FANDOM

link INT

Base Cost 5

Factor Cost 2

Alcance Auto

Tipo Dados

Cultural Adaptability (Adaptabilidade Cultural) permite ao personagem adquirir instintivamente informações sobre os hábitos, costumes, mídia, vestuário, algumas leis, maneirismos, enfim, a cultura de outros seres inteligentes. Embora o personagem possa entender gírias ligadas a uma região, isso não provê a língua falada no local (como faz Comprehend Languages).

Faz-se a jogada com AV/EV APs de poder contra OVs/RVs descritas na tabela. Se o usuário tem a vantagem Expertise ou Scholar (Antropologia), a dificuldade pode ser abaixada em -1 ou -2 colunas.

DIFERENÇA DE CULTURAS OV/RV
cultura diferente do mesmo país (baiana para carioca) 1/1
cultura de outro país 3/3
culturas esquecidas 7/7
culturas extraterrestres 9/9

RAPs são ganhos como pontos de conhecimento. Por exemplo, o personagem poderia saber que "quente" na Bahia refere-se a pratos apimentados, saberia que espetar o garfo através do fondue éconsiderado ridículo pelos suíços, que flamenco é uma dança típica da Espanha, que arak é uma bebida árabe, que as sociedades antigas eram patriarcais (com exceção de locais como Creta) e intolerantes com outros grupos étnicos. Isto evitaria ao personagem cometer deslizes sociais quando interagindo com outras culturas, e age também como a vantagem Connoisseur para fins de Interação de Personagens.

A tabela reflete dificuldades relacionadas a grupos étnicos ou duma região. Para a cultura de tribos (apaches, yanomamis, zulus) e grupos antropológicos específicos (hippies, emos, grunges, punks, yuppies, trekkers, rpgistas) as dificuldades poderiam aumentar em colunas ditadas pelo GM, de acordo com a obscuridade da cultura. A menos que um individuo específico origine um grupo antropológico específico, em nenhum momento o poder pode ser usado para aprender informação sobre ele.