Fandom

DC Heroes RPG Wiki

Expertise/Scholar/Familiarity

< Expertise

1,548pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share

Se deseja as Expertise/Scholar relativas a Escolas de Magia, veja Expertise/Scholar (Ritual Discipline)

custo: Scholar: 20 Expertise: 10 Familiarity 5

Gl john stewart architect

O Lanterna Verde John Stewart tem Scholar em arquitetura.

Expertise/Scholar/Familiarity (Expert/Estudioso/Familiaridade): O personagem com esta vantagem dedicou muito tempo ao estudo duma área de estudo ou assunto específico; Um personagem pode relembrar extensa informação sobre o assunto especificado. Adicionalmente, qualquer teste relacionado ao assunto (como identificar um item, analizar uma pista, decifrar um livro) recebe -2 colunas na OV/RV como bonus.

Geralmente Scholar pode ser usado com uma Perícia. Por exemplo, se o personagem tem Scholar (Química) poder-se-ia ser usado com Scientist (Analysis) ao analisar um composto químico, ou com Gadgetry para criar um novo composto, e ganhar o bonus de -2 colunas em ambos os casos. Em alguns casos uma Scholar pode ser usada com um Poder, como Scholar (Alquimia) poderia conferir o bonus de -2 colunas nos testes de Ritual de Transmutation [veja Expertise/Scholar (Ritual Discipline) ].

O personagem pode comprar a vantagem para vários tipos de assuntos, mas não pode comprar simultaneamente uma Scholar sobre o mesmo assunto várias vezes. Ele não pode simplesmente comprar 3 vezes uma Scholar sobre literatura e ganhar -6 colunas na OV/RV de bonus nos testes de Literatura.

Supondo que a área de estudo ou assunto da Scholar seja uma já coberta por uma Subperícia, mas não se tem a mesma (Uso Qualificado e Não-Qualificado), o bonus de -2 colunas não é ganho, mas o personagem pode usar o atributo de ligação daquela Subperícia para realizar um teste desejado. Por exemplo, supondo que um personagem tenha Scholar (Psicologia), que já é coberta por Spy (brainwashing), ele pode usar sua INT em vez da Perícia como AV/EV do teste, mas sem ganhar o bonus de -2 colunas.

Se utilizado com uma Perícia física, como Acrobatics, Martial Artist ou Weaponry, Scholar só confere -2 colunas na OV dos testes, mas não na RV.

Expertise funciona exatamente como Scholar, mas o bonus concedido é apenas -1 coluna. Ao usar um Atributo de Ligação para uma área de estudo ou assunto da Expertise seja uma já coberta por uma Subperícia, mas não se tem a mesma, o teste ainda é feito com penalidade de +1 coluna na OV/RV.

Familiarity também funciona exatamente como Scholar, mas não há bonus concedido a menos que o personagem esteja disputando uma perícia com outra pessoa com mesmos APs; o bonus ganho é de +1 AP (não coluna). Ex: Vamos supor que dois personagens com 8 APs de Gadgetry estejam querendo cada um criar um mesmo invento em seus laboratórios particulares, uma fórmula de encolhimento. Um deles tem Familiarity com química. Desde que a fórmula é um composto quimico, o possuidor da Familiarity poderia ganhar 1 AP extra na jogada.

Ao usar um Atributo de Ligação para uma área de estudo ou assunto da Familiarity seja uma já coberta por uma Subperícia, mas não se tem a mesma, o teste ainda é feito com penalidade de +2 colunas na OV/RV. Um personagem já ganha gratuitamente um número de Familiarities igual a sua INT durante a Criação de Personagens.

Exemplos de Scholars úteis abaixo:

Scholar adotado

Subperícia ou Atributo associados

benefícios
Arte (específica, tema ou era) Artist, INFL -2 colunas na OV/RV dos testes de Artist relacionados aquele tipo de arte.
Arquitetura Scientist, Military Science (Demolition), INT -2 colunas na OV/RV dos testes de Demolition contra construções, -2 colunas na OV/RV dos testes de identificação de comprometimento duma estrutura, -2 colunas na OV/RV dos testes de Scientist ao fazer o Design duma construção.
Software de Computadores Scientist, INT -2 colunas na OV/RV dos testes de criar um software ou hackear um.
Hardware de Computadores Gadgetry, INT -2 colunas na OV/RV dos testes de criar, reparar ou identificar um hardware.
Antropologia INT -2 colunas na OV/RV dos testes para identificar o costume dum grupo social ou étnico, ou conhecimento relevante ao assunto.
Arqueologia INT -2 colunas na OV/RV dos testes para identificar um item arqueológico ou conhecimento relevante ao assunto.
Ecologia INT, Scientist -2 colunas na OV/RV dos testes para perceber a correlação entre um desastre ecológico e como isto afetará a biodiversidade.
Negócios Riqueza -2 colunas na OV/RV do teste de Manutenção de Riqueza
Psicologia Spy, Medicine -2 colunas na OV/RV dos testes de Spy (brainwashing) e nos testes de Medicine a fim de curar dano mental.
Zoologia INT, Scientist -2 colunas na OV/RV dos testes para identificar um animal, seus hábitos e costumes.
Parapsicologia INT -2 colunas na OV/RV dos testes de identificar fenômenos sobrenaturais.
Genética INT, Scientist
Física Mecânica
Física Quântica
Microbiologia Scientist, INT
Sociologia
História (específica região ou era) INT
Bioquímica
Botânica -2 colunas na OV/RV dos testes para identificar plantas ou conhecimento relevante ao assunto.
Medicina (área específica) Medicine, INT

-2 colunas na OV/RV dos testes de Medicine ao tratar um órgão específico, tipo de paciente específico ou doença específica. Ex: Um médico com Scholar (neurocirurgia) teria o bonus ao operar um cérebro; Um médico com Scholar (pediatria) teria o bonus ao tratar uma criança.

Barganha Charisma, INFL/AURA
Bioquímica Scientist, INT
Manobras de Interação Particulares Charisma, INFL/AURA

-2 colunas na OV/RV dos testes de Charisma ao usar a Manobra específica (Charm, Bluff, Wear Down, Force, etc.) É cumulativo com Gift of Gab.

Venenos Medicine, INT Tanto poder-se-ia criar um veneno como saber o antídoto.
Eletrônica Scientist, Gadgetry, INT
Geologia Scientist, INT
Manobra de Combate particular Martial Artist, Destreza -2 colunas na OV nas Ações de Dados de Combate ao usar uma certa Manobra de Combate específica (Grappling Attack, Team Attack, Multi Attack, Critical Blow, etc)
Arma particular Weaponry, destreza -2 colunas na OV nas Ações de Dados de Combate ao usar uma certa arma específica (arco e flecha, espada, pistola)