FANDOM

War of the Gods

Guerra dos Deuses (War of The Gods, no original) foi uma mini-série mensal em quadrinhos de 4 partes da DC Comics, em 1991. Teve vários crossovers com as revistas DC. Escrita e desenhada por George Perez, com diversos artistas colaborando na finalização. Centrada principalmente na Mulher Maravilha, esta história tinha a intenção de comemorar o 50º aniversário da personagem.

A TramaEdit

A feiticeira Circe procurou apaziguar os desejos de vingança de sua patrona, a deusa graga Hécate, destruindo a Deusa Terra Gaia. Tal plano ambicioso requeria o uso de diversos artefatos místicos, bem como a cooperação de Éris, filha de Ares, especialista em maquinações.

Circe sabia que a sua maior oposição surgiria de sua nêmesis, a Mulher Maravilha, bem como dos exércitos de toda Themyscira. A primeira etapa de seu plano envolvia o plantio de sementes de desconfiança, que marcariam Themyscira como um alvo. Isto foi conseguido principalmente através de Phobos, que manipularou o medo e a ansiedade da população em geral, incitando-a a pegar em armas contra Themsycira. Liderada pelo corrompido General Yedziniak, a Força Aérea dos EUA atacaram as amazonas de Themyscira; General Phillipus e a Rainha Hipólita ficaram gravemente feridas, e a segunda delas esteve à beira da morte. A Mulher Maravilha resgatou sua mãe e a levou de volta para a Ilha Paraíso, na esperança de curá-la.

Ao adquirir os artefatos de que precisava, Circe invocou um feitiço conhecido como "Web Hellfire" (Teia de Fogo Infernal) que cobriu o mundo inteiro, despertando os deuses de diversos e manipulando-os a fazer guerra uns com os outros. Dos diferentes panteões, o mais vital incluía os deuses gregos do Monte Olimpo, que travaram uma batalha brutal contra as suas contrapartes romanas. O efeito se espalhou por todo o mundo e inspirou as divindades de várias culturas a guerrearem umas com as outras, incluindo os deuses nórdicos, a Heliópolis do Egito Antigo, e os orixás. Mesmo as divindades de outros mundos, como Thanagar, Nova Gênese e Apokolips foram afetadas.

Circe 09

Circe foi a principal antagonista em Guerra dos Deuses.

Os deuses do panteão romano pegaram em armas contra as suas contrapartes gregas, numa tentativa de recuperar o seu legado perdido. Júpiter, senhor dos deuses, trocou relâmpagos com Zeus em Nova Olimpo. Mercúrio lutou contra o deus Hermes, enquanto Marte viajou ao Areópago para a batalha contra Ares. No meio da guerra, os deuses romanos anunciaram que tinham um campeão humano que batalharia contra a Mulher Maravilha, campeã dos deuses gregos - e o campeão não era outro senão o Capitão Marvel. Diana foi forçada a defender-se contra um possuído Capitão Marvel, enquanto os outros deuses continuaram com seus discursos. Sua batalha terminou quando um rasgo no tecido da realidade os separou, levando ambos os combatentes para locais diferentes.

Através de tudo isso, Nova Olimpo rasgou o véu entre os mundos, ocupando espaço físico na dimensão da Terra. Este fenômeno causou um desastre geológico generalizado em todo o mundo, forçando heróis da Terra a trabalharem em equipe. Circe intensificou a força de seu encanto Web Hellfire, praticamente estrangulando Gaia em si mesma. Para combater os heróis da Terra, ela enviou seu Bestiamorfo - criatura do Caos, meio-humana e meio animal. O Bestiamorfo desceu sobre várias cidades americanas, como Chicago, Boston e Gotham.

Na Torre do Destino, em Salem, o Senhor Destino reuniu vários místicos poderosos, bem como Geoforça e o Homem Animal, num esforço para criar um contra-feitiço para reverter os efeitos da magia de Circe. Porém, esta esperava por isso, tendo planejado absorver a energia dos feitiços o grupo estava agora conjurando; no entanto, o plano da bruxa deu errado, e suas magias foram desfeitas. Ainda assim, a guerra continuava.

Em Themyscira, o tempo estava se esgotando, tanto para a Mulher Maravilha quanto para a sua mãe morimbunda. Diana localizou Hermes, mas ele foi incapaz de curar Hipólita; então, a amazona resolveu levar a sua mãe de volta à Ilha Paraíso. No caminho, ela foi atacada por combatentes, mas com a ajuda de Starman (Will Payton), ela conseguiu escapar deles. Nas margens da Ilha, ela teria de enfrentar Circe, finalmente; a bruxa tinha aberto seu caminho, derrotando Hermes, para chegar a Diana; no entanto, ela não mataria simplesmente a amazona, arriscando-se a sofre a maldição de Hécate. Isolando-a de outros heróis que se reuniram na Ilha (Starman, Mulher Gavião, Aquaman e Delfim), Circe usou sua magia para reverter Diana de volta ao barro da Ilha Paraíso, o mesmo barro a partir do qual ela foi gerada e nasceu. Tendo destruído a Mulher Maravilha, Circe partiu, pronta a reclamar a vitória final. Enquanto as Amazonas lamentavam a queda de sua princesa, Superman reuniu os heróis da Terra para a batalha final.

Embora o corpo físico de Diana tenha sido destruído, o seu espírito eterno perseverou. Coletado pelo Vingador Fantasma, Desafiador e o Espectro, seu espírito definhava dentro do ventre de Gaia. Disseram-lhe que Klarion, o Menino Bruxo, tinha sido responsável por cancelar vários dos feitiços de Circe.

Enquanto isso, Superman lidera a investida contra o Olimpo, onde os confusos panteões grego e romano ainda estavam empenhados em destruir-se mutuamente. Circe ressuscitou, como zumbis, os restos mortais dos heróis caídos Comandante Gládio, Senhor Incrível, Mestre dos Espelhos e da Força da Liberdade, voltando-os contra os heróis. Quando as trapaças de Circe ficaram claras, ela foi transportada de volta para o Limbo. Lá, ela encontrou Donna Troy e a Mulher Maravilha - restaurada à vida. Diana lutou contra Circe, e desta vez a amazona prevaleceu, pois o poder de Hécate abandonara Circe. A bruxa estava aparentemente morta, mas foi negado a Hécate a alma de Diana. Os deuses decidiram se afastar novamente... Mas a longa guerra finalmente terminara.

No entanto, ela cobrou um preço. Boa parte da Ilha Paraíso estava em ruínas e precisou ser reconstruída, e as baixas incluíram diversas Amazonas, inclusive a vidente Menalippe. No entanto, apesar de tudo, as Nações Unidas inocentaram Themyscira de todas as acusações, e a rainha Hipólita estava viva e bem.

CuriosidadesEdit

  • Apesar de aparentemente ter morrido, Circe apareceu viva anos depois, durante os eventos de A Vingança do Submundo