FANDOM

link: INT

Factor Cost 5

Base Cost 10

Alcance Auto

Tipo Dados

Uso não qualificado: First Aid

Uso qualificado: Diagnosis, Forensics, Medical Treatment, Surgery

Medicine reflete os conhecimentos médicos dum personagem.

Diagnosis:Edit

(Diagnose) Permite detectar que tipo de enfermidade o personagem está passando. Joga-se AV/EV APs de Medicine; A OV/RV é escolhida pelo GM, baseado na raridade da enfermidade, veneno ou bactéria/vírus. A OV/RV pode ser abaixada por certos poderes (como X-Ray Vision, Microscopic Vision) e equipamentos.

Drfatediagnosis

Sr. Destino (Kent Nelson) verifica que uma vítima morreu de envenenamento por ácido cianidrico.

RAPs conseguidos são iguais aos pontos de Informação ganhos. Exemplo: Vamos supor que Dr. Meia Noite toma um paciente envenenado. A OV/RV é de 6/6, já que o veneno, Curare, é um pouco raro. Dr. Meia Noite tem acesso a um bom hospital, o que abaixa a OV/RV em -2 colunas (Veja Modificadores no fim deste artigo). Se Dr. Meia Noite consegue 1 RAP, ele descobre que o paciente está envenenado; se consegue metade da OV/RV ou mais, o Dr. descobre que o veneno é Curare; se consegue totais RAPs, ele pode indicar um antídoto, obtendo -2 colunas ao tratar aquele veneno específico com First Aid ou Medical Treatment. Dyagnosis permite ainda saber a causa mortis dum defunto que acabou de morrer, se sintomas são vísiveis (descrição do GM).

First AidEdit

(Primeiros Socorros) Permite estabilizar pacientes em estado crítico; nos termos de jogo, permite deter o habitual ponto de dano a cada 15 minutos por Killing Combat, e deter os ataques colaterais de alguns Poderes (como Poison Touch e Pestilence).

ForensicsEdit

Forensics

Doutor Meia Noite III e Senhor Incrível II fazem autópsia no corpo de Sue Dibny

(Legista) Permite saber a causa mortis dum cadáver e há quanto tempo ele faleceu. O tempo base para fazer uma autópsia é igual ao tempo que o cadáver está morto (em APs) -5. Ex: Realizar autópsia num corpo morto há uma semana (18 APs de tempo) levaria 8 horas (13 APs).

Joga-se AV/EV APs de Medicine; A OV/RV é 4/4 para cadáveres mortos de uma semana até 6 meses; e 10/10 se excedido 6 meses (corpos em bom estado de conservação podem ter OV/RVs menores). RAPs conseguidos revelam Pontos de Informação sobre o corpo.

Medical TreatmentEdit

(Tratamento médico)

SurgeryEdit

Dr. midnite surgery

Doutor Meia-Noite (Pieter Cross) no meio duma cirurgia.

(Cirurgia)

ModificadoresEdit

As condições de higiene, recursos da instalação médica e atitudes do médico podem facilitar ou dificultar os testes de Medicine. Veja a tabela abaixo.

Condição Modificador na OV/RV
Hospital excelente -2 colunas
Hospital bom -1 colunas
Hospital comum 0 colunas
Sem hospital +1 coluna
Instrumentos cirurgicos improvisados +1 coluna
Sem instrumentos cirúrgicos +2 colunas
Higiene ruim +1 coluna
Péssima higiene +2 colunas
Tarefa apressada +2 colunas
Em pleno combate +2 colunas

Múltiplos médicosEdit

A disponibilidade de mais de um médico para o mesmo paciente aumentam as chances de sucesso. É permitido Team Attack nos testes de Medicine, com os habituais bonus.