FANDOM

Sinestro Corps War

Guerra dos Anéis ("Sinestro Corps War", no original) é crossover americano de quadrinhos publicado pela DC Comics em seus títulos Green Lantern e Green Lantern Corps. Escrito por Geoff Johns e Dave Gibbons e desenhada por Ivan Reis, Patrick Gleason e Ethan Van Sciver, a saga de 11 partes foi originalmente publicada entre junho e dezembro de 2007. Além do enredo principal, quatro edições únicas especiais "Contos da Tropa Sinestro" e um tie-in com o Besouro Azul foram simultaneamente publicados.

A história gira em torno dos Lanternas Verdes da Terra - Hal Jordan, Kyle Rayner, John Stewart e Guy Gardner - e do resto da Tropa dos Lanternas Verdes, conforme eles lutam uma guerra interestelar contra a Tropa Sinestro, um exército liderado pelo ex-Lanterna Verde Sinestro, que estão armados com anéis de poder amarelos e procuram formar um universo governado pelo medo. Uma história de 1986, escrita por Alan Moore em "Contos da Tropa dos Lanternas Verdes", foi a base temática do enredo. Muitos personagens foram modificados, mortos ou reintroduzidos como resultado do evento.

A recepção da crítica e fãs a "Guerra dos Anéis" foi altamente positiva. Muitos comentaristas a classificaram entre os melhores quadrinhos do ano, e a primeira edição do enredo de 2008 recebeu uma indicação ao prêmio Eisner de Melhor Desenhista. O enredo também foi um sucesso financeiro, e várias edições foram submetidos a múltiplas impressões. "Guerra dos Anéis" é a segunda parte de uma trilogia na história do Lanterna Verde, precedida da minissérie de 2005 (Lanterna Verde: Renascimento), e com conclusão na terceira e última parte, A Noite Mais Densa, que foi publicado em 2009.

Antes da GuerraEdit

Tropa Sinestro

Principais membros da Tropa Sinestro, incluido (em sentido horário, a partir do alto à esquerda): o Superman Cyborg(Hank Henshaw), Superman-Primordial, o Anti-Monitor,Parallax (Kyle Rayner), e Sinestro.

O Anel AmareloEdit

A entidade Parallax é um parasita espacial que é a personificação do medo e que foi aprisionado dentro da Bateria Central de Oa. Com o passar do tempo, Parallax ficou conhecido como a impureza amarela – a causa da fraqueza dos Lanternas Verdes.

Após Sinestro se tornar renegado, ele foi banido para o universo de antimatéria de Qward pelos Guardiões de Oa. Quando voltou à nossa dimensão, ele manuseava um anel energético que usava energia amarela - o Anel Padrão da Tropa Sinestro. Depois de muitos confrontos com o Lanterna Verde Hal Jordan, ele também foi aprisionado dentro da Bateria Central. Lá, ele foi capaz de usar seu anel – que utiliza o medo, ao invés da força de vontade, como fonte de poder – para despertar Parallax de sua hibernação. A partir de então, o parasita e Sinestro puderam influenciar as atitudes de Hal Jordan e provocar a derrocada da Tropa dos Lanternas Verdes, deixando apenas um Lanterna, o novato Kyle Rayner.

RecrutamentoEdit

Depois que a Tropa dos Lanternas Verdes foi reorganizada com o retorno de Hal Jordan, Sinestro recrutou a Tropa Sinestro ou Tropa dos Lanternas Amarelos, oferecendo anéis energéticos dessa cor para seres capazes de instilar grande medo. Após serem convocados, os membros da Tropa são imediatamente enviados para Qward para se submeterem a recondicionamento físico e psicológico. Os membros da Tropa Sinestro atuam em setores, assim como os Lanternas Verdes. Qward também possui uma enorme Bateria Central amarela em sua superfície, como a que se localiza em Oa.

Embora a Tropa Sinestro use o medo e se oponha à Tropa dos Lanternas Verdes e aos Guardiões do Universo, Sinestro determinou que seu objetivo é trazer a ordem ao universo, o que ele afirma que os Guardiões falharam em fazer. Dentre os membros da Tropa Sinestro, Arkillo, um alienígena extremamente selvagem, escravizou todos os armeiros de Qward, forçando-os a forjar novos anéis amarelos continuamente. Esses anéis são programados para romper a barreira entre os universos de matéria e antimatéria para encontrar e recrutar novos portadores para eles. Arkillo também desempenha o papel de treinador de todos os recrutas, de forma semelhante a Kilowog.

Batman-Sinestro-Corps-War-Comic

Batman quase foi recrutado como um membro da Tropa Sinestro.

Outros integrantes da Tropa Sinestro são: Karu-Sil, criada por animais; Despótellis, um vírus consciente capaz de atacar seus inimigos por dentro; e Bedovian, o atirador, que pode atingir um alvo a três setores de distância. Durante a fase de recrutamento, a Tropa Sinestro tentou levar Batman para seu lado, conhecido até por algumas raças alienígenas por sua formidável habilidade de instilar o medo em outros. Entretanto, a força de vontade do Homem-Morcego, combinada a uma breve exposição prévia dele a um Anel Padrão dos Lanternas Verdes, lhe permitiu rechaçar o anel amarelo antes que fosse subjugado e levado para ser treinado e moldado como um dos soldados de Sinestro. O anel, então, procurou um substituto e selecionou Amon Sur, o filho de Abin Sur, que estava na Terra tentando matar Hal Jordan para roubar seu anel energético.

A ProfeciaEdit

Uma profecia sombria proclama que após incontáveis milênios, os armeiros de Qward, a cidade sapiente Ranx, os Filhos do Lobo Branco e o Império das Lágrimas se unirão contra a Tropa dos Lanternas Verdes. Isso foi amplamente ignorado até que os atualizados Caçadores Cósmicos passaram a aparecer ao redor do universo. Hal Jordan encontrou um deles na Terra e, com Guy Gardner, o seguiu até o setor 3601. Hal e Guy encontraram diversos Lanternas Verdes presumidos como mortos quando do surto de loucura de Jordan, e o novo Grão-Mestre dos Caçadores: Hank Henshaw, o Superciborgue.

Os Caçadores Cósmicos foram derrotados e a cabeça de Henshaw foi levada a Oa. O Livro de Oa contém um capítulo proibido a respeito das Revelações Cósmicas, que inclui a seguinte profecia:

“Uma face de metal e carne falará dos segredos das 52. O medo aumentará. A força de vontade se acumulará. E uma guerra de luz libertará a verdade por trás da energia do anel.”

- Livro de Oa, capítulo III: A Noite mais densa

Após interrogarem Henshaw, os Guardiões do Universo descobriram que ele sabia a respeito dos 52 universos paralelos e, que se a Nova Terra fosse destruída, todo o multiverso entraria em colapso e o universo de antimatéria tomaria o seu lugar. Dois dos Guardiões, Ganthet e Sayd, alertaram seus demais companheiros para não ignorarem a profecia, pois isso poderia acarretar no fim da Tropa dos Lanternas Verdes.

Qward e o Setor -1Edit

Há um lugar sombrio do multiverso conhecido como universo de antimatéria. Como Oa é o centro do universo, o planeta Qward – um mundo desolado ocupado pelas forças da Tropa Sinestro – é o centro do universo de antimatéria.

Nas profundezas da superfície de Qward, os armeiros escravizados forjam anéis e baterias amarelos, aumentando o poderio de Sinestro. Foi nesse mundo amaldiçoado que o Flash (Barry Allen) perdeu heroicamente sua vida, ao destruir o canhão de antimatéria da criatura chamada Antimonitor, durante a Crise nas Infinitas Terras.

A TramaEdit

Sinestro Corps 01

A Tropa Sinestro foi a principal antagonista em Guerra dos Anéis.

Depois de sua derrota em Lanterna Verde: Renascimento, o vilão Sinestro retira-se para o planeta Qward, no Universo de Antimatéria. Lá, ele forma um exército, a Tropa Sinestro, que seleciona com base em sua capacidade de "instilar grande medo". Cada membro é equipado com um anel de poder amarelo, espelhando os anéis da Tropa dos Lanternas Verdes. Entre os aliados Sinestro estão Parallax e o Anti-Monitor ressuscitado. A Tropa Sinestro, então, lança um ataque total contra a Tropa dos Lanternas Verdes e o próprio universo.

Durante o assalto a Oa, a Tropa Sinestro consegue infligir pesadas baixas e liberta o Superboy Primordial e o Superciborgue de suas prisões. Kyle Rayner é capturado e transportado para Qward, onde Sinestro consegue separar Rayner do simbionte Ion, permitindo a Parallax possuí-lo. Os heróis Hal Jordan, John Stewart e Guy Gardner tentam resgatar o companheiro caído Kyle Rayner, mas são eles próprios aprisionados, com Jordan sendo transportado para enfrentar Sinestro e seus aliados. A tentativa fracassada de resgatar Jordan vê membros sobreviventes da Tropa dos Lanternas Verdes forçados a agir no subterrâneo e divididos em dois grupos. Enquanto um grupo tenta libertar Jordan apenas para encontrar-se uma emboscada, o outro consegue resgatar Ion. Eles, então, se reúnem com seus companheiros emboscados e juntos eles escapam de Qward, voltando para o universo de matéria positiva. Hal, John e Guy retornam à Terra, para avisar a Liga da Justiça da volta do Anti-Monitor.

À medida que a Tropa Sinestro se espalha para emboscar Lanternas Verdes em todo o universo, vemos que os Guardiões decidem reescrever seu texto sagrado, o Livro de Oa. Eles removem uma seção dedicada a uma profecia a respeito da "Noite Mais Densa", a despeito dos protestos de dois deles, Ganthet e Sayd. Em seguida, adicionam dez novas leis, a primeiro das quais autoriza o uso da força letal contra membros da Tropa Sinestro, enquanto Ganthet e Sayd são expulsos de Oa. Conforme os Lanternas Verdes se reúnem em Oa, em preparação para um ataque da Tropa Sinestro, esta se teletransporta para junto de sua Bateria Central, transformada em um novo Mundo Bélico, com o seu objetivo sendo revelado como sendo a Terra, que se torna o campo de batalha.

Lanternas Verdes e membros da Tropa Sinestro lutam por toda a Terra; Hal consegue libertar Kyle de Parallax antes da entidade ser aprisionada em suas baterias de poder portáteis por Ganthet e Sayd. Depois que John e Guy chegam, os ex-Guardiões lhes revelam a profecia da "Noite Mais Densa", e predizem o surgimento de mais cinco Tropas, cada uma baseada em uma diferente cor e emoção. Depois que as cinco Tropas surgirem, uma "Guerra das Luzes" se seguirá, em que todos as Tropas serão destruídas, levando à "Noite Mais Densa".

Os Guardiões chegam à Terra e nomeiam Sodam Yat como sendo o novo Ion. Depois de uma longa luta em Nova York, a Tropa Sinestro é derrotada pelos números esmagadores contra ela. Um dos Guardiões sacrifica-se para enviar o Superman Primordial para um universo alternativo, e um outro sofre um grande ferimento nas mãos do Anti-Monitor, enquanto Hal e Kyle subjugam e prendem Sinestro em Coast City. É informado que 440 Lanternas Verdes pereceram durante o curso da guerra.

A seguir, os Guardiões decidir levar a segunda das novas leis em vigor. Depois de perceber que a profecia da "Noite Mais Densa" vai se concretizar, Ganthet e Sayd partem depois de criar um Anel de Poder da Tropa dos Lanternas Azuis, com a intenção de criar a sua própria Tropa, com base na divulgação da esperança para o resto do universo. O Anti-Monitor, tendo sido lançado através do vácuo do espaço no clímax da batalha, encontra-se em um planeta escuro, onde ele é atacado e transformado por uma força desconhecida na Bateria Central da Tropa dos Lanternas Negros.

ConsequênciasEdit

Novas LeisEdit

Guerradosaneisjpg

Nova York foi o principal campo de batalha em Guerra dos Anéis.

Ocorreram vários fatores importantes nesta guerra e vários desdobramentos, porém a consequência mais grave foi o fato que os Guardiões de Oa liberaram 10 novas leis.

1ª NOVA LEI: Fica revogado o dispositivo de segurança contra o uso de força letal. Os anéis energéticos ficam autorizados a utilizá-la contra a Tropa Sinestro, sempre que for julgada necessária por seu usuário, para anular a ação e avanço da tropa amarela.

ADENDO 1 À 1ª LEI: A entidade Íon, agora livre e não mais hospedada em Kyle Rayner, encontrou em SODAM YAT seu novo hospedeiro, mesmo este ainda não preparado a contento, mas devido a seu potencial físico como daxamita, capaz de adquirir superpoderes sob o sol amarelo. Ele tornou-se a nova arma suprema dos Guardiões.

ADENDO 2 À 1ª LEI: Criação da divisão dos Lanternas Alfas, dentro da Tropa dos Lanternas Verdes. Uma corregedoria composta por Lanternas Verdes selecionados. Os mesmos submeter-se-íam à "cirurgia" e teríam uma bateria energética mesclada a seus corpos físicos.

2ª NOVA LEI: Fica autorizado o uso de força letal contra todos os inimigos da Tropa dos Lanternas Verdes, sempre que for julgada necessária por seu usuário.

3ª NOVA LEI: Ficam proibidos relacionamentos físicos e amorosos dentro da Tropa dos Lanternas Verdes.

A Guerra dos Anéis termina com a revelação que ainda irão existir ao todo sete Tropas com sete espectros diferentes: Força de Vontade (verde), Medo (amarelo), Amor (violeta), Raiva (vermelho), Compaixão (índigo ou anil), Avareza (laranja) e Esperança (azul).

Haverá ainda um oitavo espectro que representará a Morte (preto) e o nono, que representará Vida ou Criação (branco).

MiscelâneaEdit

  • Após a batalha, se descobre que Coast City foi a única cidade alvo que não evacuou a sua população. Isto provoca um aumento importante na população, acabando com a sensação de medo que havia permeado a cidade até então.
  • A cabeça do Superciborgue é recuperada por vários Caçadores Cósmicos, que o reconstróem contra a sua vontade.