FANDOM


Dc comics logo evolution

Evolução do logotipo da DC Comics desde os primórdios.

DC Comics é uma editora norte-americana de histórias em quadrinhos e mídias relacionadas, sendo considerada uma das maiores companhias ligadas a este ramo no mundo. A empresa é subsidiária da companhia Time Warner e detém a propriedade intelectual de muitos dos mais famosos personagens de quadrinhos daquele país, como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e seus grupos como Liga da Justiça da América, Sociedade da Justiça da América, Novos Titãs, Renegados, Aves de Rapina, Patrulha do Destino, Legião dos Super-Heróis, All-Star Squadron, entre outros. Por décadas a DC tem sido uma das duas maiores companhias de quadrinhos daquele país, ao lado da Marvel Comics (sua rival histórica). Originalmente, a companhia era conhecida como National Comics e com o tempo passou a adotar a sigla "DC" que originalmente se referia a Detective Comics, uma de suas revistas mais vendidas (a qual é publicada até hoje e apresenta histórias de Batman).


(fonte: WikiPedia)

Histórico Edit

A DC Comics começou em 1933 separadamente como National Periodicals. Com o passar dos anos, houve uma fusão/absorção entre a National e outras editoras:

  • All-American Publications, em 1944: foi editora originalmente do primeiro Lanterna Verde, Flash, e Mulher Maravilha.
  • Quality Comics, em 1959: uma editora que faliu e foi comprada pela DC, detinha originalmente os personagens Homem-Borracha, Blackhawks, Pequeno Polegar e Tio Sam. Ela tinha também o Spirit, mas os direitos continuaram com o criador, Will Eisner.
  • Fawcett Comics, nos anos 1970: originalmente, a DC e Fawcett eram as maiores rivais (uma rivalidade vista somente pela Marvel hoje). Isto porque a Fawcett tinha como personagem principal o Capitão Marvel (Shazam!) que na época da Segunda Guerra vendia mais do que Superman. Em meados dos anos 1950, quando quadrinhos estavam sofrendo tremenda perseguição, a Fawcett acabou fechando suas portas devido as baixas vendas. 20 anos depois, com direitos adquiridos sobre personagens da Fawcett, a DC lançava Shazam novamente em suas páginas.
  • Charlton Comics, absorvida em 1986: a editora que tinha os personagens Besouro Azul, Questão e Capitão Átomo.
  • Wildstorm, absorvida em 1999: personagens originalmente da Image (mas não todos!) Gen¹³, Authority e WildC.A.T.s

A DC Comics passou somente a adotar este nome a partir de 1940, tendo como base a abreviatura de uma de suas publicações, a Detective Comics, que em seu número 27 contou com a estréia dum certo Homem-Morcego