FANDOM

As "leis físicas" dos universos de super-heróis tendem a operar de forma diferente, dependendo de qual revista, personagem ou cenário esteja em discussão.

As regras básicas pretendem descrever o lado predominante de aventuras em cenários que contém super-heróis. Entretanto, o jogo pode variar das formas mais ásperas até as mais ridículas ao invocar as Regras de Gênero.

Existem cinco gêneros básicos de jogo: Humor, Ação, Realístico Simulado, Áspero e Realístico. O GM deve escolher o gênero que ele sinta que seja mais atraente a seus jogadores.

Uma vez escolhido o gênero para a campanha, entretanto, ele deve permanecer constante, a menos que alguma ocasião especial permita uma mudança temporária.

DC-Marvel - George Perez

Diferentes heróis e ambientações requerem diferentes gêneros de jogo.

Tipos de GêneroEdit

PadrõesEdit

CustomizadosEdit

Pode haver vez onde nenhum dos gêneros previamente listados seja o adequado para a campanha que o GM deseja realizar. Em casos assim, novos gêneros podem ser inventados. Manipulando os valores referentes a cada regra de gênero (ver abaixo), o GM e os jogadores podem designar um gênero separado para si próprios.

Exemplos:

Regras de GêneroEdit

As regras que gerenciam o jogo em cada gênero são explicadas abaixo:

Killing CombatEdit

Em todos os gêneros com "Yes", todos os ataques envolvendo armas de fogo, armas com lâminas e explosivos são automaticamente considerados como Killing Combat. "Never" indica que Killing Combat nunca ocorre neste gênero.

Dice ActionEdit

É o número de Hero Points que custa para aumentar AV, EV, OV ou RV em um único ponto.

Last DitchEdit

É o número de Hero Points que custa para remover um único ponto de dano através de Last Ditch Defense.

DesperationEdit

É o custo em Hero Points de um Desperation Recovery Check. Um asterisco (*) aqui significa que o teste tem o seu custo total em pontos, mesmo se a condição atual do Corpo do personagem for menor que zero (que custaria, normalmente, apenas 1 HP).

PushingEdit

É o número máximo de APs que pode ser conseguido por fazer Esforço Extra em uma Ação Automática.

ExpenditureEdit

è a máxima quantidade que uma habilidade (Atributo, Poder ou Perícia) pode ser elevada através de gasto de Hero Points durante uma ação de dados. Não importa o valor de APs, o limite máximo é sempre o dobro de APs da habilidade em questão.

RecoveryEdit

Esta é a quantidade de tempo (em APs) que deve transcorrer antes que o personagem que tenha quaisquer de suas características reduzida abaixo de zero possa realizar um Resting Recovery Check.

A (Realistic Multi-Attacks)Edit

Multi-Attacks podem afetar um máximo de 2 oponentes, a menos que o atacante esteja usando uma arma com o seu próprio AV.

B (Anti-Devastation)Edit

Devastating Attacks não são permitidos.

C (Role-Play Communication)Edit

Adicione 50 ao Custo Base da perícia Charisma para todos os personagens gerados para uso neste gênero. Além disso, os atributos místicos (Influência, Aura e Espírito) possuem um Custo Base de 10 Hero Points cada um, que deve ser dispendido, deixando os jogadores com 30 HPs a menos para efetivamente gerar seus personagens.

D (Killing Allowed)Edit

Personagens Jogadores não sofrem penalidades em Recompensas Padrões (XP) por iniciar Killing Combat.

E (No Bashing)Edit

Este gênero usa regras opcionais que removem Combate Não-Letal (Blood of Heroes, página 142). Esta regra opcional torna combates mais realísticos e torna desnecessária a escolha entre dano letal e não-letal para cada ataque; cada ataque é considerado Killing Combat , e os personagens devem fazer Manobras para evitar matar seu oponente, como Pulling a Punch e Flailing Attack. A regra não penaliza personagens por entrar em Killing Combat, somente se o ataque efetiva algum óbito.

F (Impossible Feats)Edit

Estipula limites realísticos para habilidades (cobertos na seção Feitos Impossíveis.

G (Trick Power Use)Edit

Regra opcional que permite a um poder simular outro poder, menos poderoso. Mais informações na seção Trick Powers.