FANDOM



link: Destreza

Base Cost 25

Richard dragon

Richard Dragon, um dos maiores artistas marciais do Universo DC.

Factor Cost 6

Alcance Auto

Tipo Dados

Uso não qualificado: nenhum

Uso qualificado: Assault, Battery, Blocking, Defense, Techniques


Martial Artist (Artista Marcial) cobre os diversos estilos de luta empregados a fim de aperfeiçoar o ataque e defesa no combate corpo-a-corpo (podendo ser empregado por qualquer personagem que se exceda em combate corporal, não sendo primariamente orientado nas artes marciais orientais). Combate corpo-a-corpo também inclui o uso de armas brancas e Grappling Attacks. Note que Martial artist não pode ser usado para afetar ou defender-se de quaisquer armas ou Poderes que tenham Alcance.

As manobras não podem ser usadas em conjunto (i.e. numa mesma fase) e são elas:

Manobras básicasEdit

  • Assault (assalto): permite substituir a AV pelos APs de Artista Marcial ao fazer ataques corpo-a-corpo. Possessão desta subperícia confere permanentemente +1 na Iniciativa. Também permite aumentar o número de oponentes na tentativa de Multi-Attack (Sem a manobra, o personagem só pode acertar um máximo número de oponentes igual a seu movimento).

      

  • Blocking (bloqueio): permite substituir a OV pelos APs de Artista Marcial contra ataques corpo-a-corpo. Possessão desta subperícia confere permanentemente +1 na Iniciativa (cumulativo com Assault, Lightning Reflexes, etc).  Um personagem  corre o risco de ferir-se quando atacando um personagem usando Martial Artist na OV. Considere que para todos os efeitos,
    Bat blocking
  • Defense (defesa): pode-se somar metade dos APs de Artista Marcial na RV contra ataques corpo-a-corpo.
  • Battery (Bateria): pode-se somar metade dos APs de Artista Marcial na EV para fazer ataques corpo-a-corpo.
  • Techniques: Permitem o uso de manobras exclusivas (abaixo)

Manobras exclusivasEdit

Em adição as manobras básicas, com a subperícia Techniques, o personagem tem acesso a estas manobras exclusivas. Se o personagem tem quaisquer Expertises ou Scholars baseadas nestas manobras, ele ganha -1 a -2 colunas na OV ao tentar executá-las.
Batman year one breaking tree

Concentred AttackEdit

No Concentred Attack (Ataque concentrado) o personagem escolhe um alvo e perde voluntariamente sua Ação de Dados num certo número de fases, onde ele passa se concentrando (Blocking e Defense ainda são possíveis). O número de fases que o artista marcial perde, equivale ao número de colunas que são diminuídas na OV ao atacar aquele alvo escolhido. O máximo número de colunas que pode ser diminuído é igual aos APs de Martial Artist daquele que usa esta técnica. Uma vez que o ataque tenha sido feito, independente se a jogada foi sucessiva ou não, o artista marcial deve se concentrar outras fases novamente antes de receber o bonus de novo.

CounterstrikeEdit

No Counterstrike (Contrataque) o artista marcial usa a própria força do atacante contra ele. Quando recebendo um ataque corpo-a-corpo, o personagem desiste da Iniciativa em favor de seu oponente. Ele não pode usar Blocking e Defense, mas pode usar Laying Back. Após o ataque do oponente (sucessivo ou não), o artista marcial pode imediatamente contraatacar (até se não é o momento de sua ação), recebendo um bonus de -1 coluna na OV por cada Mudança de Coluna negativa conseguida pelo oponente. Um Counterstrike pode ser feito em conjunto com qualquer outra Manobra de Combate ofensiva, incluindo Throwing, e pode-se usar as subperícias Assault e Battery de Martial Artist.



ThrowingEdit

Batman 244 ras al ghul throw
Throwing (Arremesso) envolve arremessar um oponente usando o próprio peso dele. O peso do oponente não pode ser maior que os APs de Força do artista marcial. A AV/EV é a Destreza/Força do personagem. Modificações por Assault ou Battery podem ser aplicadas normalmente.

Existem dois tipos de Throwing: Ofensiva e Defensiva.

Ofensiva:Edit

Defensiva:Edit

Submission HoldEdit

Imobilização por submissão: Esta técnica permite imobilizar um alvo por submissão à dor ou uma chave. AV/EV e OV/RV são determinados como se tentando uma Throwing ofensiva (ver acima). RAPs conseguidos são subtraídos da Destreza e movimento do alvo até que ele se liberte. Uma Submission Hold é quebrada de duas formas. O oponente pode tentar libertar-se por contorcer-se. O oponente faz uma jogada com AV Destreza e EV sendo Força, Corpo, Vontade ou Mind Over Matter, o que for mais alto. Os últimos dois simulam modos de ignorar a dor e libertar-se. Ele também pode usar Martial Artist para Assault ou Battery. A OV/RV será Força/Força do imobilizador (De novo, o imobilizador pode usar Blocking e Defense para dificultar a tentativa). Se RAPs são conseguidos, o oponente se liberta.

O atacante pode soltar o agarrão a qualquer momento, e mantém a imobilização ao custo duma Ação Automática por fase (e também o uso de um dos membros). Em adição, o imobilizador pode, se quiser, desengajar violentamente do agarrão por aplicar dor ao alvo, até mesmo quebrando o membro imobilizado do oponente. Para isto, simplesmente aplique




Blind FightEdit

Na Blind Fight (luta às cegas), 1/3 dos APs de Martial Artist negam penalidades ao lutar corpo-a-corpo sem visão.



Arm PinEdit

Arm Pin (prender membro): é feito como um Grappling Attack, mas com importante diferença.
Batman arm pin
Quando o inimigo anuncia um golpe corpo-a-corpo, o lutador anuncia Prender membro, e faz uma jogada antes que o inimigo role os dados. Esta jogada é feita como um ataque corpo-a-corpo, com +1 coluna na OV. Se sucessivo, o lutador pára o golpe do adversário, agarrando o membro.

Pressure PointsEdit

Pressure Points (pontos de pressão): permite paralisar um membro do corpo dum personagem com ataques corpo-a-corpo. Deve-se fazer um Trick Shot contra o membro afetado. RAPs conseguidos fazem dano e paralisam o membro por iguais APs de tempo. Os APs de Artista Marcial reduzem a penalidade do Trick Shot ou aumentam a duração, a escolha do atacante.



ImobilizeEdit

imobilizar: permite imobilizar um oponente por segurá-lo por um membro ou colarinho e prendê-lo contra o chão ou muro por colocar o peso do corpo sobre ele, ou levanta-lo do chão. Não faz dano ao alvo. Isto é feito como um Grappling Attack com +1 coluna na OV/RV, mas o alvo também tem +1 coluna na OV/RV para tentar se libertar.



Instant StunEdit

Bat guy gardner punch
No Instant Stun (Nocaute instantaneo), diminui-se a penalidade ao fazer Critical Blows ou Devastating Attacks com objetivo de nocautear por 1/3 dos APs de Martial Artist.

Ex: Supondo que Batman queira nocautear Guy Gardner com um Critical Blow, (o que naturalmente conferiria +2 colunas na OV de Guy), Batman pode abaixar as 2 colunas por 1/3 dos APs de Martial Artist, o que elimina a penalidade. Se ele falha, porém, ele terá sua OV diminuída em 1/3 dos APs de Martial Artist para aquela fase.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.