FANDOM

Modificador em Factor Cost: -1, -2 ou -3

Um poder com a limitação Incontrolável não pode ser ativado a vontade, ou é díficil de controlar. Ele incute em +1 coluna de penalidade na OV de todas as jogadas usando o tal poder. Se o poder é Automático, a OV do personagem é diminuída em -1 coluna ou mais quando o poder está ativo, dependendo da severidade da limitação adotada.

Ações de Dados: Se o personagem tira um número igual ou inferior ao número de confiabilidade relacionado a severidade da limitação, o poder deve se comportar duma maneira aleatória quando o utilizando. Se o poder causa dano, não se pode usar as manobras Flailing Attack e Pulling a Punch.

Ações Automáticas sempre são consideradas Ações de dados usando o dito poder. Usa-se AV/EV Destreza, INT ou INFL (dependendo se o poder é físico, mental ou místico) e OV/RV igual aos APs de poder. Por exemplo, uma Running Incontrolável sempre daria ao personagem o problema de tentar frear a tempo de evitar colisões. Poderes múltiplos, como Sorcery, poderiam se comportar de maneira totalmente imprevisível, ativando um poder aleatório ao invés do desejado. A penalidade é aumentada de acordo com as colunas de limitação adotadas; do mesmo modo, o personagem pode acidentalmente ativar o poder sem querer, ao tirar um número nos dados para qualquer ação (veja a tabela).

Logicamente, a ativação do poder numa hora indesejada causa mais infortúnio que vantagem.

Ex: Um Flight comprado com limitação Sériamente Incontrolável poderia ativar-se sozinho quando o personagem tirar 3 em qualquer ação; se usa a Flight numa Ação de dados (como ao tentar um Charging Attack) ele deve tirar um 11 ou mais nos dados ou o poder incute num efeito aleatório, como falhar ou voar numa direção oposta.

Nível de Incontrolabilidade Limitação em colunas no Factor Cost Número de confiabilidade Número de ativação aleatória
Levemente -1 5 2
Sériamente -2 11 3
Catastróficamente -3 18 5