FANDOM

Parry é quando se usa um ataque para neutralizar outro: defletir uma rajada com outra, atirar para evitar um ataque com Claws, usar Acid a fim de corroer um projétil, etc. Para realizar Parry, o personagem deve ganhar no teste de iniciativa contra o atacante. Note que o ataque não necessita ser direcionado contra você; estando dentro do alcance, você pode tentar Parry contra um ataque feito contra um amigo. O personagem atacado perde sua Ação de dados, mas automaticamente anula o poder do atacante contra si.

Há uma variação de Parry ofensiva onde dois personagens degladiam seus poderes e o que tiver sucesso ferra o outro. Por exemplo, quando dois personagens procuram rebater uma rajada contra outra, medindo forças, e permanecem nessa posição até que a rajada de um deles sobrepuja a do outro (somente poderes contínuos, como Energy Blast, Magic Blast e similares podem ser usados). A Destreza mínima de ambos oponentes (acrescida ou não de Superspeed) para tal feito é 10.
Os oponentes rolam AV igual ao atributo ou perícia de manipulação do tal poder (geralmente Weaponry) e EV igual ao poder usado, e a OV/RV serão a Destreza/ APs de poder sendo usado no Parry contra o atacante. Os RAPs conseguidos por cada um são contados (Hero Points podem ser usados para apagar RAPs conseguidos pelo oponente), e os dois "acumulam" RAPs até conseguir um total igual ao número de APs do poder do oponente, momento em que ele "vence" a disputa e consegue atacar diretamente o inimigo, e rola o poder normalmente contra este, e o oponente recebe uma penalidade de -2 colunas na OV. Esta jogada também é aumentada em +1 nos dados por cada RAP excedente que obteve além dos APs de poder do oponente no teste anterior. Um oponente também perde automaticamente se falhar nos dados. Lembre-se que os dois ainda estão sujeitos aos ataques de OUTROS oponentes.

Ex: Vamos supor que Estelar dos Novos Titãs (Destreza 7, Weaponry 8 e Energy Blast 11) procura fazer Parry ofensiva em sua irmã maligna, Blackfire (Destreza 7, Weaponry 7 e Energy Blast 11). Estelar deve ganhar a iniciativa. As duas então queimam Hero Points a fim de cobrir a Destreza mínima exigida (cada uma queima 3 Hero Points para subir a Destreza para 10). Jogam então, simultaneamente AV/EV Weaponry/Energy Blast contra OV/RV Destreza/Energy Blast da respectiva oponente. Na primeira fase, Blackfire obtém 4 RAPs, e Estelar 3 RAPs. Na fase seguinte, Blackfire obtém 4 RAPs, e Estelar 4 RAPs. Na terceira fase, Estelar tem uma jogada sortuda e consegue 7 RAPs, e Blackfire 3. Como os RAPs acumulados de Estelar ultrapassam os 11 APs de Energy Blast de Blackfire (3+4+7=14), então ela joga na mesma fase sua Energy Blast contra a Destreza/Corpo de Blackfire como OV/RV, e Blackfire recebe a penalidade de -2 colunas na OV. Estelar também recebe +3 no número de dados do ataque (14 é 3 números acima dos 11 APs de Energy Blast de Blackfire).