FANDOM


Kryptonite forms

As diferentes formas de kryptonita: verde, vermelha, dourada, azul e branca.

A kryptonita é um mineral kryptoniano que tem o efeito principal de enfraquecer o (de outro modo invulnerável) Superman. O mineral, usualmente explicado como tendo sido criado dos restos do planeta natal do Superman, Krypton, geralmente tem efeitos nocivos ao Superman. O nome "kryptonita" cobre uma variedade de formas do mineral, mas usualmente se refere à forma mais comum, a Kryptonita Verde.

O primeiro encontro de Superman com a kryptonita não aconteceu nos quadrinhos. Foi na verdade introduzida em 1943 na série de rádio do Superman, tanto como um elemento de roteiro como para permitir que o ator que interpretava o Superman, Bud Collyer, pudesse ocasionalmente descansar. Demorou até 1949 para que as histórias em quadrinhos incorporassem esta idéia, tento como um perigo e fraqueza conveniente como para adicionar um elemento interessante para suas histórias.

A primeira idéia de Kryptonita foi criada em 1940 pelo co-criador do Superman, Jerry Siegel, em uma história que envolvia um pedaço de Krypton, chamado de "K-Metal", que roubava a força de Superman enquanto dava aos terráqueos super-poderes, mas nunca foi publicada.
Metallo kryptonite

Superman tem Fatal Vulnerability ao raro elemento conhecido como kryptonita, justamente o que abastece o corpo robótico do vilão Metallo.


Curiosamente, no filme de 2006 Superman Returns foi dada a fórmula química do mineral, que quase coincidiu com o mineral Jadarita, descoberto em 2007.

Versões originais Edit

Originalmente, o Universo DC possuía uma variedade de minerais coletivamente chamados de Kryptonita. A variedade mais comumente encontrada é verde, embora tenha sido colorida de vermelho na sua primeira aparição em Superman (1a. série) #61 (Novembro / Dezembro de 1949). Outras variedades de Kryptonita começaram a aparecer frequentemente a partir do final dos anos 50, alcançando um pico de aparições nas histórias do Superman dos anos 60.

A Kryptonita (essencialmente a verde) foi produzida do material do planeta Krypton, quando foi destruído em uma explosão. É normalmente encontrada na forma de uma rocha ou de um metal verde fosforescente, mas formas cristalinas apareceram algumas vezes (A Jóia de Kryptonita sendo o caso mais notável; ver Formas de Kryptonita abaixo) e várias variantes de cores diferentes tal como a Kryptonita Vermelha.

É possível criar artificialmente a Kryptonita Verde, que o arqui-vilão Lex Luthor realizou em várias ocasiões, bem como o Batman, em sua história mais famosa, Cavaleiro Das Trevas.



Verde Edit

A mais comum, é fatal e temporariamente retira os podres de qualquer Kryptoniano, causa fortes dores e pode levar a morte se a Exposição à sua radiação for prolongada. Se exposto a kryptonita num alcance de 2 APs, todos os poderes de Superman são reduzidos a 0 APs e seus Atributos físicos são reduzidos a Destreza 1, Força 1 e Corpo 4. Ou seja, ele mal consegue erguer-se, deve jogar Força/Força como AV/EV contra OV/RV 2/2 (seu peso) para manter-se de pé. Ele só pode se mover a 1 AP por fase, sendo sucedido no mesmo teste. Um kryptoniano deve morrer de 7 a 9 APs de tempo (128 a 512 fases). Nota: Sob um sol vermelho, kryptonita verde não tem efeito sobre kryptonianos.


Vermelha Edit

criada quando uma grande onda de meteoros gigantes de kryptonita verde passou por uma estranha nebula de gás vermelho no espaço, bem proxímo da terra passando ao cair depois no planeta. Causa uma de muitas mutações imprevísiveis em nível físico e mental em kryptonianos: Jogue 2 d10 a cada exposição. Os efeitos duram de 24 a 48 horas, e nunca se repete um mesmo efeito quando for exposto novamente. Cada vez que um efeito é tirado, reescreva o efeito com o que imaginar.

Tabela de efeitos de Kryptonita vermelhaEdit

Resultado em 2d10- Efeito
2 criar 2 braços extra
3 torna-se um anão
4 um gigante
5 um dragão
6 uma criança
7 um velho
8 inseto
9 animal
10 dividi-lo em um Superman azul e outro vermelho
11 torna-lo muito gordo
12 torna-lo muito cabeludo e barbudo
13 fica com cabeça de formiga
14 incapaz de dizer qualquer coisa sem ser em kryptonês
15 amnésia
16 perde a invulnerabilidade na parte esquerda do corpo
17 muda de sexo
18 torna-se um super-assassino
19 separá-lo num Superman mau e um Clark Kent bondoso e sem poderes (Split)
20 uma caracteristica escolhida pelo GM


Azul Edit

Letal para Bizarro, mas cura efeitos de outras kryptonitas em Superman (exceto a dourada). Foi criada com o Raio Duplicador Bizarro.


Branca Edit

Letal para toda a vida vegetal a um alcance de 3 APs.


Anti-kryptonita Edit

Possui o efeito inverso da Kryptonita Verde, ela não é letal aos Kryptonianos com poderes (criados sob um sol amarelo), mas é fatal aos Humanos Normais e kryptonianos sem poderes (sob um sol vermelho), que devem morrer em 7 a 9 APs de tempo. Ela se formou no solo de Argo City, cidade kryptoniana da Supergirl.


kryptonita X Edit

Foi criada acidentalmente por Supergirl (Pré-Crise), que procurava um antídoto para kryptonita. Verde, dá poderes a humanos normais. Temporário, mas pode ser feito permanente. Isto foi o que deu poderes a Raiado, o supergato. Kryptonita X tem os mesmos efeitos de kryptonita verde em kryptonianos.


Dourada Edit

O mais raro isótopo de kryptonita, e com os efeitos mais drásticos. Elimina PERMANENTEMENTE os poderes de kryptonianos a menor exposição, bem como qualquer possibilidade de vir a desenvolve-los. Nem mesmo a kryptonita X ou a azul pode devolvê-los. O único kryptoniano exposto a ela foi Quex-Ul (Pré-Crise). Felizmente, nas histórias oficiais Superman nunca se expôs a ela, ou seria o fim do Homem de Aço… Entretanto, nas histórias imaginárias, tudo é possível...

  • Na história imaginária Superman/Batman: Gerações, quando Lois Lane foi capturada por Lex Luthor, e ela estava grávida de um filho de Superman, foi exposta a kryptonita dourada, removendo os poderes de seu filho. O filho deste filho também não demonstrou poderes.
  • Numa história imaginária com os Superfilhos, Superman expõe Superman Jr. a k dourada depois que julga o menino como sendo incapaz de lidar cuidadosamente com seus poderes.
  • Na história imaginária O que aconteceu ao Super-Homem?, Superman usa kryptonita dourada em si mesmo depois de ter matado Sr. Mxyzptlk . Em seguida, o herói saiu sem nenhum agasalho ao Ártico, onde supôs-se que ele morreu de hipotermia, pois agora era um humano comum.

Kryptonita jóia Edit

Criada pelo interno da Zona Fantasma Jax-Ur, esta não é realmente kryptonita, nem mesmo radioativa. Esta pedra permite aos internos da Zona Fantasma a poder influenciar o mundo fora da Zona. Um personagem na Zona pode focalizar sua força de vontade na pedra a fim de criar os efeitos de poderes mentais que afetam seres e objetos na Terra. Ele joga INT/Vontade como AV/EV contra uma OV/RV 4/4. RAPs resultantes podem ser usados como APs de Hypnotism, Mental Blast, Mind Blast, Illusion e Control, mas somente para afetar alguém ou algo na nossa dimensão, que esteja a até 20 APs de distancia do pedaço de kryptonita jóia (A dimensão da Zona Fantasma é sobreposta a nossa). O personagem não necessita ter estes poderes previamente. Uma nova jogada diária deve ser feita para indicar a mudança de APs disponíveis. Vários internos da Zona podem tentar coletivamente o teste, com os benefícios de Team Attack, mas no caso só um poder por fase, um só ataque por fase, pode ser usado.


kryptonita lenta Edit

Esta causa envenenamento em humanos normais. Criada por um cientista da Terra em experimento único e irrepetível.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.