FANDOM

Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de asteróides, a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol). De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase 2 anos terrestres). Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.

Pré-CriseEdit

Karmang destroy martians

O experimento de Karmang destrói muito da antiga civilização.

Há mais de um milhão de anos, uma raça de marcianos brancos havia desenvolvido uma civilização extremamente avançada. Esta civilização floresceu, até que Karmang, um de seus cientistas, realizou um experimento que o fez imortal, ao custo de destruir a civilização e um bilhão de marcianos. É incerto quando os marcianos teriam dividido-se nas raças verde e branca, mas parece que foi depois desta catástrofe. Ao que tudo indica, as raças verde e branca são inimigas desde tempos imemoriais, tendo uma rivalidade parecida aos povos brancos e negros que durante muito tempo afligiu os costumes da Terra.

Uma das primeiras aparições de Marte no Universo DC foi em All-Star Comics #13 (1942). A Sociedade da Justiça havia sido momentaneamente exilada por um cientista nazista em vários planetas do Sistema Solar (mas de uma dimensão alternada onde todos eram habitados). O Átomo (Al Pratt) foi parar em Marte. Ele detém um tirano
All Star Comics 13 - 34

Átomo (Al Pratt) auxilia habitantes de Marte duma dimensão alternada.

chamado Butor, que tentava monopolizar a água do planeta e exigir tributo dos habitantes.

Caçador de MarteEdit

A história "A Estranha Experiência do Dr. Erdel" em Detective Comics # 225 (novembro 1955), mostra como o personagem Caçador de Marte, um humanóide de pele verde extraterrestre do planeta Marte, é puxado para a Terra por um feixe de teletransporte experimental (originalmente apresentado como um dispositivo de comunicação) construído pelo Dr. Saul Erdel. O choque do encontro mata Dr. Erdel e deixa J'onn com nenhum método de voltar para casa. O personagem decide combater o crime enquanto espera pela tecnologia marciana avançar a um estágio que permita seu resgate. Para esse fim, ele adota a identidade de John Jones, um detetive de Middletown, EUA.

Em Justice League of America # 144, num flashback, é contado que, em fevereiro de 1959, um embrião do que 1 ano depois viria a ser a Liga da Justiça se formou quando Comandante Blanx e seu grupo de iguais
CommanderBlanx

General Blanx, um marciano branco.

marcianos brancos foi atrás do Caçador de Marte seguindo a trilha dele mediante um raio criado pelo herói a fim de sondar Marte. Não conseguindo matar J'onn, Blanx tentou dominar a Terra ao invés, o que forçou um grupo de heróis a se organizar a fim de deter esta ameaça sem causar alarde público: Superman, Batman e Robin, Aquaman, Mulher Maravilha, Jimmy Olsen, Lois Lane, Vigilante I, Homem-Borracha, Os BlackHawks, Roy Raymond, o Detetive Televisivo, os Desafiadores do Desconhecido, o Homem Robô I, Rex, o Cão Maravilha, e Congorilla.

Em Justice League of America # 71, é revelado que  Blanx, um marciano branco, estava tentando tomar Marte quando J'onn Jonn'z foi originalmente teleportado para a Terra, e que o tirano deixou o planeta destruído e quase desabitado pois queria exterminar a todos para vender os recursos naturais a nações alienígenas.

Em House of Mysteries # 71, o seu povo finalmente veio à Terra para resgatá-lo, e J'onn saiu da Terra com eles para fundar e tornar-se líder de Novo Marte. No entanto, ao longo dos próximos 15 anos J'onn apareceu esporadicamente em vários títulos da DC.

Em All-New Collectors' Edition #58: Superman vs. Shazam, de julho de 1979, Karmang, o Perverso, um marciano branco, ludibria Superman e Capitão Marvel da Terra S a lutarem entre si, de modo a os manterem ocupados enquanto ela plantava bombas em suas Terras, cuja explosão iria enregizar máquinas que restabeleceriam sua antiga civilização.

Típico marciano (Pré-Crise)Edit

Nota: Estatísticas servem tanto para os marcianos verdes como os brancos.

AtributosEdit

Destreza 3/5 Força 27 Corpo 17

Inteligência 6 Vontade 6 Mente 5

Martian manhunter 1

Influencia 3 Aura 3 Espírito 3

Iniciativa 14 Hero Points 30

PoderesEdit

PeríciasEdit

Scientist 3

bonus: Shape Change permite tornar-se animais aliens e ele mantém seus status físicos.

Nota: A real aparência de um marciano é estranha, mas ele usa Chameleon para disfarça-la.

limitações:

Self-Manipulation só assume formas de objetos muito simples, e continua mantendo sua cabeça vísivel.

vantagensEdit

Scholar: Marte

desvantagensEdit

Serious Irrational Fear de fogo, Loss Vulnerability: Fogo, 2 APs de alcance, afeta todos os poderes e atributos físicos (Nota: Se o marciano está numa forma imitada por Chameleon, a ele ainda é mantido 5 APs em todos os Poderes e atributos físicos por um número de fases igual aos APs de Chameleon até se afastar do fogo); Creepy Appearance (forma real)

Motivação: varíavel

Ocupação: varíavel

Riqueza: varíavel

Pós-CriseEdit

Marte era um planeta habitado por seres cuja ciência era totalmente voltada para a vida. Os marcianos são uma raça que evoluíram a criaturas gloriosas. Enquanto isso, a Terra ainda estava na infância, e Marte já tinha uma sociedade muito aberta. Isto foi baseado na natureza muito física de Marte, cujo grande potencial físico que se rivalizava com os Kryptonianos e Daxamitas. As guerras para os Marcianos, não eram como guerras convencionais (com armas e etc.), e sim uma batalha de artes marciais. Enfim, Marte tinha uma raça de artistas, filósofos, guerreiros. Eles viviam em paz e em harmonia.... até que surgiu a grande peste. Ma'alefa'ak, irmão preverso de J'onn e colaborador secreto de Apokolips, espalhou a Maldição de Hronmeer, uma praga de chamas telepáticas que dizimou a população. J'onn foi separado do restante de sua raça quando o cientista da Terra, Saul Erdel, criou uma maquina, que segundo ele poderia alcançar os confins do universo, afim de verificar se existia vida inteligente. Mas ele raramente conseguia com que sua maquina funcionasse.

Até que algum dia nos anos 50, seu invento funcionou. Para a sua surpresa, a maquina transportou um marciano macho com o corpo de uma pequena criança (marciana) nos braços. Ele era J'onn J'onzz, e se comunicou com Erdel telepaticamente. Após J'onzz recuperar a sua saúde, Erdel estava pronto para envia-lo de volta para casa. Mas J'onn não quis. Ele estava arrasado com a praga que atacava Marte, dizimando seu povo, e com a morte de sua filha. Tudo o que J`onzz queria, era se preservar de mais sofrimento. Neste estado, Erdel aproveitou seu link telepático com J'onzz para dar uma nova identidade para o alienígena. Em uma sugestão de Erdel, J'onn tentou esquecer as magoas de seu passado, e viver uma nova vida, entre os humanos. J'onn queria tornar a Terra a sua nova casa. Após ensinar para J'onn a sua língua, Erdel encenou a sua própria morte, para forçar à J'onzz ir viver a sua própria vida entre os humanos. J'onzz adotou a TV como uma grande fonte de informação. Após ver os inúmeros casos de policia (pela TV), ele decidiu lutar pela justiça. Usando seus poderes telepáticos, Ajax criou uma nova vida com passado (na mente de outras pessoas). Ele tinha até ido à escola e universidade. Ele agora era John Jones. Ele se tornou um detetive, na luta contra o crime. Mas ele nunca pode esquecer o seu passado. Por quase uma década, ele viveu entre os humanos com este nome, e vida. Ele raramente usava sua verdadeira forma. Só quando tinha que enfrentar oponentes com mais poderes. Em 1968, como Erdel, ele simulou a própria morte, afim de proteger a sua verdadeira personalidade. Então J'onn assumiu a identidade de Marco Xavier, e enfrentou ameaças mais poderosas, Contudo, ainda manteve-se escondido do mundo. Foi quando ele foi membro-fundador da Liga da Justiça. Como um guerreiro Marciano, ele permaneceu no grupo durante décadas, já que no grupo, ele poderia lutar pela justiça sem medo. Ele se tornou o mais antigo membro da Liga da Justiça, que desde então esteve diretamente ligada a sua história.

Marciano típico (Pós-Crise)Edit

AtributosEdit

Destreza 3/5 Força 17 Corpo 13 
White Martians 001

Os Marcianos Brancos Pós-Crise.

Inteligência 6 Vontade 6 Mente 5

Influencia 3 Aura 3 Espírito 3

Iniciativa 14 Hero Points 50

Poderes Edit

bonus:

Chameleon permite copiar um oponente mentalmente também, após um sucessivo teste de Mind Probe: isto não confere nenhum dos poderes psíquicos ou Perícias mentais do alvo, mas permite que o personagem raciocine como se fosse tal pessoa. Isto permitiria conferir um bonus em Detective igual aos RAPs conseguidos com Chameleon, quando investigando o alvo copiado. Oponentes usando Mind Probe devem jogar contra Chameleon como OV/RV ao invés de INT/Mente.

Martianmanhunterchameleon

O Caçador de Marte usa Chameleon para assumir uma forma humana.

Shape Change permite tornar-se animais aliens e ele mantém seus status físicos.

vantagensEdit

Scholar: Marte

desvantagensEdit

Sério Irrational Fear de fogo, Loss Vulnerability: Fogo, 2 APs (nota: A vulnerabilidade ao fogo marciana varia muito de história para história). Strange Appearance (forma real),

Motivação: varíavel

Ocupação: váriavel

Riqueza: variavel