FANDOM

Final Night TP

A Noite Final (The Final Night, no original) foi uma minissérie limitada de 4 edições semanais, com crossovers na maioria das revistas publicadas pela DC Comics em novembro de 1996. Protagonizada pelos principais heróis do Universo DC, ao final de cada edição havia um trecho de texto escrito pelo Laboratório S.T.A.R., relacionado à história e que dava suporte a ela. Escrita por Karl Kesel, desenhada por Stuart Immonen e finalizada por Jose Marzan Jr.

A TramaEdit

Uma refugiada alienígena, chamada Véspera, pouso na Terra, em Metropolis, para alertar o planeta sobre a vinda de uma entidade conhecida como Devorador de Sóis. Como o próprio nome indica, este buraco negro criado artificialmente estava em rota para a Terra para, literalmente, consumir o Sol da Terra. Muitos dos heróis da Terra são convocados para uma reunião especial, na esperança de desenvolver uma solução para esta crise iminente. Entre os personagens reunidos estão os adversários de longa data, Superman e Lex Luthor (que tinha sido recentemente inocentado de todos as acusações que pairavam contra ele). Embora os motivos de Luthor decorressem em grande parte de interesses pessoais (afinal, ele também morreria no caso de perecimento da Terra), ele também reconheceu a gravidade da situação e decidiu deixar de lado antigos rancores, a fim de salvar a Terra. Também estiveram presentes na reunião membros da Legião dos Super-Heróis, um grupo de heróis adolescentes do século 30. Durante esta crise, a Legião provou-se inestimável, visto que eles tinham referências históricas às quais recorrer, documentando a morte do Sol da Terra (infelizmente, a informação do futuro relativa ao século 20 sem sempre era confiável...).

O Senhor Milagre foi o primeiro a desenvolver uma estratégia para deter a ameaça do Devorador de Sóis. Por insistência de sua esposa, Grande Barda, ele criou um gigantesco Tubo de Explosão, destinado a transportar o Devorador para um local alternativo, distante da Terra. No entanto, o Devorador de Sóis provou ser muito poderoso para o dispositivo, causando sobrecarga no circuito interno do Tubo. Quando o dispositivo alcançou massa crítica, Takion usou seus poderes de distorção de tempo para mover a todos para uma distância segura.

Sun eater wwl116

O Devorador de Sóis foi o principal antagonista em A Noite Final.

A segunda estratégia revelou-se tão infrutífera quanto a primeira. Os heróis esperavam poder enganar o Devorador de Sóis, criando um "segundo sol". Vários heróis com poderes baseados em energia, incluindo Ultra Rapaz, Nuclear, Sentinela, Lanterna Verde (Kyle Rayner), Ray, Fogo, Inferno e Superman juntaram seus recursos, criando uma grande bola de energia térmica. A esfera de energia era tão massiva que pessoas em todo o globo se assombraram com o "segundo sol" da Terra. Este plano, no entanto, falhou, com o Devorador de Sóis absorvendo o "segundo sol" em poucos instantes e voltando-se para o Sol da Terra, ao qual engolfou.

Depois de trinta e sete horas, a Terra já estava começando a agonizar em uma morte lenta e dolorosa. Distúrbios civis e motins eclodiram em todo o mundo, enquanto os mares começaram a congelar. Muitos heróis faziam o que podiam para salvar vidas e trazer conforto para as massas assustadas.

Enquanto isso, Lex Luthor percebeu que nenhum plano de ação poderia ser adotado até que eles aprenderam mais sobre o fenômeno em andamento. Trabalhando com Brainiac 5 da Legião, Luthor desenvolveu uma sonda capaz de suportar o intenso calor do Devorador de Sóis. Correndo grande risco, o Lanterna Verde implantou a sonda no coração do Devorador de Sóis.

De volta à Terra, Etrigan o Demônio, agindo como um emissário do Inferno (dimensão, não confundir com o herói homônimo), se ofereceu para proteger os cidadãos da Terra de seu destino final. Naturalmente, a oferta tinha um preço indesejável - as almas imortais de cada ser humano na Terra. Mesmo o Papa, publicamente, recusou a oferta de Etrigan, e uma manchete no Planeta Diário descreveu o sentimento da humanidade: "Etrigan: Vá para o inferno!".

Outros poderosos seres cósmicos se viram na situação de espectadores involuntários do desastre. O Espectro se recusou a oferecer uma ajuda substancial, declarando que, se fosse a vontade de Deus que a Terra devesse morrer, então que assim fosse. No entanto, ele abordou Gaia, a mãe espiritual do planeta, e tentou mantê-la aquecida durante a noite mais sombria do planeta. Até mesmo o Vingador Fantasma pouco podia fazer, além de ver como as pessoas se encolhiam de medo. Ele levou a alienígena Véspera numa jornada espiritual em torno do mundo, mostrando-lhe que as pessoas da Terra eram merecedoras de esperança.

No entanto, a situação ainda se revelaria pior do que parecia. Brainiac 5 descobriu que o Sol, embora tivesse encolhido de tamanho, tinha mantido a sua massa. Isso o levou a acreditar que o Sol acabaria por se transformar numa supernova, sendo que a energia térmica resultante da transformação destruiria toda a vida na Terra, calcinando-a. Os heróis passam então a trabalhar para encontrar uma maneira de proteger a Terra da nova solar.

Lex Luthor projetou uma rede interligada de módulos de campo de força. Com o auxílio do Flash, conseguiu produzir 500.000 desses dispositivos, que deveriam criar um campo de força suficientemente grande para proteger o planeta inteiro a partir de explosão do Sol em supernova. Para implantar os módulos, no entanto, alguém teria que levá-los manualmente para o Sol no momento da nova (o que, na prática, corresponderia ao sacrifício do voluntário para a tarefa). Superman, já bastante enfraquecido com a perda de radiação estelar amarela, se ofereceu para pilotar a nave estelar de Véspera para o sol, e ativar a rede de campo de força (ansiando que a proximidade com o Sol pudesse reativar os seus poderes). Porém, um jovem herói neófito chamado Ferro reconheceu que Superman era importante demais para ser sacrificado, decidindo ele próprio roubar a nave de Véspera e pilota-la. Ferro teria morrido na explosão, mas a intervenção do herói mais inesperado de todos - Hal Jordan, que tinha adquirido uma quantidade enorme de poder como Parallax - salvou Ferro da morte certa e o devolveu, são e salvo, para casa.

Como Parallax, Jordan já havia tentado "salvar" a Terra, para remodelá-la à sua própria imagem (como visto em Zero Hora). A experiência o marcou como um super-vilão, e lhe valeu a inimizade de quase todos os outros heróis na Terra. Com uma maior clareza de raciocínio, porém, ele agora percebia que a Terra devia ser salva, apesar de seus próprias ambições enlouquecidas. Parallax entra no sol e absorve toda a energia da explosão de supernova; ele, então, re-canaliza a radiação, bem como a sua própria energia verde, para reacender a estrela, e, assim, salvar toda a Terra. Porém, o esforço foi demais, mesmo para alguém tão poderoso como ele, e Parallax morreu no coração do sol.

Mesmo que a Terra fosse agora segura, uma sublevação geológica maciça tinha devastado o mundo. Os heróis trabalharam incansavelmente para restaurar o ecossistema danificado, e com o passar do tempo, tudo voltou ao normal.

Tie-insEdit

  • Green Lantern #80
  • Power of Shazam #20
  • Sovereign Seven #16
  • Superman #117
  • Adventures of Superman #540
  • Batman #536
  • Green Arrow #114
  • Supergirl #3
  • Action Comics #727
  • Aquaman #26
  • Detective Comics #703
  • Superboy #33
  • Flash #119
  • Hitman #8
  • Legion of Super-Heroes #86
  • Robin #35
  • Spectre #47
  • Superman: Man of Steel #62
  • Takion #6
  • Parallax: Emerald Night #1
Parallax Final Night

Parallax absorve a explosão de supernova e "reacende" o Sol.

ImpactoEdit

  • Um efeito duradouro de A Noite Final foi a ressurreição de Oliver Queen (mais conhecido como Arqueiro Verde). A ressurreição de Queen não foi revelada até anos depois, em sua própria série de quadrinhos, onde ele foi encontrado vivendo em um beco como um sem-teto, tendo sido ressuscitado por Parallax, que utilizou os restos quase microscópicos do corpo de Oliver que se mantiveram no traje de Superman, depois que ele foi pulverizado por uma explosão, da qual Superman não foi capaz de livrá-lo.
  • A Noite Final também estabeleceu os sete principais membros da Liga da Justiça.
  • Em uma menor escala, a 'morte' temporária do sol permitiu ao poderoso ser conhecido como Traidor (um velho inimigo de Abin Sur e Hal Jordan) escapar da órbita do Sol e recuperar seu antigo poder, antes de Kyle Rayner conseguir derrotá-lo novamente.
  • A saga também serviu como pretexto "dentro da história" para o início da polêmica fase do Superman Elétrico (com uniforme azul), visto que os novos poderes foram conseguidos enquanto o Homem de Aço tentava recuperar os poderes perdidos durante a ausência do Sol.
  • A semente para a futura ressurreição Hal Jordan e seu retorno como um Lanterna Verde também foi plantada nesta história, com o restante de energia que Jordan tirou da Bateria Central de Poder em Oa preservando o seu corpo dentro do Sol. Em Lanterna Verde: Renascimento, Kyle Rayner viaja para o centro do sol para recuperar o corpo de Jordan, e tem um novo vislumbre da verdadeira natureza de Parallax. Jordan retorna à vida como um herói, uma vez mais, com suas ações vilanescas tendo sofrido retcon, e tendo sido realizadas sob a influência da entidade do medo Parallax e de Sinestro, que foi revelado como estando vivo e por trás da queda de Jordan.

TriviaEdit

  • Uma homenagem indireta a esta saga é prestada no recente filme Lanterna Verde, com Hal atraindo Parallax - aqui, uma entidade completamente independente, criada quando um Guardião do Universo foi exposto à energia amarela do medo - para dentro do alcance da força gravitacional solar, desta forma fazendo Parallax ser incinerado, enquanto o menor tamanho de Hal permitiu-lhe escapar. Quando confrontando Parallax, enquanto este se aproxima do Sol, Hal assume uma pose semelhante à postura que ele usou quando absorveu o Devorador de Sóis.
  • A Noite Final é um evento significativo no Universo DC, que apresentou a morte do ex-Lanterna Verde, Hal Jordan. Jordan ressurgiu em 1999, quando sua alma foi ligada com o Espírito da Vingança, transformando-o no novo hospedeiro para o Espectro.
  • Esta série apresenta a personagem Véspera (Dusk, no original), e a contraparte do século 20 para Ferro Lad, Ferro. Na história Pré-Crise, Ferro Lad foi uma membro da Legião dos Super-Heróis, que nobremente se sacrificou a fim de deter um Devorador de Sóis.
  • Os legionários que participam de A Noite Final são membros da Legião dos Super-Heróis surgida durante Zero Hora ("Reboot" LSH). Posteriormente, em Legião dos Três Mundos, é revelado que esta LSH pertence à Terra-247 ; por isso, os legionários não tinham memórias de atuação em conjunto com Superman, pois este foi membro da LSH da Terra-1 (Pré-Crise) e da Nova Terra (Pós-Crise).
  • A Noite final foi uma das histórias mais votadas para o prêmio Comics Buyer's Guide Fan Awards por História em Quadrinhos Favorita e Série Limitada Favorita para 1997.