FANDOM

Omac Project trade paperback

Projeto OMAC ("The OMAC Project", no original) foi uma minisérie limitada de 6 edições, publicada pela DC Comics em 2005. Escrita por Greg Rucka, desenhada por Jesus Saiz e Cliff Richards e finalizada por Bob Wiacek. É uma das quatro minisséries que antecederam o evento Crise Infinita. A série segue diretamente os eventos de Contagem Regressiva para a Crise Infinita, prosseguindo a história de onde o especial foi interrompido.

Na mini-série, os OMACs são humanos modificados, que trabalham como agentes adormecidos, um produto da organização Xeque-Mate, agora liderada por Maxwell Lord. Eles possuem o satélite espião Irmão Olho, que foi construído por Batman após este recordar-se dos eventos de Crise de Identidade, em que seus companheiros da Liga da Justiça tinham apagado a sua memória, alguns anos antes.

O Projeto OMAC termina com um Irmão Olho autônomo e independente tendo controle sobre mais de 200.000 OMACs e, aparentemente, planejando uma guerra contra os super-heróis, começando com a transmissão mundial da morte de Maxwell Lord nas mãos da Mulher Maravilha.

A TramaEdit

O Besouro Azul (Ted Kord) está morto, Gladiador Dourado está no hospital, e a organização Xeque-Mate, liderada por Maxwell Lord, continua suas operações misteriosas contra os super-heróis do Universo DC. O Gladiador desperta e, depois de saber do desaparecimento de Ted Kord, decide investigar com a ajuda de Mulher-Maravilha.

Brother Eye 02

O satélite senciente Irmão Olho foi o principal antagonista em Projeto OMAC

Diversos OMAC (Observational Meta-human Activity Construct) foram vistos em todo o mundo, e conseguiram matar vários metahumanos. Batman e Mulher Maravilha investigam os OMACs, enquanto o Gladiador, depois de encontrar Guy Gardner no espaço, decide que prefere investigar o desaparecimento de Ted Kord com outros ex-membros da Liga da Justiça Internacional.

Entremeado por este enredo estão as cenas que detalham a luta pelo poder dentro da organização Xeque-Mate, que é liderada pela Rainha Branca, Rei Branco, Rainha Negra e Rei Negro, cada um dos quais possui Cavaleiros de cor correspondente a seu serviço. Através de suas maquinações, o Rei Negro Maxwell Lord se torna o único líder da organização, apesar de ser traído por um de seus próprios cavaleiros, Sasha Bordeaux.

Lord é morto pela Mulher Maravilha, para impedi-lo de continuar a dirigir as ações de um Superman controlado mentalmente, com quem foi obrigada a lutar, de forma brutal. O Irmão Olho, a inteligência artificial que dirige os drones OMACs, inicia um protocolo especificamente projetado para ser usado em caso de morte de Lord, e drones OMAC em todo o mundo começam a causar estragos e destruição.

Superman Sacrifice TP

Durante Projeto OMAC, a Mulher Maravilha teve de combater um Superman que estava tendo a sua mente controlada

A própria Sasha é transformada em uma criatura similar a um OMAC, equipada com tecnologia de nanídeos. O Soviete Supremo #4, um ex-membro da Liga da Justiça Europa, se sacrifica para destruir vários drones OMAC e salvar as vidas de seus amigos.

Batman e Sasha, então, trabalham com os remanescentes do Xeque-Mate e outras organizações governamentais, para atrair a maioria dos OMACs para o Deserto do Saara. Lá, com os OMACs reunidos para atacar um grande número de heróis lá presentes (que estavam lá para servir de "isca"), Batman ativa um dispositivo gerador de um grande pulso eletromagnético, que desativa todos os OMACs, permitindo que seus hospedeiros humanos sejam libertados. No entanto, o satélite Irmão Olho ainda está escondida e possui cerca de 200.000 OMACs sob o seu controle.

Irmão Olho interfere na transmissão de todas as telas de televisão ao redor do mundo, transmitindo o assassinato de Maxwell Lord nas mãos da Mulher Maravilha. As pessoas não entendem as circunstâncias, apenas que estão assistindo o assassinato, pelas mãos da Mulher Maravilha, de um reconhecido colega da Liga da Justiça.

Em Wonder Woman # 221, a Mulher Maravilha leva um OMAC derrotado a um hospital, e ao perceber todos olhando para ela com medo, vê a transmissão e conclui "Eles destruíram o meu nome."

Conforme a série se aproxima de seu desfecho, Irmão Olho se prepara para lançar uma guerra total contra os metahumanos, para proteger a humanidade. Batman trabalha furiosamente para desativar a sua própria criação, enquanto a Mulher Maravilha e as Amazonas de Themyscira encaram a reação negativa da comunidade internacional, em relação aos métodos brutais de Diana. A campanha do Irmão Olho contra as Amazonas conduz até Crise Infinita #1.

Crise InfinitaEdit

Death of Maxwell Lord 01

A morte de Maxwell Lord

Durante Crise Infinita, o Irmão Olho é derrubado e aterrisa no deserto Rub Al-Khali, no sul da Arábia Saudita, tomando posse de dois sentinelas locais. Sasha Bordeaux, retornando do ataque bem sucedido contra Irmão Olho, é abordada por Batman para rastrear os restos do satélite (que contém informações sobre incontáveis metahumanos) e destruí-los.

Entretanto, o Presidente dos EUA, Jonathan Vincent Horne, está sendo informado sobre a situação do Irmão Olho por Amanda Waller, a quem ele nomeia como Rei Negro do Xeque-Mate. No deserto, as forças locais tentam ganhar o controle da máquina abatida, mas são eliminados por um OMAC gigante criado a partir dos dois sentinelas.

Na Suíça, Jessica Midnight está se comunicando com Mr. Bones, diretor do DEO, quando é rapidamente interrompida e cortada por Amanda Waller (acompanhada de Fogo). Waller exige saber o que está acontecendo atualmente, com Fogo pressionando Midnight, que é comunicada que Amanda é a sua nova superior.

OMAC 003

Mulher-Maravilha e a Ilha Paraíso são atacadas por um pelotão de OMACs

Enquanto os governos israelense, russo e chinês iniciam medidas para recuperar o satélite, Irmão Olho se conectar remotamente a Sasha e assumir o controle de seu corpo, mas falha. Sasha chega a um refúgio do Xeque-Mate e tenta fazer contato com Midnight na sede, mas é interrompido por Waller, que exige saber se Sasha é uma OMAC ou não, o que Sasha não sabe responder. Waller exige que Sasha retorne à base, mas esta diz que não irá. Waller, em seguida, instrui Fogo a deter a reativação do Irmão Olho, mesmo que isso signifique em matar Sasha ou Midnight. Quando Fogo protesta, Waller joga em sua cara o que ela fez para seu povo no Brasil antes de ganhar seus poderes, e o quanto ela gostou de fazê-lo.

No momento em que todas as facções envolvidas alcançam o satélite abatido, Sasha corre através da batalha que se seguiu para detonar explosivos a partir de dentro da câmara que contém a CPU do Irmão Olho. Este quase consegue fazer o download de seus dados e arquivos de programação na meste de Sasha, quando ela ativa os explosivos. Procurando entre os destroços, Fogo e Midnight encontrar Sasha viva e livre dos nanídeos com os quais estava infectada.

Tie-insEdit

OMAC 01

Os OMACs causaram grandes distúrbios durante Projeto OMAC

  • Action Comics #829
  • Adventures of Superman #641-643
  • Aquaman #35
  • Batgirl #66
  • Birds of Prey #80 e 82-83
  • Firestorm #18
  • JLA #122
  • JSA #76
  • Hawkman #46
  • Manhunter #13-14
  • Robin #143-144
  • Superman #214-215, 217-220 e 222
  • Wonder Woman #218-221

TriviaEdit

  • Enquanto os OMACs de Projeto OMAC têm aparência similar àquele criado por Jack Kirby, eles são muito diferentes deste, sendo que sua sigla tem um significado diferente do original One-Man Army Corps (Exército de Um Homem Só). OMAC originalmente significava Observational Meta-human Activity Construct (Construto Observador de Atividade Meta-humana), mas atualmente significa Omni Mind And Community (Omni Mente e Comunidade).