FANDOM

Kryptoniano' ou kryptoniana é todo e qualquer ser vivo e objeto do planeta Krypton. Krypton é o planeta de onde veio o famoso herói Superman. Os kryptonianos são uma raça extinta; somente Superman e sua prima Supergirl são sobreviventes. Através dos quadrinhos de diversas épocas, os kryptonianos tiveram alterações em suas habilidades, explanados abaixo.

Era de Ouro (Terra 2)Edit

Kryptonianos da dimensão da Terra 2 tinham poderes mesmo em Krypton, mas limitados devido a forte gravidade. Eles não eram afetados por Sol vermelho. Ao contrário da Terra 1, os criminosos de Krypton na Terra 2 não eram exilados na Zona Fantasma, mas exilados sob animação suspensa em foguetes para fora de Krypton.

Nota: Os poderes do Superman da Terra 2 sofreram drásticos aumentos em curto período de carreira, mas não há uma explicação racional para o fato.

Nota 2: A ficha abaixo reflete justamente um kryptoniano nas primeiras histórias. Naquele período de tempo, não havia sido descoberta nem a kryptonita nem o efeito de magia nos poderes dos kryptonianos.

Kryptoniano típico da Era de OuroEdit

Atributos:Edit

Destreza: 8/13 Força: 15 Corpo: 10

INFL: 3 Aura: 3 Espírito: 3

SecretOrigins001 p04

Jor-L e sua esposa Lora, usando seus poderes para evadir-se das catástrofes que assolam Krypton, enquanto carregam seu filho recém-nascido, Kal-L.

PoderesEdit

Extended Hearing: 8, Invulnerability: 13, Jumping: 8,Superspeed: 5, Telescopic Vision: 10, X-Ray Vision: 12

Nota: Devido a alta gravidade de Krypton, todos os Poderes e atributo Força são díminuidos em -2 APs.

Kizo u-ban mala

Kizo, U-Ban e Mala eram criminosos de Krypton.

Perícias Edit

Gadgetry 5 Scientist 7

VantagensEdit

Genius

DesvantagensEdit

Fatal Vulnerability e Loss Vulnerability : Kryptonita verde, alcance 2 APs, afeta todos os atributos e poderes; Miscellaneous: Ataques de gravidade reduzem todos os poderes e atributos físicos na mesma proporção.

Motivação: variável

Ocupação: variável

Riqueza: variável

Era de Prata (Terra 1)Edit

Kryptonianos da dimensão da Terra 1 não possuem poderes anormais quando em seu planeta natal, devido aos mesmos não se desenvolverem sob um sol vermelho (que é o caso de Rao, a gigante vermelha a qual Krypton orbita). Sob um sol amarelo como o da Terra, porém, os kryptonianos têm poderes incríveis, como visão de raio-x, força sobre humana, visão de calor, invulnerabilidade, super velocidade, super sopro, entre outros. O sol amarelo não tem efeitos sob a índole ou sanidade dum kryptoniano, no entanto. Ao contrário da Terra 2, existem muitos kryptonianos que sobreviveram ao cataclisma que destinou Krypton: além de Superman e Supergirl, havia os habitantes da cidade engarrafada de Kandor e os criminosos da Zona Fantasma. Como Superman está a mais tempo na Terra, absorvendo energia do sol amarelo há anos, ele detém poderes maiores do que os kryptonianos da Zona ou de Kandor, por exemplo. Os kryptonianos só tem 3 fraquezas conhecidas:

  1. A kryptonita, é, sem dúvida, a mais conhecida fraqueza dele. Seu sangue pode ser afectado pela alta carga negativa dos íons do núcleo de Krypton, que foi exatamente a radiação responsável pela destruição do planeta. Os fragmentos radioactivos do planeta, composto pelo mineral chamado kryptonita, foram lançados ao espaço pela explosão. Geralmente, aparece sob a forma de cristal verde, mas existem também variedades de outras cores, como a vermelha e a preta, que têm propriedades diferentes.
  2. Assim como o sol amarelo concede os poderes ao Homem-de-Aço, o sol vermelho os retira. Entretanto, há indícios de que kryptonianos conseguem manter seus supersentidos mesmo num ambiente como Krypton, ainda que tremendamente reduzidos.
  3. Uma vez que a prática da magia era rara em Krypton, os poderes da maioria dos kryptonianos não funcionariam contra magia (eles não podem usar visão de raio-x para ver através dum muro feito com magia, nem sua invulnerabilidade funciona contra os raios de um mago).
Nota: Na Era de Bronze, foi revelado que alguns kryptonianos da Terra 1 possuem poderes mentais, como Nadira, Faora Hu-Ul e Az-Rel. Tais poderes funcionam em Krypton, mas em níveis baixos. Estes devem aumentar sob um sol amarelo. É desconhecido se tais habilidades podem ser removidas com kryptonita dourada. Embora não haja uma regra clara, pois o nível de tais habilidades depende do treinamento do individuo, tais habilidades poderiam ter entre 1 a 8 APs em Krypton, e entre 32 a 39 APs sob um sol amarelo.
Action 473-14

Faora pode criar mortais adagas psíquicas, mas estas não afetam Superman devido a sua invulnerabilidade superior mediante uma maior permanencia do Sol amarelo da Terra.

Nota 2: Equivalentes caninos em Krypton também ganham poderes sob um sol marelo, como o caso de Krypto.

Kryptoniano típico da Era de Prata (em Krypton)Edit

Atributos:Edit

Destreza : 2 Força : 4 Corpo : 4
Inteligência : 7 Vontade : 3 Mente : 5
Influência : 3 Aura : 3 Espírito : 3
Iniciativa : 12 Hero Points : 45

Poderes:Edit

Analytical Smell/Tracking Scent : 3, Extended Hearing : 4, Microscopic Vision : 4, Super Hearing : 4, Telescopic Vision : 4, Thermal Vision : 4, X-Ray Vision : 4

Perícias Edit

Gadgetry 5 Scientist 7

VantagensEdit

Genius

Kryptonite forms

As diferentes formas de kryptonita na Terra 1: verde, vermelha, dourada, azul e branca.

Desvantagens:Edit

Fatal Vulnerability : Anti-Kryptonita (sob um sol vermelho) alcance de 2 APs. Loss Vulnerability : Sol vermelho, alcance 0 APs, todos os Poderes (exceto supersentidos) e Atributos; Loss Vulnerability: Kryptonita dourada, alcance 2 APs, Todos os poderes, perícias e atributos, permanente (se torna um humano comum daqui por diante); Miscellaneous: Kryptonita vermelha causa bizarras transformações, alcance 2 APs (jogue a tabela Kryptonita Vermelha com 2d10); Ataques de gravidade reduzem todos os poderes e atributos físicos na mesma proporção;

Motivação: varíavel

Ocupação: varíavel

Riqueza: varíavel

Phantom Zone 02

A Zona Fantasma abrigava muitos criminosos kryptonianos da Terra 1.

Kryptoniano típico da Era de Prata (sob um sol amarelo)Edit

Atributos:Edit

Destreza : 2/20 Força : 48 Corpo : 36

Inteligência : 7 Vontade : 6 Mente : 10

Influência : 3 Aura : 3 Espírito : 3

Iniciativa : 30 Hero Points : 45

Poderes:
Krypto the superdog

Krypto era um cão de Krypton

Edit

Analytical Smell/Tracking Scent : 6, Comprehend Languages 12 Dimension Travel 8, Extended Hearing : 15, Flight : 45, Heat Vision : 28, Ice Production : 12, Invulnerability : 35, Microscopic Vision : 15, Recall : 7, Sealed Systems : 20, Solar Sustenance : 50, Super Breath : 20, Super Hearing : 15, Superspeed : 18, Systemic Antidote : 15, Telescopic Vision : 50, Thermal Vision : 15, Time Travel 29 X-Ray Vision : 20,

Bonus e Limitações:

Comprehend Languages permite ler e escrever línguas além de falar (+1 FC)

Pode usar sua FORÇA a fim de comprimir carvão, transformando-o em diamantes.

Dimension Travel só permite Viagem e é ligado a Flight: se voa mais rápido que a luz (28 APs) ele transpõe as dimensões.

Super breath pode tanto repelir como atrair.

Ice Production ligado a Superbreath; é o famoso "sopro gelado"

Time Travel ligado a Flight; se voa mais rápido que a luz e faz um círculo no sentido horário, ele viaja para o futuro; se ele faz no anti-horário ele viaja ao passado. Se viajar para uma época em que ele já exista, se torna um fantasma com Self-Link (Spirit Travel) 4 e Invisibility completa de 25 APs.

. Nota: Visão Raio X não penetra o chumbo.

Perícias Edit

Gadgetry 6 Scientist 7

VantagensEdit

Genius

Desvantagens:Edit

Fatal Vulnerability : Kryptonita verde (sob um sol amarelo), alcance 2 APs; Anti-Kryptonita (sob um sol vermelho) alcance de 2 APs. Loss Vulnerability : Sol vermelho, alcance 0 APs, todos os Poderes (exceto supersentidos) e Atributos; Loss Vulnerability: magia, alcance 0 APs (veja Superman e magia)Loss Vulnerability: Kryptonita dourada, alcance 2 APs, Todos os poderes, perícias e atributos, permanente (se torna um humano comum daqui por diante); Miscellaneous: Kryptonita vermelha causa bizarras transformações, alcance 2 APs (jogue a tabela Kryptonita Vermelha com 2d10); Ataques de gravidade reduzem todos os poderes e atributos físicos na mesma proporção;

Motivação: varíavel

Ocupação: varíavel

Riqueza: varíavel

EquipamentoEdit

As roupas de um kryptoniano tornam-se superpoderosas sob um sol amarelo.

[CORPO 25, Stretching: 9, Sealed Systems: 9, Skin Armor 10]

limitações: o traje é flexível e tanto o CORPO como o Skin Armor não protege contra esmagamento. Stretching só permite esticar o uniforme, e deve-se ter Superforça para esticar. Sealed Systems representa a capacidade de poder manter outras pessoas com ar suficiente quando levadas pelo indivíduo envoltas na capa. Nenhum dos poderes funciona sob um Sol Vermelho, e o CORPO do traje passa a ser 6 nessas circunstâncias. Nenhum poder do traje protege contra radiação da kryptonita (mas não tenho ciência se o traje sofre redução de poderes por isso).

Pós-criseEdit

Após Crise nas Infinitas Terras, alguns conceitos foram adicionados sobre os kryptonianos, outros derrubados. A começar que, uma vez sob um sol amarelo, as células dos kryptonianos ARMAZENAM esta energia; de modo que eles necessitariam permanecer muito tempo longe do sol amarelo ou na presença dum sol vermelho para estes sumirem. Também, os kryptonianos foram afetados por um elo biológico efetivado pelo artefato Erradicador, que os fazia perecer caso deixassem o planeta. Jor-El era ciente desse defeito genético e criou um soro que poupou Kal-El deste destino. O alienígena radicado em Krypton conhecido como o Clérigo havia tentado salvar alguns kryptonianos quando Krypton explodiu, mas a ligação que eles tinham com o planeta fez com que morressem assim que a nave saiu de órbita.

Kryptoniano típico Pós-Crise (em Krypton)Edit

Atributos:Edit

Destreza : 2 Força : 4 Corpo : 4
Inteligência : 8 Vontade : 3 Mente : 5
Influência : 3 Aura : 3 Espírito : 3
Iniciativa : 13 Hero Points : 35

Poderes:Edit

Nenhum

Kryptonians

Perícias Edit

Scientist 8

Desvantagens:Edit

Fatal Vulnerability : Kryptonita verde, alcance 2 APs; Perda de contato com o ambiente de Krypton, alcance inaplicável (Um elo biológico efetivado pelo artefato Erradicador, que os fazia perecer caso deixassem o planeta; Superman não possui o defeito devido a um soro desenvolvido por seu pai, Jor-El).

Motivação: varíavel

Ocupação: varíavel

Riqueza: varíavel