FANDOM

Crisis of Conscience Vol 1 1 001

Na esteira de Crise de Identidade, a Liga da Justiça decide que chegou o momento de dizer a Batman que ela roubou parte de sua memória. Simultaneamente, a Liga é atacada pela Sociedade Secreta dos Supervilões original, cujas memórias foram restauradas desde a lavagem cerebral original que sofreram quando souberam da identidade dos heróis, e estão agora com sede de vingança. Conforme a LJA enfrenta os vilões, o Caçador de Marte confronta o conquistador alien Despero, a pessoa por trás da restauração da memória dos vilões. Logo na sequência, o Caçador de Marte é incapacitado por uma figura que ele acreditava ser o Superman, que explode a Torre de Vigilância da LJA.

A TramaEdit

Na Torre de Vigilância, o Flash (Wally West) reúne a Liga da Justiça para dizer-lhes que se eles contarem a Batman que modificaram a sua mente, apagando memórias, ele mesmo o fará. Arqueiro Verde e Gavião Negro argumentam, enquanto Zatanna luta com sua culpa pessoal. J'onn diz que Batman já sabe, e depois se afasta para falar com ele sobre o ocorrido. Enquanto isso, a Sociedade Secreta de Supervilões original é reformada com a ajuda de um misterioso benfeitor, e começa a fazer estragos nas respectivas cidades dos heróis. Eles derrotam a maioria da Liga, e em seguida, viajam para Gotham e confrontam Batman e o Caçador de Marte, que, coincidentemente, estavam juntos com a Mulher Gato. Depois de despejar os corpos inconscientes dos outros membros da Liga no terreno adjacente, o Mago diz aos heróis que a lavagem cerebral realizada neles foi desfeita, e que a Sociedade passou a deter todo o conhecimento de cada uma das suas vidas privadas e identidades secretas.

A Liga enfrenta a Sociedade Secreta dos Supervilões em Gotham, mas antes que um vencedor pudesse emergir, Felix Fausto teleporta a Sociedade para outro lugar. Na Batcaverna, Batman atende a Mulher Gato (que foi ferida na batalha), mas o resto da Liga rapidamente o aborda e o confronta sobre as lavagens cerebrais. Eles se desculpam, mas mantêm o que fizeram porque "era o que tinha de ser feito". Uma discussão acontece, bem como uma troca de socos entre Batman e Gavião Negro. Mesmo com a questão não resolvida, a Liga se retira do local quando percebem que a Sociedade irá atrás das suas famílias. Na Torre de Vigilância, conforme J'onn tenta descobrir quem foi que restaurou as mentes da Sociedade, o culpado se revela: Despero.

Despero expressa seu desapontamento com a Liga para J'onn, e os dois batalham. Flash, ao verificar as famílias de todos, encontra-se com Lois Lane, quando a Sociedade Secreta dos Supervilões ataca o Planeta Diário. Superman retorna à Liga depois de sua ausência, apenas por tempo suficiente para salvar Lois, e com a exceção de Batman, a Liga enfrenta a Sociedade. A luta é longa e difícil mas, eventualmente, a Sociedade é subjugada, e a Liga mais se depara com a decisão do que fazer com eles, desta vez com o Superman na equação. O Gavião Negro sugere que, mais uma vez, eles coloquem isso em votação.

Enquanto isso, a batalha entre J'onn e Despero deixa a Torre de Vigilância, e despencar para baixo de San Diego, onde Aquaman se une à luta.

Despero 003

Despero é o principal antagonista em Crise de Consciência.

De volta à Metropolis, a Liga tem uma votação informal sobre o que fazer com a Sociedade. Gavião Negro é inflexível na sua posição por remover as identidades dos heróis das memórias dos vilões, com o que o Arqueiro Verde e Flash relutantemente concordam. Superman, Lanterna Verde e Canário Negro são todos pela opinião oposta, o que dá o voto decisivo para Zatanna. Esta diz que o seu voto é irrelevante, pois não importava o resultado, ela se recusava a apagar a mente de qualquer pessoa. Zatanna pede para deixar a Liga, e abandona o grupo.

A Liga retorna à Torre de Vigilância com a Sociedade, tendo decidido votar com o Caçador de Marte sobre se ele executaria ou não as "limpezas" de memória. Sem saber da luta anterior dele com Despero, os membros da Liga ficam confusos ao encontrar a sala de monitoramento destruída.

Zatanna vai à Themyscira, e recebe os conselho da Mulher Maravilha e de Supergirl. Diana, ainda em semi-exílio depois de matar Maxwell Lord (como visto em Projeto OMAC, simpatiza com a feiticeira.

De volta à Batcaverna, Batman continua a reparar o corpo do Tornado Vermelho, enquanto a Mulher Gato fica com ele. A gruta é invadida por Despero, que conseguiu subjugar mentalmente Aquaman e o Caçador de Marte. Os dois heróis controlados subjugam Batman, e Despero ganha controle também sobre o Cavaleiro das Trevas, com a Mulher Gato ficando sozinha na Batcaverna para enfrentar todos os quatro.

Na Batcaverna, Despero e seus títeres cercam a Mulher Gato. Recusando a oferta de uma aliança, ela usa o comunicador de emergência da LJA existente no Batcomputador para pedir ajuda. No entanto, Despero constantemente mesmeriza alguns dos recém-chegados, dividindo, desta forma, a equipe entre os que apoiavam as lavagens cerebrais e aqueles que se opuseram a elas. Ao forçá-los a lutar, ele joga com suas próprias inseguranças, como indivíduos e como uma equipe. Rapidamente, os únicos membros que restam são Superman, Zatanna e o Gavião Negro. Despero se vangloria de que Superman não pode resistir a seus poderes, mas de repente é soprado por trás, com a chegada do Tornado Vermelho, que é imune aos seus poderes. O restante da Liga da Justiça está prestes a matar Superman, quando Zatanna os detém, libertando-os dos poderes de Despero e repreendendo-os por "usar Despero como uma desculpa para matar uns aos outros". Consertando os danos recebidos pela Mansão Wayne com a sua magia, ela se teleporta para lidar com a Sociedade Secreta de Felix Fausto.

Por fim, Zatanna faz lavagem cerebral nos vilões, mas Batman ainda não acredita em seus métodos. J'onn se pergunta como a Liga irá lidar com esses eventos, e Hal Jordan ressalta que a maioria dos heróis presentes não são membros atuais da equipe, e que a maioria dos membros atuais deixaram a equipe devido aos acontecimentos do passado recente. A Liga é agora constituída por John Stewart, Superman, Caçador de Marte e o Flash - sendo que este precisa de tempo para lidar com os seus dois filhos recém-nascidos. Fica acordado que J'onn irá tentar criar uma formação para a Liga. Ao falar com Batman, ele percebe por qual razão o caso da Sociedade Secreta o enfureceu de tal forma: a Mulher Gato era um membro antes deles desaparecerem, e o Cruzado Encapuzado temia que o status atual dela como uma aliada não fosse sua própria escolha.

Na Torre de Vigilância, J'onn e John Stewart estão discutindo possíveis membros. J'onn observa que Ted estava preocupado com uma conspiração. Desde a morte de Ted, a Liga da Justiça foi despedaçada, a magia do Universo DC estava sendo destruída pelo Espectro (como visto em Dia da Vingança), metade dos heróis estavam em uma zona de guerra no espaço (como visto em Guerra Rann–Thanagar, os vilões se uniram (como visto em Vilões Unidos), e ciborgues superhumanos estavam atacando superequipes todo o mundo (como visto em Projeto OMAC). Ele se pergunta a identidade do cérebro por trás dessa conspiração de longo alcance, quando, de repente, os teletransportadores registram a chegada de Superman chegando. J'onn se vira para cumprimentar alguém vestido num uniforme de Superman, mas este reage estranhamente - o recém-chegado não é Superman. De repente, a Torre de Vigilância explode...

Os eventos de Crise de Consciência têm sequência em Crise Infinita #1, que começa com Superman, Batman e Mulher Maravilha se encontrando nas ruínas da Torre de Vigilância, discutindo sobre as diferenças de seus métodos.