FANDOM

link INT

Base Cost 10

Factor Cost 4

Alcance Auto

Dados

Comprehend Languages (Compreender Línguas) permite comunicar-se instintivamente com seres inteligentes que falam outra língua. Faz-se a jogada com AV/EV APs de poder contra OVs/RVs descritas na tabela.

DIFICULDADE DA LÍNGUA OV/RV
dialeto diferente da mesma língua (baiano para carioca) 1/1
mesmo grupo línguistico (espanhol para francês) 3/3
mesmo mundo, sem relação (inglês para chinês) 7/7
línguas esquecidas (babilônico, sumério, cananeu) 9/9
línguas alien humanóide (línguas da Terra para a de Krypton) 11/11
línguas alien não-humanóide (línguas da Terra para a de Starro) 15/15

Greenlanterncorpsvs0

A comunicação entre os membros da Tropa dos Lanternas Verdes, cada qual dum planeta diferente, só é possível pois seus anéis possuem Comprehend Languages.

Note que conceitos totalmente desconhecidos para um outro ser não são traduzidos. Por exemplo, quando a Lanterna Verde Katma Tui foi recrutar Rot Lop Fan, um ser de uma galáxia cujos habitantes não possuíam visão devido a total escuridão, ela teve dificuldade em explicar o que era Lanternas Verdes, pois aquele ser não tinha conceito de luz e cor. Da mesma forma, você não poderia explicar o conceito de números a uma certa tribo indígena que foi descoberta no Brasil, pois os mesmos não detém tal conceito (apenas sabem o que é "um" e "muitos").

O usuário pode somar os APs de Comprehend Languages a Spy (Coding), se possuir. O personagem também pode compreender linguagem de computadores (Java, HTML, etc) e a possessão deste poder confere -2 colunas na OV/RV ao lidar com software de computadores (se o personagem tem também Scholar ligado a software, o bonus é cumulativo).

O poder pode ser comprado com o bonus: permite ler línguas escritas (+1 FC).

O poder pode ser comprado com as limitações:

  • ser vivo que fala a língua deve estar presente (não permite decifrar gravações ou transmissões, por exemplo) (-1 FC)
  • só entender ou só falar línguas (-1 FC)