FANDOM


bonus: 5/25/50
Arkham

Todos os internos do Asilo Arkham tem algum tipo de Psychological Instability.

O personagem com Psychological Instability (Instabilidade Psicológica) é mentalmente instável, alterando dramaticamente de humor, ou tendo lapsos de memória, depressão, ou até violentos ataques esquizofrênicos.


Toda vez que o personagem tirar 2 (um duplo 1) em 2d10, em qualquer jogada, ele entra no estado de instabilidade. Os efeitos e a severidade devem ser especificadas na adoção desta desvantagem. A severidade refere-se ao tempo e gravidade dos efeitos. Quando em estado de demencia, o personagem deve ter a experiência e não pode receber qualquer tipo de auxílio (Exorcism, Queima de Hero Points, Recuperação, etc.)

Severidade Hero Points ganhos Efeitos Tempo (em APs)
Minor 5 Lapsos de memória, alotriofagia 2
Serious 25 Auto-argumentos, Depressão profunda, Flutuações de animo, ataques de pânico 10 (1 hora)
Catastrophic 50 Catatonia, Ataques esquizofrênicos, surto psicótico 15 (1 dia)
Alguns efeitos:
Killing-joke

Coringa tem Catastrophic Psychological Instability, eneste estado ele é imprevisível.

Alotriofagia: é uma condição rara de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (i.e. solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diferentes tipos de farinha, de tuberosas cruas (como batatas), amidos (por exemplo de milho ou de mandioca), etc.

Catatonia: A Catatonia é uma forma de esquizofrenia que consiste na alternância entre períodos de passividade e de extrema agitação. Síndrome complexa encontrada habitualmente na demência precoce, consistindo, sobretudo, em negativismo, bloqueio, sugestibilidade, maneirismo, catalepsia, estereotipia etc.

A evolução da catatonia traz uma crescente deficiência intelectual ao paciente, cujos movimentos se estereotipam, isto é, a pessoa com esquizofrenia catatônica tanto pode ficar por horas sem se movimentar como pode se movimentar rapidamente.

Dois dos principais sintomas da catatonia são a sugestibilidade e o negativismo do indivíduo. No primeiro caso, há exagerada tendência do doente a submeter-se às sugestões externas, especialmente as fúteis e sem conseqüências benéficas. No segundo caso, verifica-se uma teimosa oposição à execução do que se pede ao doente que faça, chegando ao ponto de realizar exatamente o inverso daquilo que lhe é indicado.

Como catatonia compreende-se também a contração de determinados grupos de músculos, o que provoca atitudes estereotipadas, sem que se dê, no entanto, a cessação dos movimentos voluntários. Em outras palavras, a pessoa que sofre da doença, chega a parecer estar morta. Nesses casos, pode acontecer de a pessoa ser até enterrada ainda em vida.

Esquizofrenia: é um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, sinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade. Junto da paranoia (transtorno delirante persistente) e dos transtornos graves do humor (a antiga psicose maníaco-depressiva, hoje fragmentada na CID-10 em episódio maníaco, episódio depressivo grave e transtorno bipolar), as esquizofrenias compõem o grupo das Psicoses.

Flutuações de ânimo: o personagem tem um estado emocional sem fundamento, podendo estar feliz durante perigo iminente ou furioso durante um encontro de amigos.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.