FANDOM

Lendas6

Lendas (1986-1987) foi uma mini-série em quadrinhos da DC Comics, com crossovers através dos títulos normais da editora, e foi a primeira saga da DC Comics logo após Crise nas Infinitas Terras. Teve como roteiristas John Ostrander e Len Wein, e foi desenhada por John Byrne.

O EnredoEdit

Darkseid, o senhor de Apokolips, tendo uma conversa com o Vingador Fantasma, advertiu-o que as lendas da Terra (no caso, os super-heróis) não se manteriam perseverantes se a população se voltasse contra eles. Darkseid então elaborou um plano, batizado como Operação: Humilhação, para desacreditar todos os super-heróis da Terra, fazendo o planeta mais vulnerável a uma invasão posterior sua. Ele a Terra enviou um servo dele, o Glorioso Godfrey, que tinha a habilidade de cativar suas vítimas com sua voz.

Godfrey chegou na Terra e assumiu a forma humana de G. Gordon Godfrey. Usando seu poder de persuasão mental, ele insinuou-se na consciência pública como um defensor dos direitos civis e elaborou uma extensa campanha publicitária contra os superseres, afirmando que eles só traziam maus exemplos, que incentivavam a violência, que a população não deveria confiar sua segurança a mascarados, e que os supervilões não existiriam se não fossem os heróis.

A retórica de Godfrey encorajou a auto-suficiência da humanidade, alegando que a desta pelos super-heróis a tinham enfraquecido. Sua influência se espalhou rapidamente por todo o país, e em pouco tempo, grandes parcelas da população do país começaram a se rebelar violentamente contra a comunidade heróica.

SubplanosEdit

Nesse ínterim, Darkseid também fez diversos pequenos planos, a fim de atingir a vida pessoal dos heróis:

  • Contra Superman, fez o Homem de Aço perder a memória nas fossas de fogo de Apokolips, onde ele tornou-se um de seus guerreiros temporariamente;
  • Fez o Capitão Marvel pensar que havia matado Macro-man (um autômato criado pelo Doutor Bedlam) com seu raio mágico, fazendo com que seu alter-ego, Billy Batson, jurasse jamais se transformar novamente no Mortal mais poderoso da Terra (o vilão havia instalado explosivos em Macro-man, de modo que este explodiu quando o Capitão Marvel disse a palavra Shazam);
  • Instigou na mente de Rudy Jones uma compulsão que desencadeou eventos que o transformaram no Parasita, tornando-o um problema para o Nuclear;
  • Liberou o gigante de fogo Enxofre na Terra, causando destruição;

Lendas1

Darkseid foi o grande vilão em Lendas.

DesfechoEdit

O incidente Macro-Man causou várias manchetes e as notícias serviram apenas para inflamar tensão nacional. G. Gordon Godfrey usou esta oportunidade para promover ainda mais agressão sobre a população e em pouco tempo, os cidadãos estavam formando turbas para linchamentos e caçando heróis na ativa com a intenção de destruí-los.

A violência tornou-se tão intensa, que o Presidente dos EUA (Ronald Reagan), temendo pânico em alto escala, proibiu por decreto a atividade de superseres durante o episódio. No entanto, esta ação só serviu para atrapalhar os heróis cumpridores da lei, deixando a comunidade de super-vilões livre para cometer atos de violência sem medo de represálias.

Quando Godfrey e seus partidários tentaram invadir o Congresso americano usando Cães de Guerra de Darkseid, o Senhor Destino formou uma nova Liga da Justiça (que havia sido debandada pouco antes, depois da morte de Vibro e Gládio por andróides do Professor Ivo). Godfrey conseguiu roubar o Elmo de Nabu do Senhor Destino, desejando o seu grande poder, mas quando pôs o elmo, Nabu o tornou insano, fazendo com que todas as pessoas persuadidas por Godfrey vissem o seu próprio erro em segui-lo.

Lendas-promo

Os heróis reunidos.

Surgimento de heróisEdit

Ao passo que alguns heróis se sentiam incomodados com a perseguição da população e mídia, outros surgiram deste conflito.

  • A Mulher Maravilha envolvia-se agora com o resto do Universo DC (relembrando que após Crise nas Infinitas Terras, a história da amazona foi reescrita, e ela veio pela primeira vez ao mundo dos homens durante Lendas).
  • O Esquadrão Suicida foi formado pelo governo, com o objetivo de enfrentar ameaças, visto que o Presidente proibiu o envolvimento de superseres durante a série Lendas.
    Suicide squad
  • A Liga da Justiça foi reativada. Com a formação inicial de Mutano, Superman, Capitão Marvel, Sr. Destino, Batman, Mulher Maravilha, Guy Gardner, Caçador de Marte, Besouro Azul, The Flash (Wally West) e Canário Negro, eles conseguiram expulsar os Cães de Guerra de Darkseid do Congresso Americano. (Posteriormente, Superman e Flash declinaram do convite, enquanto Mutano preferiu permanecer com os Novos Titãs e a Mulher Maravilha retirou-se discretamente do local). A seguir, o grupo ganhou sua própria revista sendo escrita por J. M. DeMatteis e Keith Giffen (pois o título anterior havia sido cancelado, semanas antes, em Justice League 261).

TriviaEdit

  • Lendas foi o primeiro crossover multi-títulos a ter lugar na moderna continuidade Pós-Crise.
  • Enquanto a batalha do Capitão Marvel com Macro-Man pareceu ter acontecido em Fawcett durante a minissérie Lendas, a minissérie tie-in Shazam: The New Beginning (que recontou a origem do Capitão Marvel na Nova Terra, anteriormente a O Poder de Shazam) indica que ela aconteceu na verdade em São Francisco.
  • Novas revistas mensais surgidas com o desfecho da saga: The Flash (Volume 2), Liga da Justiça (rebatizada na sequência como Liga da Justiça Internacional (volume 1), Esquadrão Suicida (Volume 1) e Mulher Maravilha (Volume 2).