FANDOM

Cosmic Odyssey

Odisséia Cósmica foi uma mini-série mensal em quadrinhos de 4 partes da DC Comics, em 1988/1989. Escrita por Jim Starlin, com arte de Mike Mignola e Carlos Garzon.

A TramaEdit

Metron dos Novos Deuses inadvertidamente desencadeou uma terrível ameaça para todo o universo. Um ser senciente de pura Energia Anti-Vida forçou quatro aspectos em nosso universo, com o plano de colapsar a Via Láctea ao destruir quaisquer dois dentre quatro planetas específicos (Rann, Thanagar, Xanshi e a Terra). A interrupção da gravidade resultante de tais destruições causaria uma mudança fundamental nas leis da física de nosso universo, o que permitiria à Entidade Anti-Vida adentrar e consumir o nosso universo.

Alguns poucos heróis foram escolhidos para defender cada um dos quatro planetas. Superman e Orion defenderiam Thanagar; Magtron e Estelar defenderiam Rann; Batman e o Forrageador defenderiam a Terra; e o Caçador de Marte e o Lanterna Verde (John Stewart) defenderiam Xanshi. A cada equipe é dado um dispositivo para capturar o aspecto da Anti-Vida.

Depois que os heróis são enviados em seus caminhos, o misterioso Sr. Blood, que foi chamado de Terra com os demais heróis, indaga qual será a sua parte nessa busca, apenas para descobrir, para seu horror, que ele será mais uma reunido com Etrigan, o Demônio. Por sua vez, Batman retorna à Terra com o Forrageador e faz uma chamada rápida para uma pessoa desconhecida, a quem ele pede para observar cuidadosamente Darkseid, em quem ele não confia.

Conforme cada equipe tenta descobrir a localização do aspecto, precisa lidar com diferentes problemas. Em Thanagar, os guerreiros alados daquele planeta estão sendo mentalmente controlados e atacam Superman e Orion sem hesitação. Em Xanshi, há estações de controle do clima que estão causando transtornos enormes em escala planetária. Em Rann, a população está em um estado de anarquia pura, tentando matar uns aos outros ou a si próprios. O único que não é afetado pela loucura é um terráqueo conhecido como Adam Strange, o Campeão de Rann. Na Terra, Batman e Forrageador vão para a Batcaverna, e lá o Cavaleiro das Trevas inicia uma pesquisa na rede mundial de computadores, tentando localizar o aspecto da Anti-Vida.

Os problemas começam no Xanshi, com o Caçador de Marte e John Stewart tendo o seu dispositivo "apanhador" de aspectos destruído por um raio. John Stewart cria outro com seu anel e encaminha-se para deter o aspecto; porém, antes disso, ele prende o Caçador numa redoma com seu anel energético, para impedi-lo de seguir, pois acreditava que podia deter o aspecto sozinho. No entanto, ele falha, e o planeta Xanshi é destruído.

Enquanto isso, em Nova Gênese, Jason Blood consegue fundir-se com Etrigan.

Em Rann, a equipe encontra o aspecto, mas este consegue fugir. Porém, Magtron consegue destruir a bomba, neutralizando a ameaça.

Em Thanagar, Superman tenta capturar o aspecto enquanto Orion impede o exército alado de Gaviões de interferir. O Homem de Aço é finalmente bem-sucedido em capturar o aspecto e destruir a bomba; no entanto, ele fica furioso com Orion, quando ele descobre que este matou muitos dos Thanagarianos que estavam sendo mentalmente controlados.

Com as outras equipes a retornar para Nova Gênese, Batman e Forrageador descobrem a localização do seu aspecto em Moosejaw, Arizona. Eles acham que o aspecto possui dois hospedeiros, e começam uma busca desesperada. Enquanto isso, Darkseid convence o Demônio a ajudá-lo a enfrentar a Entidade Anti-Vida em sua própria dimensão. Segue-se uma batalha terrível, mas a Entidade Anti-Vida prova ser poderosa demais até mesmo para o Senhor de Apokolips. Quando a dupla aguarda, impotente, pela destruição, acontece a chegada trinunfal do Senhor Destino (o destinatário do telefonema dado por Batman), acompanhado por Orion e o Pai Celestial. O quinteto consegue destruir a dimensão onde ocorreu o conflito (que vinha a ser uma dimensão intermediária entre o mundo nativo da Entidade Anti-Vida e o nosso universo, sendo a única passagem conhecida entre ambos) e a seguir fogem para Nova Gênese. No entanto, isto não impediria o aspecto da Anti-Vida em ação na Terra de levar sua missão a cabo...

De volta à Terra, Batman e Forrageador obtêm sucesso em localizar o aspecto da Anti-Vida e detê-lo, mas ao custo da vida do Forrageador. Em Nova Gênese, o grupo se reúne, mas Darkseid fica furioso com o Senhor Destino, que o tratou como fantoche. John Stewart tenta cometer suicídio por causa de seu fracasso em defender Xanshi, mas não consegue fazê-lo, e o Caçador de Marte usa psicologia reversa para fazer John abandonar seus pensamentos suicidas. Orion ganha a ira de Batman, quando faz um comentário superficial sobre o valor do Forrageador. Por fim, em Apokolips, Darkseid mostra a Desaad um pequeno fragmento de pura Anti-Vida, e em Nova Gênese, o Pai Celestial instrui Orion a escoltar o corpo do Forrageador de volta para o Império Inseto, na esperança de que isso o ensine algo sobre tolerância.

ConsequênciasEdit

  • Por muito tempo, John Stewart sofreu com a culpa (Guilt) por ter fracassado no salvamento de Xanshi.
  • A própria Xanshi, recentemente, foi vista ressurgindo como um "planeta Lanterna Negro", na saga A Noite Mais Densa.
  • Orion teve a inimizade de Superman por muito tempo, em decorrência do massacre de thanagarianos.
  • Darkseid intensificou a sua busca pela Equação Anti-Vida, e para tanto, não era de seu interesse a destruição da Terra, onde estaria a chave deste segredo (como visto nas sagas Invasão e Mundos em Guerra).
  • Nova revista mensal surgida com o desfecho da saga: Os Novos Deuses.