FANDOM


Invasion

Invasão! foi uma mini-série mensal em quadrinhos de 3 partes da DC Comics, em 1989. Teve vários crossovers com as revistas DC. Escrita por Keith Giffen e Bill Mantlo, com arte de Todd McFarlane e Bart Sears, e finalização de P. Craig Russell, Al Gordon e Dick Giordano.

A TramaEdit

Após uma extensa pesquisa, uma coalizão de super-cientistas Dominions] e seus aliados guerreiros Khúndios determinam que a humanidade representa uma ameaça para o resto do universo. Enquanto a maioria das outras espécies alienígenas existentes no universo são bastante consistentes e previsíveis, a diversidade genética presente na raça humana a tornou muito poderosa para permitir a sua existência continuada.

No Universo DC, existe uma característica no DNA humano chamada de "meta-gene" (que lhes permite desenvolver poderes extraordinários sob condições de estresse, e tornarem-se superseres), cuja presença deve ser erradicada antes de tornar-se irrefreável. Uma Aliança Alienígena é formado a partir de civilizações proeminentes de uma série de mundos [Dominions, Khúndios, Psions, Durlanianos, Thanagarianos,Gil'Dishpans, habitantes da Cidadela, guerreiros de Okaara, a Guilda das Aranhas e os Daxamitas (estes últimos, como observadores)], sendo que todas elas concordam que a ameaça metahumana deve ser exterminada.

A Aliança AlienígenaEdit

  • Dominions: Grandes arquitetos da invasão. Inteligentes, impiedosos, planejadores e estrategistas. Apesar de serem altamente avançados tecnologicamente, vivm em uma sociedade hierárquica rígida, em que o sistema de castas é determinada pelo tamanho do círculo vermelho em suas testas.
  • Durlanianos: São transmorfos. A sobrevivência em seu mundo induziu neles a característica camaleônica.
  • Thanagarianos: Os homens alados de Thanagar que sonham em espalhar pelo universo seu estado policial fascista. Thanagar é um planeta beligerante, imperialista, totalitário, corrupto e racista, onde a classe privilegiada vivia em enormes torres; e a ralé, no submundo, mantendo o padrão de vida dos poderosos.
    Aliança Alien
  • Gil’Dishpans: Uma raça de seres aquáticos provenientes do sistema estelar de Vega que vivem dentro de conchas cibernéticas blindadas, armadas e com água. Eles eram os organizadores das linhas de suprimento da aliança.
  • Daxamitas: Um povo xenófobo e interessado na evolução dos seres vivos. Desenvolvidos cientificamente, são grandes engenheiros científicos. Assim como os Kryptonianos, sob um Sol amarelo, adquirem poderes, porém são vulneráveis a chumbo. Acabaram mudando de lado durante a guerra.
  • Guerreiros de Okaara: Uma das raças mais velhas do Sistema Vega, os Okaaranos aprendem a arte da guerra desde a infância. Eram os armeiros da aliança alienígena.
  • Povo da Cidadela: Temidos pelos habitantes do Sistema Vega, os Psions seqüestraram a Okaarana X'Hal fazendo-a unir-se com um guerreiro brutal Branx. Desta união nasceram duas crianças: um ser mutante horrível, que se tornou o primeiro componente da Cidadela; e outra humana, Lambien. O solitário ser da Cidadela se voltou contra seus aliados, clamando todo o poder para si. Assim, utilizando as máquinas dos Psions, ele se clonou, criando um verdadeiro Império da Cidadela, aterrorizando todos aqueles que não se rendessem às suas vontades. Conhecidos pela força bruta, os cidadãos da Cidadela administraram a masmorra estelar, uma plataforma-prisão onde os prisioneiros da aliança eram encarcerados.
  • Psions: Há bilhões de anos, um dos primeiros planetas em nosso universo a ter vida, com uma população de imortais, os Maltusianos (que mais tarde se tornariam os Guardiões do Universo), complementavam seus conhecimentos estudando e fazendo experimentos com espécimes animais. Assim iniciou-se a evolução das criaturas conhecidas como Psíons. Milhões de anos depois, os Psions se envolveram completamente em estudar e remontar o maquinário estranho que seus ancestrais deixaram. Os cientistas sádicos e amorais concentraram seus esforços na vivissecção de espécimes humanas.
  • Khundios: A raça mais brutal e temida do universo. Os Khúndios são humanóides guerreiros que foram a força bruta da Aliança, já que muitas raças não gostavam de “sujar as mãos”.

    Além deles, havia também a Guilda das Aranhas, que manteve apenas a prestação de serviços ao invés de se unirem à Aliança.


Invasion2

A Aliança Alienígena foi o principal antagonista de Invasão!

A BatalhaEdit

Dissidentes são presos em um enorme campo de concentração, chamado Starlag. Após reunir uma frota de centenas de naves de guerra, a Aliança viaja para a Terra e faz com que sua mensagem clara em uma grande invasão. Todos os super-heróis devem ser entregues a eles pacificamente, ou o mundo será completamente destruído na luta para levá-los à força. Representantes das Nações Unidas se reúnem para deliberar sobre a crise, e nunca antes todos eles concordaram com tanta força em falar numa só voz, dizendo aos alienígenas para "darem o fora".

Na primeira fase da invasão, a guerra eclode em todo o mundo, enquanto heróis e vilões lutam para proteger sua terra natal. Enfrentando o genocídio global, muitos dos guerreiros são forçados a entrar numa arena de combate mais séria e mortal do que nunca ocorrera antes. Afinal, uma coalizão é organizada, coordenando as forças meta-humanas da Terra. O Capitão Átomo é nomeado como comandante de todas as forças metahumanas, enquanto Amanda Waller está a cargo da inteligência e coordenação dos supervilões; o General Wade Eiling é colocado no comando dos militares e Maxwell Lord atua como oficial de ligação com a Liga da Justiça Internacional.

As tendências das batalhas começam então a se voltar a favor dos heróis, a partir do momento em que eles se organizam o suficiente para atacar ponto chaves da Aliança. Enquanto isso, tumultos no Starlag liderados por Vril Dox e os Omega Men causam a queda da guarda, embora à custa de muitas baixas. Enquanto isso, Superman lidera um contra-ataque contra a base principal da Aliança, que é temporariamente interrompido pelos observadores Daxamitas, que ganham poderes similares ao Superman sob nosso sol amarelo e conseguem temporariamente derrotá-lo, mas caem vítimas das diferenças atmosférica da Terra em relação a seu próprio mundo (na verdade, por conta da presença de partículas microscópicas de chumbo em nossa atmosfera).

Depois que Superman ajuda a salvá-los, os Daxamitas decidem retirar-se da Aliança e ajudar a defender a Terra. Para tanto, uma pequena frota de transportes de tropas se aproxima e exige que a Aliança Alienígena se retire da Terra. Os Dominions decidem ignorá-los, sem saber do efeito da radiação de um sol amarelo na fisiologia daxamita, até que a frota libera milhares de soldados de Daxam no espaço, como uma força de ataque quase invencível. Isto, combinado com a série de derrotas-chave em vários teatros de batalho, e a revolta em larga escala e incontrolável no Starlag, leva a um rápido colapso da Aliança, com a rendição individual por cada ex-membro da mesma.

Neste momento, porém, ocorre algo pertubador: um jovem Dominion, que aspirava à proeminência entre seu povo, conseguiu isolar o gene humano que faz uma pessoa capaz de sobreviver a episódios de outra forma letal e desenvolver poderes sobre-humanos (o Meta-Gene). Por sua própria iniciativa, ele desenvolveu e lançou a Bomba Genética, um dispositivo que banhou a Terra em uma estranha energia e afetou a todos os meta-humanos expostos a ela, de forma maligna, levando-os a perder o controle de seus poderes e, eventualmente, a entrarem em coma e morrer.

Desde que o real (e oculto) propósito da invasão era para aproveitar estes seres, e não erradicá-los, o jovem Dominion foi preso pelo seu próprio governo, mas antes da execução, um grupo de heróis que não foram afetados pela Bomba Genética, liderado pelo Caçador de Marte (e que contava também com Superman, Starman (Will Payton), o Soviete Supremo e os Lanternas Verdes Hal Jordan e Guy Gardner) conseguiu roubar dados de sua mente, cruciais para reverter os efeitos da Bomba Genética e restaurar a maioria meta-humanos de volta à saúde. Ironicamente, a detonação da bomba genética foi a responsável pela criação de várias meta-humanos.

Invasion3

A explicação do Meta-Gene

ConsequênciasEdit

O Meta-GeneEdit

O maior efeito que Invasão! teve sobre o Universo DC foi a introdução do conceito de metahumanos. Há um traço genético que permite o desenvolvimento de superpoderes, se algo ativá-lo. Esta explicação para o fato de tantas pessoas estarem imbuídas de superpoderes é agora comum, usado para muitos personagens bons e maus, tornando-se a explicação "padrão". Isto levou também a uma boa dose de retcons em histórias de origem. Muitos personagens foram escolhidos para possuir o meta-gene desde então, o que muitas vezes adicionou uma camada de credibilidade duvidosa para histórias de origem, mesmo para os padrões de revistas em quadrinhos. Por exemplo, o Flash (Wally West) supostamente ganhou poderes quando foi atingido por produtos químicos e um raio. A origens revisada indicaria que estes produtos químicos não lhe deram suas habilidades, mas o ajudaramu a desbloquear poderes recessivos que já estavam lá.

Legião dos Super-HeróisEdit

Outro retcon maciço é estabelecido para o mito da Legião dos Super-Heróis. As muitas raças que compõem os Planetas Unidos são muitas vezes criticadas como sendo muito semelhantes à humana, para evitar uma visão realista da diversidade alienígena. Apesar do fato de que eles são supostamente de espécies diferentes, quase todos eles têm a aparência e agem exatamente como humanos, mas com a adição de um único superpoder. É revelado que isso acontece porque eles são todos descendentes de seres humanos.

Invasion4

Os mundos colonizados por Valor

ValorEdit

Alguns meses depois da crise, Valor descobre que os Dominions ainda estão abduzindo humanos e realizando experimentos com eles. Após resgatar uma grande quantidade de metahumanos, estes decidem que o melhor caminho seria ir em frente e colonizar novos mundos, em vez de continuar a liderar os invasores de volta para o seu planeta natal. Como tal, um grande número de pessoas com poderes de gelo constroem um novo lar em Tharr, futuro planeta de origem do jovem Polar, e assim por diante. Muitos alienígenas na época da Legião são realmente metahumanos após um milênio de reprodução, o que explica muita coisa.

Patrulha do DestinoEdit

A Patrulha do Destino foi reiniciada pela crise. Celsius morreu nos combates, Karma saiu do grupo pouco antes para evitar o encarceramento, Lodestone entrou em coma, a Mulher Negativa perdeu seus poderes, e Scott Fischer sucumbe ao seu câncer.

L.E.G.I.Ã.O.Edit

A L.E.G.I.Ã.O. foi inteiramente criada a partir de Invasão. O personagem da Era de Prata Brainiac 2 foi tirado da obscuridade e atualizado como um adulto. Ele junta-se a vários outros presos do Starlag, incluindo o Durlaniano, Garryn Bek, Lyrissa Mallor e Strata para formar uma força policial intergaláctica. Esta equipe viria a ter diversas conexões com a futura Legião dos Super-Heróis, tanto por linhagem quanto por tema.

BlastersEdit

Os Blasters foram outra equipa especificamente criada a partir desta saga: um grupo de metahumanos de todo o mundo, reunidos por origens comuns... A quase morte sofrida ao serem usados como cobaias de pesquisa dos Dominions. Eles incluíam Crackpot, Dust Devil, Frag, Jolt, Looking Glass, e o antigo parceiro da Liga da Justiça, Snapper Carr.

Outros Edit

  • Fogo, antes limitada a um hálito de fogo, agora emergiu com a capacidade de emanar sua chama verde por todo o corpo.
  • Homem-Animal temporariamente é limitado a imitar poderes de animais distantes dele.
  • Maxwell Lord ganha o poder de sussurrar na mente de outras pessoas, deixando-as mais suscetíveis a suas manipulações.
  • Maxi-Man ganha poderes.
  • Praxis ganha poderes.
  • Davood Nassur ganha poderes telecinéticos, e torna-se Sinbad, pequeno herói de Metropolis.

TriviaEdit

  • Swamp Thing (vol. 2) #96-98 mostra uma visita ao Inferno, onde vemos as pós-vidas de vários membros mortos das forças de Invasão.
  • Baixas registradas: Celsius, Garguax, Lanternas Verdes D'aran Tuu e Medphyll, Jet (dos Novos Guardiões), Kel Gand, Rudy West (o pai de Wally West), Scott Fischer, Felicity, Green Man, Primus e Ynda (os quatro últimos, membros dos Omega Men)
  • Novas revistas mensais surgidas com o desfecho da saga: Liga da Justiça Europa (vol. 1), L.E.G.I.Ã.O. (vol. 1).

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.