga da Justiça. É revelado que Ícone e Superman são conhecidos, e têm grande respeito um pelo outro. Além disso, vem à tona o fato de que a Cooperativa (de onde Ícone se originou) é conhecida pela Tropa dos Lanternas Verdes e pelos Guardiões do Universo, mas é isenta da jurisdição dos mesmos. Eventualmente, a entidade conhecida como Dharma explica a origem da continuidade revisada para Ícone e Superman: após a morte de Darkseid (como relatada em Crise Final), o continuum espaço-tempo foi dilacerado, ameaçando a existência de ambos os universos. Dharma conseguiu usar energias aproveitadas de Portal, após a derrota deste, para fundir os dois universos, criando uma continuidade inteiramente nova. Apenas Dharma, Ícone e Superman estão cinetes de que Dakota e seus habitantes já existiram em um universo paralelo.

CuriosidadesEdit

  • No início, houve dificuldades para a elaboração da saga, pois os heróis DC como Superman eram conhecidos no Dakotaverso como personagens fictícios de histórias em quadrinhos.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.