FANDOM

Modificador em Factor Cost: -1

Um poder com esta limitação não é um poder individualizado. Ao contrário, é um efeito colateral ou especial do uso de outro poder que o personagem possui (isso é parecido com um Trick Power, mas é um que o herói usa tão frequentemente que não precisa mais fazer um teste ou gastar Hero Points para reproduzir). Quando um poder recebe esta limitação, o jogador deve selecionar um poder "principal", o Poder do qual o poder com esta limitação será derivado. O Poder principal deve ter uma quantidade de APs igual ou maior que os poderes derivados.

Flash Reap The Whirlwind

The Flash possui o poder Air Control derivado de Superspeed.

Uma vez que não é um poder independente, o Poder derivado sofre as mesmas penalidades que o Poder principal e deve, caso o GM julgue necessário, possuir as mesmas limitações do Poder principal. Exemplos:

Subentende-se que o poder principal deve ser manifesto para que o poder Derived se manifeste também; Um personagem que tenha um poder derivado de um poder principal que envolva mudar sua forma ou aparência (como Growth, Shape Change, poderes Self-Link, Self-Manipulation, etc) DEVE manifestar aquela forma para usar o poder Derived. Exemplos:

  • Um personagem que tem Laser Beam Derived de Shape Change poderia usar o laser somente quando na forma dum animal;
  • Um personagem que possa se transformar num objeto que possua habilidades além do que é coberto por Self-Manipulation deve comprar o poder Derived deste; Supondo que o personagem tem a habilidade de transformar-se numa máquina de teleportação, ele deve comprar Teleportation Derived de Self-Manipulation;
  • Um personagem que tem Self-Manipulation Derived de Self-Link (Ice Control) só poderia tornar-se objetos de gelo;
    Zan e Jayna

    Zan dos Supergêmeos, tem Self-Manipulation Derived de Self-Link (Ice Control); como consequência só pode tornar-se objetos de gelo.

  • Um personagem que possui Flame Project Derived de Flame Being ou Self-Link (Flame Control) só poderia emanar seu jato de chamas enquanto estivesse envolto/transformado nas próprias chamas.

O poder derivado não pode ser usado para realização de Trick Powers (o poder principal deve ser usado para isso). Da mesma forma, o poder derivado não pode ser alvo de Power Drain, Mimicry, Adaptation ou Neutralize. Entretanto, se os APs do poder principal forem reduzidos em qualquer quantidade, os APs dos poderes derivados são reduzidos (ou copiados) na mesma proporção (arredondado para baixo). Os APs dos poderes derivados não podem ser recuperados separadamente, mas irão aumentar conforme os APs do poder principal forem recuperados.

Exemplo: Um velocista possui Superspeed: 18 e Air Control: 07 (Derivado de Superspeed), representando a sua habilidade de mover-se tão rápido que pode criar vórtices e redemoinhos. Ele pode usar Air Control livremente, enquanto puder usar Superspeed. No entanto, um oponente usa o seu poder Neutralize no velocista; ele não pode visar Air Control, mas pode visar Superspeed, que ele consegue reduzir para 07 APs (aproximadamente 39% de seu valor original em APs). Air Control é também reduzido, na mesma proporção, para 02 APs - ele ainda pode usar o poder, mas este será muito menos eficaz.