FANDOM

Eclipso The Darkness Within 2

Eclipso: As Trevas Interiores (Eclipso: The Darkness Within, no original) foi um crossover publicado pela DC Comics, em 1992. Teve vários crossovers com as revistas anuais DC, além de uma minissérie de duas edições. Escrita por Robert Loren Fleming e Keith Giffen, com arte de Keith Giffen e finalização de Bart Sears.

A TramaEdit

Depois de um desavisado herói Daxamita, Valor, liberta Eclipso de seu palácio na Lua da Terra, o vilão usa o ódio como um gatilho para possuir outros seres. Sempre que alguém que tenha um diamante negro na sua posse fica com raiva, Eclipso pode imediatamente tomar controle dessa pessoa em particular, mesmo quando preso em seu covil na lua. Ele então usa uma rajada ótica para assumir o controle de outras pessoas. Ele também pode criar monstros a partir da raiva de uma pessoa, como aconteceu com personagens como Gavião Negro e James Gordon. Além disso, existem milhares de diamantes negros espalhados pelo mundo (fragmentos do Coração das Trevas, através dos quais Eclipso pode possuir as suas vítimas, valendo-se de suas emoções e desejos mais sombrios.

É estabelecido que Eclipso é um ser extremamente cruel e vingativo, que vinha fingindo ser um vilão de segunda categoria, a fim de evitar a detecção por heróis. Na mini-série, Eclipso está cansado de seu modus operandi e decide lançar uma ofensiva total, usando seus diamantes negros para possuir heróis e vilões, diretamente ou manipulando-os por possuir seus entes queridos.

Durante este conflito, Eclipso possui Batman, Capitão Marvel e até mesmo o Superman em duas ocasiões distintas. O clímax da história, com um confronto maciço no esconderijo de Eclipso na Lua, onde, a despeito da presença de muitos heróis e heroínas, Bruce Gordon (o hospedeiro original de Eclipso) desempenha um papel fundamental na sua derrota, que envolve, ainda, o sacrifício da vida de Starman (Will Payton).

Eclipso 008

Eclipso foi o principal antagonista de As Trevas Interiores.

Tie-insEdit

  • Parte 1: Eclipso: The Darkness Within #1
  • Parte 2: Superman: The Man of Steel Annual #1
  • Parte 3: Green Lantern Annual #1 (vol. 3)
  • Parte 4: Detective Comics Annual #5
  • Parte 5: Superman Annual #4 (vol. 2)
  • Parte 6: Justice League America Annual #6
  • Parte 7: The Demon Annual #1 (vol. 3)
  • Parte 8: The Flash Annual #5 (vol. 2)
  • Parte 9: Action Comics Annual #4
  • Parte 10: Wonder Woman Annual #3 (vol. 2)
  • Parte 11: Green Arrow Annual #5 (vol. 2)
  • Parte 12: Robin Annual #1 (vol. 4)
  • Parte 13: Hawkworld Annual #3 (vol. 2)
  • Parte 14: Deathstroke: The Terminator Annual #1
  • Parte 15: The New Titans Annual #8
  • Parte 16: Justice League Europe Annual #3
  • Parte 17: Batman Annual #16
  • Parte 18: L.E.G.I.O.N. '92 Annual #3
  • Parte 19: The Adventures of Superman Annual #4
  • Epílogo: Valor #1

CuriosidadesEdit

  • Nesta saga, foi estabelecido, por meio de um retcon, que Eclipso não era simplesmente a "metade sombria" de Bruce Gordon, e sim um demônio da vingança que tinha possuído Gordon.
  • Nova revista mensal surgida com o desfecho da saga: Valor.