Fandom

DC Heroes RPG Wiki

Probability Control

1,568pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share

link INFL

Base Cost 300
Amosfortune

A máquina Stimuluck de Amos Fortune poderia causar boa ou má sorte dependendo da glandula estimulada.

Factor Cost 9

Alcance Normal

tipo Dados

Probability Control (Controle de Probabilidade) permite alterar a fluência de probabilidades, efetivamente causando ´´sorte´´ ou ´´azar´´ a outros ou a si. Os APs de poder são jogados contra OV/RV INFL/SPIRIT de quem procura se afetar (podendo ser usado em si mesmo). Se o alvo tem a vantagem Luck, a OV/RV recebe +1 coluna. Se o alvo tem a desvantagem Unluck, a OV/RV recebe -1 coluna. Cada RAP conseguido com Probability Control pode ser adicionado ou subtraído na AV, OV ou RAPs do alvo nas jogadas para qualquer tipo de tarefa (Combate, Testes de Percepção, de Riqueza, etc). Geralmente o poder manifesta-se como acontecimentos raros que favorecem ou atrapalham o alvo: um cofre que cai do prédio próximo, um terremoto, dinheiro no chão que distrai o alvo, etc.

Um alvo involuntário pode usar Hero Points para negar RAPs do poder (exatamente como Last Ditch Defense), mas deve fazer isso imediatamente depois que a jogada é feita. Querendo, o usuário pode implantar uma duração dos efeitos do poder no alvo, dividindo os RAPs ganhos entre o efeito e a duração.

Hazard Rebecca Sharpe

Hazard pode alterar probabilidades focalizando seu poder por meio de dados.

Se o usuário de Probability Control é feito inconsciente depois que joga o poder mas antes da jogada que ele procura afetar, a jogada de Probability é perdida.

Ex: Hazard (Probability Control 15) procura causar azar num inimigo com metralhadora (alvo é involuntário). Ela faz a jogada mencionada contra OV/RV Infl/Spirit do alvo, e obtém 8 RAPs. O inimigo tenta atirar nela, e obtém 5 RAPs. Desde que ela tirou 8 RAPs, consegue neutralizar completamente o ataque do inimigo. O inimigo erra. Se Hazard tivesse conseguido sucessos suficientes para ativar o número de Confiança da arma (R#), a arma também apresentaria defeito.

É possível acumular sorte. Basta que se tire sempre número de sucessos maior que o da jogada anterior. Ex: Hazard pretende acumular sorte: Ela joga e obtém 4 RAPs. Ela não usa agora, mas guarda. Na fase seguinte ela obtem 6 RAPs. Isto é acumulado com a jogada anterior. Hazard pode então usar 10 RAPs para afetar jogadas nesta fase.
Vext 1

Vext, um dos deuses do Reino de Jejune, pode manipular a probabilidade de modo desastroso.

 Se os dados saem num número menor, somente o menor número tirado nestas jogadas poderá ser usado. Se há falha em alguma dessas jogadas, imediatamente todos os sucessos acumulados anteriormente são usados como jogada de azar contra o usuário na fase seguinte.

Jogadas de Probability podem afetar Ações automáticas em oponentes. Realizar uma Ação Automática torna-se uma Ação de Dados com a habilidade ou atributo apropriado como AV/EV e os RAPs conseguidos com Probability como OV/RV. Ex: Supondo que Hazard queira causar Azar em Superman de modo que este fique com dificuldade em voar (no caso o poder manifesta-se como um bando de pássaros o atrapalhando), Superman poderia usar Flight como AV/EV contra os RAPs ganhos por Hazard como OV/RV. RAPs ganhos por Superman representam a máxima velocidade que ele pode voar durante a fase.

Probability Control pode ainda afetar muitas situações inusitadas (para causar ou evitar). Note que só um item da tabela pode ser feito por fase. Os APs de poder são jogados contra OV/RV de acordo com a tabela abaixo.

Situação OV/RV
Cara ou Coroa, isqueiro perdido 2/2
Máquina de vender refrigerantes, dados (d6), chave perdida 4/4
Falha no revólver, passagem perdida, jogada com 5 cartas no poquer 6/6
Falha no canhão dum tanque, Pneu furado, ganhar no caça-niqueis, jogada com 7 cartas no poquer, chuva, a polícia aparece 8/8

Acidente de construção, Jackpot no caça-niqueis, Falha em Invento ou Artefato com R#0, Besouro Azul (ou outro herói de poder semelhante) aparece

10/10

tempestade, Aquaman (ou outro herói de poder semelhante) aparece

12/12

chuva no deserto, Novos Titãs aparecem

14/14

Falha total em manobra de avião, Superman (ou outro herói de poder semelhante) aparece

16/16
Falha total em usina de energia, perder roupas de baixo (usando-as), a Liga da Justiça aparece 18/18
ganhar na loteria, Espectro se teleporta por engano para o local 20/20

Por exemplo, fazer um Invento ou Artefato falhar automaticamente teria uma OV/RV igual a 10/10 menos seu Número de Confiança (R#). Por exemplo, um Invento com R#3 teria a OV/RV da jogada em 7/7.

Finalmente, Probability Control pode ser usado para causar dano físico num oponente ou objeto por fazer um acontecimento inusitado ocorrer (o alvo bate a cabeça em algo, torce o pé, dá um tiro na própria mão, etc.). Joga-se os APs de poder são jogados contra OV/RV DEX/CORPO de quem procura se afetar (ou CORPO/CORPO se o alvo é um objeto). Os RAPs são tomados como dano físico em qualquer um dos dois casos. (Note que quanto maior os APs de Corpo dum oponente, maior será o "acidente": enquanto um vaso caindo seria suficiente para ferir Besouro Azul, só um avião caindo ou uma bomba atômica poderia ferir Superman).

O poder pode ser comprado com as limitações:

  • Usável em si mesmo ou em outros somente (-2 FC)
  • Não disponível para um tipo de tarefa (Ações de dados, Ações automáticas, situações inusitadas) (-1 FC cada)
  • Não disponível para afetar AV, OV, ou RAPs (-1 FC cada)
  • Azar ou Sorte somente (-1 FC)

Hazard, da Injustiça Ilimitada tem este poder.